Clínica ProPlastica

Gluteoplastia

gluteoplastia1

A gluteoplastia de aumento é uma cirurgia que permite corrigir assimetrias, aumentar o volume, melhorar a flacidez, a forma e a projeção dos glúteos. Pode ser realizada de duas maneiras:

implante de silicone ou

Enxertia de gordura, retirada do próprio paciente.

O objetivo da gluteoplastia de aumento – cirurgia plástica de glúteos – é se restaurar ou aumentar o volume e melhorar forma da região glútea.

 

Indicação da Gluteoplastia (Cirurgia Plástica de Glúteos)

A gluteoplastia é indicada para pacientes maiores de 18 anos, que têm glúteos pequenos ou que não estão satisfeitos com a sua forma. Também é recomendada no caso de pacientes que tiveram uma perda de peso importante, com muita flacidez, ou em decorrência do próprio efeito da idade e gravidade.

Para os que desejam apenas realçar e melhorar a aparência do bumbum, podem também se beneficiar da cirurgia de implantes de silicone nos glúteos ou enxerto de gordura própria no glúteo. Em casos onde o enxerto de gordura não deve conseguir um resultado satisfatório ou previsível, a colocação de implantes de silicone gel nos glúteos consegue atingir um resultado duradouro e atraente, com incisões cirúrgicas bem escondidas e discretas.

Vida Útil do Implante Glúteo de Silicone

Caso não haja complicações em implante de silicone no glúteo, não há necessidade de troca.

Orientações Pré-Operatórias

Deve-se evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 30 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também certos diuréticos.

Não usar substâncias tóxicas ou drogas nas duas semanas antecedentes a cirurgia.

Não fumar nos 30 dias que antecedem a cirurgia e nas duas semanas de pós-operatório, pois poderá haver retardo da cicatrização.

A menstruação não é impedimento, mas convém programar a cirurgia fora do período menstrual.

Jejum de 8h antecedendo a cirurgia (inclui água também) – apenas tomar medicações de uso habitual, com o mínimo de água possível.

Não realizar depilação ou raspar pêlos do corpo se forem próximos à área que vai ser operada.

Não chegar com cabelo molhado no dia da internação

Trazer para internação TODOS exames e avaliações realizadas

Trazer receita médica ou a caixa dos medicamentos em uso

Não ingerir álcool por 5 dias antes da cirurgia

Não tomar sol intenso 14 dias antes da cirurgia

Lavar bem dentro do umbigo 1 (um) dia antes da cirurgia

Parar de fumar 30 dias ates da cirurgia e se não parou: AVISAR O MÉDICO.

Suspender medicações: Ácido Acetilsalicílico, o AAS, que é comercializado pelo nome de Aspirina, Bufferin,  ou qualquer outro que o contenha na sua composição, no período de 7 a 10  dias antes da cirurgia, assim como ticlopidina ou clopidogrel.

Suspender anticoagulantes naturais, Ginkgo Biloba, assim como orais (marcumar, marevan).

Suspender medicamentos para emagrecer e moderadores de apetite, como: anfetaminas, sibutramina, etc.

A paciente precisa deixar bem claro na consulta antes da cirurgia se toma qualquer tipo de antidepressivo, para avaliar a necessidade de suspensão ou não desta medicação antes da cirurgia.

Não passar NENHUMA maquiagem no dia da cirurgia.

Retirar esmalte e base, dentaduras, aliança, anéis, brincos, piercing,  pulseiras ou outros adornos

Trazer produtos de higiene pessoal para internação: escova de dente, toalha, chinelos, shampoo

No caso de dúvidas, a paciente deve entrar em contato com seu médico o qual  estará a disposição para esclarecimentos neste período pré-operatório.

Deve-se aproveitar para esclarecer dúvidas quanto aos riscos, complicações, medicações e tratamentos complementares pós-cirurgia, como drenagem linfática e tratamento de cicatrizes. Sugerimos que a paciente obtenha o maior conhecimento possível acerca de sua cirurgia neste período.

