Clínica ProPlastica

Cicatriz de Abdominoplastia

Cicatriz de Abdominoplastia

Ainda estamos no inverno, mas as temperaturas começaram a esquentar um pouquinho e em breve a estação das flores virá nos agraciar com sua beleza. Se você pretende fazer uma abdominoplastia para remodelar a silhueta e arrasar com aquele biquíni novo, ainda está em tempo!

Entretanto, junto com a vontade de corrigir a barriguinha, vem às dúvidas sobre o tamanho e formato da cicatriz de abdominoplastia. Sendo assim, abordaremos neste texto alguns cuidados que podem ajudar na cicatrização e recuperação após esta cirurgia.

A cirurgia

A abdominoplastia é o procedimento cirúrgico que retira o excesso de pele e gordura da parte de baixo da barriga, explicando melhor, é aquela parte que fica bem à vista quando nos sentamos. Existem várias técnicas para realizar esta cirurgia, mas geralmente o cirurgião plástico realiza uma incisão na parte de baixo do abdômen, região que fica escondida pela peça de roupa íntima.

O tamanho da cicatriz pode variar conforme o excesso de pele. Se o excesso for até as partes do lado da barriga, a cicatriz chega até esses locais. Se for mais centralizada, a cicatriz pode ficar quase tão pequena como de uma cesárea. Mas, somente durante a consulta médica com o cirurgião plástico será possível estimar o tamanho final da cicatriz, pois não existe uma técnica universal na abdominoplastia, mas uma abordagem personalizada conforme a necessidade do paciente.

A abdominoplastia é indicada para pessoas com abdômen flácido, excesso de pele com e sem estrias, abdômen caído e com dobras na parte inferior. Esta cirurgia deve ser feita apenas por um cirurgião plástico, pois este profissional tem a preparação e capacitação para realizar este procedimento com sucesso.

Tipos de abdominoplastia

Existem diferentes tipos de abdominoplastia e os resultados costumam ser bastante satisfatórios, como por exemplo:

  • Abdominoplastia clássica: indicada para quem necessita tratar do excesso de pele na parte superior e inferior do umbigo.
  • Lipoabdominiplastia: é a associação da retirada do excesso de pele mais a retirada pela lipoaspiração do excesso de gordura localizada. trata-se de uma cirurgia geralmente realizada em pessoas que se encontram em ótimas situações de saúde,de preferência com índice de massa corporal (IMC) abaixo de 25, mas que possuem flacidez de pele e dificuldade em perder a gordura localizada da região do abdômen.
  • Miniabdominoplastia: é indicada para pessoas com pouca flacidez de pele na região abaixo do umbigo, mas que mesmo assim não conseguem eliminar nem mesmo com dietas ou exercícios físicos. Mais comum em mulheres magras e que já tiveram filhos.

Cicatriz de abdominoplastia

Vale salientar que, toda cirurgia de abdominoplastia deixará cicatriz. Mas, a boa notícia é que ela fica escondida devido à sua localização (parte inferior da barriga e na cicatriz umbilical). Apesar de inevitável, a qualidade da cicatriz irá depender dos cuidados realizados, tipo de pele e fatores genéticos do paciente. Um bom cirurgião plástico também fará toda diferença, pois sua experiência e habilidade contribuirão para o sucesso da cirurgia em todos os aspectos.

Além dos cuidados necessários e a genética do paciente existem vários tratamentos estéticos, assim como produtos, que ajudam a suavizar a cicatriz causada pela cirurgia plástica.

Tratamentos para amenizar a cicatriz

Segue alguns tratamentos para suavizar a cicatriz de abdominoplastia:

  • O melhor tratamento é a prevenção através de uma recuperação pós-operatória bem feita. Uso adequado do repouso relativo, dos curativos e das cintas. Tudo de acordo com as recomendações do seu cirurgião plástico.
  • Laser: o tratamento que faz uso do laser permite suavizar a cicatriz da abdominoplastia. O número e a duração de sessões dependem de cada caso, assim como o tipo de laser utilizado.
  • Correção cirúrgica: indicada para tratar as cicatrizes com dimensões largas e altas. Com a combinação de cremes com este procedimento, ajuda a melhorar o aspecto da cicatriz de maneira considerável.

Possibilidades de reduzir a chance de cicatriz inestética

Mesmo sem ter o controle absoluto sobre o processo de cicatrização, o cirurgião plástico pode cumprir com algumas etapas para promover uma cicatriz com um aspecto melhor:

Processo pré-operatório:

Nas consultas com o médico, é possível que ele faça uma pesquisa dos seus antecedentes pessoais, além de avaliar outras marcas de cicatriz que você tenha no corpo, como por exemplo, uma cicatriz de cesariana. Este procedimento irá resultar em uma avaliação de riscos e características genéticas do paciente, como por exemplo, é possível prever se o paciente pode ter queloide.

Durante a cirurgia:

Ao fazer a sutura, é possível utilizar de técnica menos traumática, usar fios adequados para o seu caso, e o principal que é evitar tencionar muito a cicatriz.

Processo pós-cirúrgico:

Esta é uma fase muito importante, pois cumprir com o tempo de repouso e seguir as recomendações médicas, como por exemplo, alimentação saudável, evitar o fumo e bebidas alcóolicas e exercícios físicos pelo prazo estabelecido, são fundamentais para uma boa cicatrização e também para o seu aspecto final.

Não basta o cirurgião fazer um bom trabalho sem a colaboração do paciente. Portanto, seguir as orientações do médico fará toda diferença. É importante lembrar que, a cicatriz existirá, mas ela pode se tornar mais discreta com bons cuidados realizados.

 

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 50932 / RQE: 36056