Clínica ProPlastica

Quem deseja fazer uma cirurgia plástica precisa de atividade física?

Quem deseja fazer uma cirurgia plástica precisa de atividade física?

A prática de exercícios físicos é sempre bem-vinda, pois faz parte de uma vida equilibrada e saudável. Cuidar do corpo proporciona bem-estar, além de melhorar muito a autoestima.

Mudar os hábitos alimentares e fazer uma atividade física é recomendado antes de um procedimento cirúrgico.

Para quem pretende fazer uma cirurgia plástica, terá muitos benefícios praticando exercícios antes e depois da cirurgia. Algumas, inclusive, somente podem ser realizadas após a perda de alguns quilinhos e nada melhor do que um exercício físico para isso.

 

Benefícios da atividade física

Quer fazer uma cirurgia plástica? O hábito de praticar exercícios físicos irá proporcionar a você muitos benefícios:

  • Bom condicionamento físico para uma melhor recuperação;
  • Melhoria na circulação;
  • Melhoria nas funções cardíacas e pulmonares;
  • Melhor recuperação após a cirurgia.

 

Cirurgia Plástica em complemento à atividade física

Alguns procedimentos cirúrgicos podem ajudar a melhorar os resultados desejados, definindo melhor algumas partes do corpo, onde, muitas vezes, o exercício físico não consegue queimar aquela gordurinha localizada, que insiste em permanecer. Estes procedimentos proporcionarão o alcance de um melhor contorno corporal e consequentemente uma maior qualidade de vida,  que afetam diretamente na autoestima.

Vamos conhecer alguns deles:

Abdominoplastia: destina-se à remoção de pele e tecido adiposo (gordura) localizados no abdome inferior, assim como as estrias situadas entre o umbigo e os pelos pubianos. Através deste tratamento não é possível eliminar as estrias dos flancos (região lateral do abdome) ou da região acima do umbigo.

Gluteoplastia: é uma cirurgia que permite corrigir assimetrias, aumentar o volume, melhorar a flacidez, a forma e a projeção dos glúteos.

Lipoaspiração: é um procedimento cirúrgico que retira a gordura do corpo por aspiração.

Mastopexia: é a cirurgia para corrigir a queda da mama, também chamada de lifting mamário, visa subir a mama, reduzir e reposicionar os mamilos com pequena ou nenhuma redução de volume mamário.

Atividade física após cirurgia plástica

A boa forma física antes da cirurgia plástica ajuda a trazer resultados melhores referentes ao procedimento cirúrgico realizado. Após a cirurgia, sempre respeitando o repouso relativo pós-operatório, os exercícios físicos ajudam a tonificar a musculatura, o que otimiza os efeitos sobre a região submetida à cirurgia plástica. Mas, para que os exercícios não interfiram nos resultados da cirurgia plástica é preciso avaliar, caso a caso.

A cirurgia plástica por si só, não proporcionará transformações milagrosas no seu corpo. Ela faz parte de um plano de equilíbrio, que inclui atividade física, hábitos e alimentação saudável. Quando esse plano não é seguido, a tendência é que volte a engordar.

Após a cirurgia plástica, é preciso respeitar o tempo de repouso estipulado, de acordo com as recomendações do seu médico. Não é indicada a retomada dos exercícios por conta própria. Isso é perigoso! O acompanhamento do cirurgião plástico e de um educador físico é fundamental para uma boa recuperação e melhores resultados.

Consulte sempre o cirurgião sobre a realização de qualquer atividade física após a cirurgia que você deseja fazer. Uma equipe preparada e especializada poderá te auxiliar, com as melhores dicas e sugestões.