Clínica ProPlastica

Cirurgia de Torsoplastia

Cirurgia de Torsoplastia

A Torsoplastia é indicada para os pacientes que perderam muito peso após dieta ou cirurgia bariátrica. Geralmente, os quilos a menos podem apresentar flacidez cutânea na região dorsal e flancos, além de queda dos glúteos devido ao excesso de pele sem o preenchimento da gordura.

Nesses casos, muitas vezes, a abdominoplastia isoladamente não consegue resolver o problema. Portanto, torna-se necessário realizar uma cirurgia que irá retirar o excesso de pele desta região, a chamada cirurgia de torsoplastia.

Esta cirurgia alivia os prejuízos estéticos dos pacientes, além de melhorar muito as assaduras e infecções locais provocadas pelo excesso de pele.

Como é feita a torsoplastia?

O primeiro passo na torsoplastia é fazer um corte na porção inferior do abdômen. O comprimento da incisão se estende para as laterais e completam toda a volta nas costas.

Após separar a pele abdominal e preservar o fundo do umbigo, o cirurgião reposiciona e costura a musculatura abdominal, deixando-a bem firme. Depois disso, ele estica a pele para baixo, cortando todo o excesso. Um novo umbigo é criado e a pele é costurada na sua nova posição para dar o acabamento da cirurgia. A pele excedente na região das costas também é removida. Em alguns casos, uma incisão mediana longitudinal é considerada para ajudar a remover o restante da pele abdominal.

Geralmente, o procedimento dura cerca de 4 a 5 horas e a anestesia pode ser geral, raqui ou peridural. Vale ressaltar que, isso irá depender de cada caso, ponderando-se sobre todos os aspectos.

A torsoplastia pode ser feita por associação?

A torsoplastia se baseia na remoção do excesso de gordura e pele, e pode ser associada à abdominoplastia, lipoaspiração e plástica de mama para oferecer uma melhoria ampla no contorno corporal.

Para que você tenha sucesso na cirurgia é muito importante ser acompanhado por um bom cirurgião plástico. Este profissional irá fazer a avaliação correta dos procedimentos indicados para você.

Como fica a cicatriz?

Normalmente, as cicatrizes situam-se na linha glútea e têm a forma de asa de gaivota, estendendo-se do sulco interglúteo até as linhas axilares posteriores. Os cortes são planejados de modo que fiquem encobertos pelas roupas íntimas.

Quando ocorrem dobras de pele no meio das costas, a pele é retirada na linha do sutiã nas mulheres. Portanto, a cicatriz ficará escondida por essa peça.

Pré-tratamento da torsoplastia

O período de pré-tratamento consiste em visitas ao consultório do cirurgião para avaliações e esclarecimentos de dúvidas, além de exames laboratoriais para atestar a saúde do paciente. Veja abaixo alguns procedimentos que antecedem a cirurgia de torsoplastia:

  • Realizar todos os exames solicitados pelo médico para atestar a boa saúde (risco cirúrgico);
  • Cumprir as recomendações do cirurgião, como por exemplo, tempo de jejum para o dia da cirurgia;
  • Evitar bebidas alcoólicas e refeições pesadas, na véspera da cirurgia;
  • Evitar o uso do cigarro por pelo menos 15 dias antes da cirurgia;
  • Comunicar ao médico todos os remédios que você costuma usar, para evitar riscos de complicações na cirurgia;
  • Providenciar malha modeladora própria, conforme indicação médica, para uso no pós-operatório;
  • Comparecer acompanhado no dia da cirurgia de torsoplastia.

Pós-operatório da torsoplastia

Deixar de seguir as recomendações no período pós-operatório poderá acarretar prejuízos para a saúde do paciente, além de afetar o resultado final do procedimento. Portanto, vale muito à pena fazer tudo certinho, de modo a evitar complicações.

  • Evitar esforço físico de acordo com o tempo recomendado pelo cirurgião;
  • Não dirigir por, pelo menos, 3 semanas;
  • Seguir a prescrição médica;
  • Usar cinta modeladora conforme indicação, geralmente por 60 dias;
  • Alimentar-se de forma equilibrada e evitar alimentos gordurosos e com conservantes;
  • Beber bastante líquido;
  • Tomar banho somente após a autorização do médico;
  • Em caso de sinais de infecção, dor persistente, inchaço, vermelhidão, calor local, pus ou febre, comunique imediatamente o seu médico e vá para o pronto-atendimento;
  • Compareça às consultas de retorno conforme datas e horários pré-estabelecidos.

Viu como a cirurgia plástica oferece várias possibilidades de tratamento? Gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre a cirurgia de torsoplastia? Entre em contato conosco para agendar uma consulta médica.

 

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 50932 / RQE: 36056