Clínica ProPlastica

Cirurgia Plástica após perda de peso – Aliada

Cirurgia Plástica após perda de peso – Aliada

Após perder muito peso, como por exemplo, na cirurgia bariátrica, é normal que haja excesso de pele no abdômen, braços, nádegas, virilha e seios. Nesses casos, a intervenção cirúrgica de contorno corporal é indicada, com o objetivo de melhorar a forma e o tônus do tecido subjacente. A cirurgia plástica também remove o excesso de gordura e flacidez da pele, tendo como resultado uma aparência do contorno corporal mais suave.

Perder peso seja com cirurgia bariátrica ou com dieta é um processo que demanda esforço e força de vontade da pessoa. Na fase final da perda de peso e quando o mesmo encontra-se estabilizado, o paciente se sente mais disposto, com melhora considerável do humor e autoestima. Porém, com um novo problema que é o excesso de pele e gordura em algumas partes do corpo.

Para melhor controle do contorno e harmonização corporal, a Cirurgia Plástica após perda de peso, tornou-se uma aliada e vem se aprimorando com novas e avançadas técnicas, além de soluções específicas para cada parte do corpo.

Tipos de cirurgia plástica após perda de peso

Abdominoplastia, mamoplastia, braquioplastia, dermolipectomia ou lifting da coxa, lipoaspiração, lifting facial, são alguns dos tipos de cirurgias plásticas reparadoras procuradas por pacientes que perderam muito peso. Falaremos abaixo um pouco delas:

Cirurgia plástica nas mamas: a perda de peso provoca uma queda acentuada do tecido mamário, sendo necessária a reparação através da cirurgia. A dificuldade encontrada aqui é justamente a perda do conteúdo da mama, uma vez que ela é composta basicamente de tecido mamário e gordura.

Diferentes técnicas têm sido desenvolvidas para retomar a forma e o conteúdo mamário, trazendo um resultado final mais gracioso às mamas. Elas envolvem a ressecção do excedente de pele e tecido glandular e variam na utilização ou não de próteses de silicone.

Não são utilizados drenos na maioria dos casos e a paciente tem alta hospitalar no dia seguinte ao procedimento, utilizando um sutiã pós-cirúrgico específico, que geralmente, deve ser mantido por 2 meses.

A Mamoplastia pode ser realizada com ou sem a próteses de silicone. A grande variedade em volumes e formas hoje apresentadas no mercado, como as próteses com perfil alto, super alto, anatômico ou cônico, faz com que o conteúdo mamário seja adequadamente reposto, conferindo resultados mais harmônicos e duradouros.

Braquioplastia: esta cirurgia normalmente é indicada para quem possui uma flacidez severa e excesso de pele e gordura nos braços. Em geral, isso ocorre em pessoas que perderam muito peso (como após uma cirurgia plástica ou reeducação alimentar) ou quem tem predisposição genética para flacidez, principalmente após o envelhecimento.

A braquioplastia em si envolve o reposicionamento da pele no braço e a retirada de seu excesso, para eliminar a flacidez do local. Quando há presença também de gordura localizada, a lipoaspiração pode ser feita em conjunto. A incisão é realizada na região axilar e estendida para a face interna dos braços.

Lipoaspiração: este é um procedimento destinado a remover apenas gorduras localizadas, como as que se encontram debaixo dos braços, nos quadris e na região abdominal. É o tipo de gordura que dificilmente pode ser eliminado, mesmo com o auxílio de exercícios físicos e de uma nova dieta. Esta regra só se aplica a pacientes adultos. Um bom resultado depende também da pele do paciente, que precisa ter boa elasticidade e do peso relativamente adequado.

Dependendo da composição corporal e da perda de peso atingida, a técnica pode variar desde uma abdominoplastia convencional até procedimentos mais complexos, como a abdominoplastia em âncora.

Lifting facial: é uma cirurgia estética para reduzir a flacidez da pele , dando um aspeto mais jovem e bonito.

O lifting facial é uma cirurgia plástica estética que torna o rosto mais jovem, com pele mais esticada e bonita, provocando bem estar e melhora da autoestima.

Lifting da coxa: esta cirurgia é semelhante à braquioplastia em seus princípios. Pode variar de uma simples lipoaspiração local, até ressecções mais amplas, situadas na face medial das coxas, podendo de estender à região inguinal em casos mais singulares. De rotina, não são utilizados drenos locais, com o paciente sendo liberado para casa no dia seguinte à cirurgia, andando sem maiores dificuldades, fazendo uso também de uma cinta modeladora específica por aproximadamente 2 meses.

Recuperação X resultado da cirurgia

O pós-operatório começa a partir do momento em que você sai do hospital e vai para casa. Cada tipo de cirurgia tem o seu tempo de recuperação e cuidados específicos. Portanto, o resultado da cirurgia irá depender de como você irá seguir as recomendações do médico.

Repouso, uso da cinta modeladora, cuidados com a cicatrização, entre outros fazem parte destes cuidados. Além de evitar exageros no uso bebida alcoólica, frituras, guloseimas, tomar sol, entre outros hábitos que devem ser evitados após a cirurgia.

Siga todas as recomendações do seu cirurgião plástico e tenha um excelente resultado após sua cirurgia.

 

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dr. Alexandre Marcondes
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 11209 / RQE: 8680