Clínica ProPlastica

Braquioplastia

braquioplastia1

A Braquioplastia (ou Dermolipectomia de braços) é indicada para pacientes com grande flacidez cutânea no braço que podem se submeter à ressecção de pele e gordura na parte que recobre o tríceps (face triciptal do braço). Tal cirurgia proporciona um melhor contorno corporal, melhor adequação do braço a vestimentas, melhorando a auto-estima e a qualidade de vida dos pacientes. Em pacientes com excesso de gordura, a lipoaspiração pode oferecer resultados complementares necessários, de acordo com a avaliação de cada paciente.

Orientações Pré-Operatórias

Deve-se evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 30 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também certos diuréticos.

Não usar substâncias tóxicas ou drogas nas duas semanas antecedentes a cirurgia.

Não fumar nos 30 dias que antecedem a cirurgia e nas duas semanas de pós-operatório, pois poderá haver retardo da cicatrização.

A menstruação não é impedimento, mas convém programar a cirurgia fora do período menstrual.

Jejum de 8h antecedendo a cirurgia (inclui água também) – apenas tomar medicações de uso habitual, com o mínimo de água possível.

Não realizar depilação ou raspar pêlos do corpo se forem próximos à área que vai ser operada.

Não chegar com cabelo molhado no dia da internação

Trazer para internação TODOS exames e avaliações realizadas

Trazer receita médica ou a caixa dos medicamentos em uso

Não ingerir álcool por 5 dias antes da cirurgia

Não tomar sol intenso 14 dias antes da cirurgia

Lavar bem dentro do umbigo 1 (um) dia antes da cirurgia

Parar de fumar 30 dias ates da cirurgia e se não parou: AVISAR O MÉDICO.

Suspender medicações: Ácido Acetilsalicílico, o AAS, que é comercializado pelo nome de Aspirina, Bufferin,  ou qualquer outro que o contenha na sua composição, no período de 7 a 10  dias antes da cirurgia, assim como ticlopidina ou clopidogrel.

Suspender anticoagulantes naturais, Ginkgo Biloba, assim como orais (marcumar, marevan).

Suspender medicamentos para emagrecer e moderadores de apetite, como: anfetaminas, sibutramina, etc.

A paciente precisa deixar bem claro na consulta antes da cirurgia se toma qualquer tipo de antidepressivo, para avaliar a necessidade de suspensão ou não desta medicação antes da cirurgia.

Não passar NENHUMA maquiagem no dia da cirurgia.

Retirar esmalte e base, dentaduras, aliança, anéis, brincos, piercing,  pulseiras ou outros adornos

Trazer produtos de higiene pessoal para internação: escova de dente, toalha, chinelos, shampoo

No caso de dúvidas, a paciente deve entrar em contato com seu médico o qual  estará a disposição para esclarecimentos neste período pré-operatório.

Deve-se aproveitar para esclarecer dúvidas quanto aos riscos, complicações, medicações e tratamentos complementares pós-cirurgia, como drenagem linfática e tratamento de cicatrizes. Sugerimos que a paciente obtenha o maior conhecimento possível acerca de sua cirurgia neste período.

Informações sobre a Cirurgia

Duração da cirurgia: 2h30 cada uma em média.

Tempo de internação: 1 a 2 dias.

Tempo médio de recuperação:
 15 a 21 dias.

Uso de cintas elásticas durante 30 dias.

Uso de meia antitrombose é obrigatório

É possível a realização das cirurgias associadas, porém, apenas a avaliação médica mostrará a indicação e necessidade dos procedimentos.

As cicatrizes de braço podem alagar e adquirirum padrão ruim e antiestético, devido à qualidade de pele e movimento dos braços. Por isso é necessária a conversa com o cirurgião, antes do procedimento.

A anestesia será provavelmente a geral.

Orientações pós-operatórias

A alimentação deverá ser inicialmente leve normalizando até a alimentação habitual no 3o dia após a cirurgia;

Higienizar os membros superiores ao menos duas vezes ao dia, inclusive a incisão cirúrgica, com água e sabonete neutro no banho;

Após o banho secar o curativo com toalha limpa (usar 1 vez só a toalhe e colocar para lavar novamente) e secar com secador morno à 25 cm de distância para manter a área sempre limpa e seca;

Prefira roupas abertas na frente (camisas) e folgadas no braço;

Usar malha cirúrgica compressiva por 1 mês

As cicatrizes dos cortes podem ter aspecto róseo ou levemente avermelhado nos primeiros 6 meses, clareando e adquirindo a cor próxima a cor prévia da pele antes da cirurgia;

Após o 4o dia de cirurgia: Aplicar 2 vezes ao dia, no mínimo, hidratante na pele na área operada, incluindo a incisão cirúrgica (alternar hidratantes comuns com óleo de amêndoas).

Deve-se fazer o acompanhamento em consultório para curativos subsequentes e controle pós-operatório nos dias e horários estipulados

Após a retirada dos pontos, permaneça com o curativo de micropore por mais 03 (três) semanas.

Os exercícios físicos moderados de membros inferiores podem ser iniciados após 21 dias da cirurgia.

Os exercícios físicos moderados de membros superiores podem ser iniciados após 40 dias da cirurgia.

Natação, vôlei e musculação com carga após 45 dias

Não se esqueça de seguir rigorosamente os dias e horários para aplicação de injeção contra trombose e embolia, quando prescrito pelo médico, para o pós-operatório

Evite:

Nas primeiras três semanas após a cirurgia NÃO FAZER grandes movimentos ou abertura de braços;

Uso de medicamentos sem prescrição médica;

Considerações Finais

Após as explicações supracitadas, esclarecemos que em cirurgia plástica não há promessa de resultados o que, eticamente, não fazemos.

A cirurgia é realizada segundo técnicas cirúrgicas consagradas e publicadas cientificamente. Nossa Equipe preza pela garantia da qualidade do serviço e o bem estar da paciente, porém frisamos que não prometeremos resultados, uma vez que a própria medicina não é uma ciência exata e dependeremos da sua reação orgânica pós-cirúrgica para o alcance de nossos objetivos.

Seguir exatamente nossas orientações pós-operatórias é parte integrante do tratamento cirúrgico.

MUITO IMPORTANTE: É comum que as expectativas em relação à cirurgia plástica sejam muito grandes, mas não se deve ter por parâmetro o corpo ou o resultado obtido por outra pessoa. Baseie-se apenas em você mesmo para pensar em seu resultado e nas possibilidades que seu próprio corpo confere para se alcançar um resultado.