Clínica ProPlastica

Cafeína e Beleza: um Poder Surpreendente

Cafeína e Beleza: um Poder Surpreendente

Quando você escuta a palavra cafeína, logo pensa naquele cafezinho quentinho, cheiroso e com um sabor inigualável que está sempre presente nas suas manhãs e até após o almoço. Mas, você sabia que a cafeína deixou de ser apenas mais um item da culinária e também está presente nos produtos de beleza?

Isso mesmo! Este texto trás para você os benefícios da cafeína em relação aos tratamentos estéticos e os resultados satisfatórios provenientes dessa substância.

 

O Potencial da Cafeína

A cafeína está naturalmente presente em vários produtos como grãos de café, em chás, chocolates, grãos de cacau, entre outros. Esta substância pode ajudar a amenizar a fadiga (sensação de cansaço) e aumentar a atividade motora. O principal efeito na ingestão da cafeína é que ela pode alterar o metabolismo do corpo, estimulando o sistema nervoso central, sistema respiratório e cardíaco. Vale lembrar que, é importante consumir a cafeína de maneira adequada pensando na saúde e bem estar do organismo.

Pertencente ao um grupo de compostos lipídios solúveis denominados de purinas, a cafeína é altamente metabolizada pelo organismo e foi a partir disso que a indústria cosmética manifestou grande interesse em fazer uso desta substância.

 

Benefícios da Cafeína para Pele

Atualmente a cafeína é cada vez mais utilizada para beneficiar a pele. Além de revigorar o ânimo, ela pode deixar sua pele mais bonita, tonificada e lisa. Algumas empresas de cosméticos estão incorporando a cafeína em sua variedade de produtos com este objetivo. Confira alguns benefícios:

Combate aos radicais livres: O envelhecimento prematuro da pele pode ser causado pelos radicais livres e como resultado disso podem aparecer rugas, manchas devido a exposição ao sol e perda de elasticidade da pele. A boa notícia é que, os antioxidantes contidos em cafeína podem atacar estes radicais livres e eliminá-los, promovendo uma melhora na aparência geral da pele. Em função disso, a cafeína é muito utilizada nos cremes antienvelhecimento, em conjunto com o retinol.

Melhora nas olheiras: As olheiras podem ser causadas por genética, falta de sono, desidratação e até alergias. A cafeína reduz o acúmulo de sangue ao redor dos olhos o que contribui para amenizar a cor escura. Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias reduz o inchaço em volta dos olhos.

Alivia inflamação: As propriedades anti-inflamatórias da cafeína tornam mais eficaz a redução da inflamação e vermelhidão na pele. Componente presente em cremes anti-inflamatórios, a cafeína ajuda a reduzir e prevenir a inflamação e vermelhidão, proporcionando um tom de pele mais natural e com aspecto bonito, suave e macio.

Redução de celulite: A cafeína presente em produtos de cuidados da pele pode desidratar as células de gordura e promover o desaparecimento do acúmulo de líquido na superfície da pele, amenizando a aparência da celulite.

Firmeza da pele: A cafeína também é um importante aliado na redução de rugas finas, deixando a pele mais firme e lisa. Produtos com este composto, quando absorvidos pela pele, tonificam e proporcionam aspecto viçoso, melhorando a aparência.

 

Produtos a base de cafeína

Como escolher o melhor produto que tenha cafeína? O Dermatologista ou cirurgião plástico que tenha ênfase em cosmiatria poderá prescrever produtos com a quantidade de cafeína necessária para o seu caso, proporcionando resultados mais eficientes. Para os produtos que combatam celulite e gordura localizada, a melhor indicação é usá-los pouco antes de fazer atividade física para potencializar o efeito.

Os produtos cosméticos com o uso da cafeína são sofisticados e consequentemente os resultados são bem satisfatórios. Vale a pena o investimento em cremes potentes que dará outro aspecto à sua pele, deixando-a mais bonita, suave, natural e tonificada.

Não se esqueça de conversar com o seu dermatologista ou cirurgião plástico com ênfase na cosmiatria para saber se o composto é ideal para as necessidades de sua pele!

 

Outros tratamentos com Cafeína

Como as propriedades do grão de café atuam estimulando a regeneração celular, o rejuvenescimento e a revitalização da pele, algumas clínicas especializadas fazem o uso do Peeling de Café, tendo em vista efeitos surpreendentes com o uso da cafeína nesta técnica. O resultado é uma pele sedosa, macia e com um viço maravilhoso.

Está surpresa com o potencial da cafeína nos tratamentos estéticos? Então veja onde mais a cafeína pode ser utilizada:

  • Massagem corporal;
  • Esfoliação da pele;
  • Proteção com os raios UV.

 

A cafeína e a beleza dos cabelos

Estudos científicos realizados fora do Brasil comprovaram que a cafeína é capaz de impulsionar o crescimento dos cabelos e prolongar seu ciclo de vida, pois ela é responsável por bloquear os efeitos do hormônio DHT, que age dentro dos folículos capilares, desencadeando o enfraquecimento das células que produzem os fios e a consequente queda.

Além disso, a cafeína ainda favorece o fluxo sanguíneo ao interagir com os folículos capilares, o que melhora a distribuição de nutrientes entre os fios. Desta forma, o estimulante tem o benefício adicional de fazer com que os cabelos cresçam muito mais fortes e saudáveis, o que previne a quebra. As propriedades antioxidantes da substância também ajudam a combater o envelhecimento precoce dos fios.

Para usufruir das vantagens da cafeína para a beleza da sua pele e cabelos, é necessário conversar com seu dermatologista, para que ele possa indicar a quantidade adequada de cafeína para que os resultados possam aparecer de forma satisfatória.

Consulte-nos e agende uma visita e saiba mais dos benefícios da cafeína para sua beleza e bem estar. Temos atendimento de cosmiatria.

 

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 50932 / RQE: 36056