Clínica ProPlastica

As Etapas do Pós-Operatório do Implante de Silicone

As Etapas do Pós-Operatório do Implante de Silicone

É desejo de muitas mulheres aumentarem os seios, mas existem preocupações quanto ao processo de recuperação. As etapas do pós-operatório do implante de silicone consistem em cuidados específicos para garantir sucesso no resultado final.

Nós da ProPlastica também nos preocupamos com você e por isso preparamos este artigo para orientar e esclarecer sobre algumas questões que envolvem o pós-operatório de implante de silicone, com o objetivo de te deixar mais tranquila e segura para fazer sua cirurgia.

Evolução

Após a cirurgia de implante de silicone, as mamas irão passar por um processo evolutivo de reabilitação e podemos defini-las como etapas a curto, médio e longo prazo.

Para todas estas etapas a paciente deverá ter paciência e cautela. O tempo também será o seu melhor amigo. Não há atalhos para a recuperação após a cirurgia de aumento de mama. As pacientes que se propõem a operar devem seguir rigorosamente as orientações da equipe médica em todos os momentos pré e pós-cirúrgicos visando uma recuperação eficiente e saudável.

A melhora acontecerá gradativamente e vale lembrar que cada paciente tem suas particularidades em relação ao seu corpo e isso deve ser respeitado. Portanto, não se podem fazer comparações com outros pacientes.

Etapas do pós-operatório do implante de silicone

Curto prazo (geralmente acontece nos primeiros 30 dias)

Nesta primeira fase é importante que você esteja preparada para ficar no hospital por algumas horas. Logo após a cirurgia, a paciente precisa ficar internada entre 6 a 12 horas aproximadamente. Geralmente, este é o tempo necessário para passar o efeito da anestesia e para que o médico se certifique que está tudo bem com a paciente.

É comum a alta hospitalar após as horas especificadas acima, mas a paciente irá para casa com algumas restrições que irão favorecer sua recuperação na totalidade.

Outra questão a ser tratada nesta etapa são os curativos. Você sairá da sala de cirurgia com os curativos nos locais da incisão e normalmente os mesmos são retirados 24 horas após a cirurgia, para favorecer a ventilação e cicatrização adequada.

Embora a dor após a cirurgia não seja muito intensa, o cirurgião costuma indicar o uso de analgésicos para amenizar o desconforto. Não se automedique e mediante um sinal de qualquer situação que você considere anormal, procure o seu médico para uma avaliação segura.

O repouso e o retorno ao trabalho devem ser respeitados conforme as orientações do seu cirurgião plástico. Isso garantirá uma recuperação segura e eficaz.

Os cuidados de higiene diários como o banho completo, por exemplo, somente é liberado 24horas após a cirurgia. Nos primeiros dias o banho deve ser supervisionado por uma pessoa próxima, pois é comum algumas pacientes sentirem tontura ou outro tipo de desconforto.

Lavar os cabelos é uma prática que deve ser feita com ajuda também. Pois, a paciente não pode elevar os braços por medidas de precaução. Movimentos bruscos podem abrir os pontos e prejudicar a cicatrização.

Nesta primeira etapa, que consiste em aproximadamente 30 dias, as mamas ainda estão inchadas devido à cirurgia plástica. Portanto, é comum ter a impressão que os seios estão com uma forma exagerada, mas você pode ficar tranquila, pois esta sensação é passageira.

Outro ponto a considerar é a alimentação. É recomendada uma dieta com alimentos leves, como frutas, verduras e legumes. Evite o consumo exagerado do sal, produtos industrializados e alimentos que podem causar gases.

Médio prazo (geralmente começa após 30º dia e vai até o 3º mês)

Nesta fase a paciente começa a perceber uma mudança na aparência das mamas, pois o inchaço já está menor. Mas, isso não é motivo para desconsiderar os cuidados do pós-operatório do implante de silicone.

As atividades físicas devem ser retomadas gradualmente. Nesta etapa você se sentirá ótima, mas descuidos podem retardar a sua recuperação. Por isso, após as caminhadas leves, esteira e exercícios de bicicletas já liberadas pelo médico, você poderá após o 30º dia começar a fazer exercícios para os membros superiores, mas sem sobrecarregá-los ou causar impactos. Pois, como foi dito anteriormente as atividades físicas devem ser resgatadas aos poucos.

A exposição solar é outra preocupação. O sol em excesso pode manchar as cicatrizes. Portanto, use sempre o protetor solar e aproveite o sol antes das dez da manhã e após as quatro horas da tarde.

Hidrate bastante com cremes adequados para o seu tipo de pele as mamas e o local das incisões (cicatriz). A pele hidratada favorece a cicatrização.

Para manter um corpo bonito e com saúde, continue com uma alimentação equilibrada, beba bastante água e tenha boas noites de sono. Esse conjunto de fatores irão te ajudar a ter mais disposição, estrutura emocional e sucesso na sua recuperação.

E não deixe de comparecer às consultas agendadas com seu cirurgião para acompanhamento do pós-operatório.

Longo prazo (geralmente estende-se até o 18º mês)

Geralmente após 1 ano e 6 meses de cirurgia plástica de implante de silicone, é possível ver o resultado final do procedimento. As mamas não apresentarão mais nenhum tipo de inchaço, ou seja, estarão no formato esperado de acordo com a prótese que você escolheu. As cicatrizes estarão mais finas e discretas.

Continue fazendo acompanhamento das mamas normalmente com seu médico ginecologista para prevenção de câncer. Vale ressaltar que, as próteses de silicone não impedem de fazer o exame de mamografia.

Cuide da sua saúde e aprecie com orgulho seus novos seios!

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 50932 / RQE: 36056

×
Olá! Tudo bem?
Posso te ajudar?