Durante a consulta, faz-se a avaliação do grau de hipotrofia muscular e flacidez dos glúteos, para que possamos ponderar sobre a necessidade de realizar a gluteoplastia com prótese de silicone ou com enxerto de gordura nos glúteos. Assim como a disponibilidade de gordura para a paciente doar de outras áreas para o glúteo.

Pré-operatório habitual segundo os riscos, doenças pré-existentes e idade da paciente

Os pacientes que realizam a cirurgia plástica de glúteos deverão ficar internados no hospital por 24h. Geralmente, na manhã do dia seguinte à cirurgia o paciente recebe alta, sendoliberado para ir pra casa.Embora não haja dor importante na recuperação, o paciente deverá lembrar sempre dos cuidados do pós-operatório que deverão ser observados para que nada interfira no resultado final da gluteoplastia.

Vale a pena saber mais sobre a Gluteoplastia com Prótese de Silicone

Esse cuidado começa já no quarto, depois da cirurgia, quando o paciente deve permanecer em decúbito ventral (de barriga para baixo), quando estiver deitado, e manter esse cuidado até completar um mês. Além disso, não poderá se sentar sobre o implante no primeiro mês após a gluteoplastia.

Além do cuidado de não sentar no primeiro mês após a gluteoplastia, outro cuidado necessário é com a área de sutura, que deve permanecer sempre bem lavada e seca. Após isso, deverá fazer um curativo com gazes e nebacetin. O planejamento do posicionamento da cicatriz faz com que ela se torne discreta.

Não promove dor importante no pós-operatório.

Orientações Pós-Operatórias

As pacientes que se submetem àgluteoplastia têm como restrição maior o fato de não poderem se sentar em cima da prótese no primeiro mês após a cirurgia. Existem maneiras de se sentar sem apoiar na prótese. Se a gluteoplastia for feita somente com enxerto de gordura, pode-se sentar normalmente.

Além desse cuidado, no primeiro mês não se pode realizar esforços físicos, como academia. Dirigir deve esperar para depois de 21 dias da cirurgia,  assim como dormir de lado e usar salto alto. Após dois meses da cirurgia pode-se realizar qualquer esforço físico, inclusive exercícios aeróbicos como corrida, ou academia com peso.

Utiliza-se uma malha compressiva depois da cirurgia plástica de gluteoplastia e por um período total de 1 mês.

Os pontos e a cola são removidos entre a segunda e terceira semana, devido a uma cicatrização um pouco mais lenta, característica da região sacral.

A cirurgia não impede, depois de sua recuperação total, após dois meses da gluteoplastia, de se sentar normalmente, praticar esportes ou qualquer outro tipo de movimento. Entretanto, cumpre lembrar que, uma vez realizada a cirurgia de glúteos com prótese de silicone, a paciente não mais poderá fazer uso de medicamentos injetáveis nos glúteos, pelo alto risco de perfuração dos implantes de silicone.

Quais são as possíveis complicações de uma Cirurgia Plástica de Glúteos?

Os possíveis riscos de complicação envolvem a deiscência parcial da sutura (abrir um ponto ou outro) ou total (abrir todos os pontos), assim como a  infecção. A deiscência da sutura éuma deficiência do organismo em completar a cicatrização; quando ocorre, ésuperficial e, na maioria das vezes. Pode estar ligada a infecções, àfalta do paciente observar os cuidados exigidos no pós-operatório ou àtensão nas linhas de sutura. Pode ser tratada por uma nova sutura e pelo uso de antibióticos. Jáo acúmulo de líquido na região, algo muito comum em qualquer cirurgia plástica, pode ter tratado pela simples retirada do líquido.

Considerações Finais

Após as explicações supracitadas, esclarecemos que em cirurgia plástica não há promessa de resultados o que, eticamente, não fazemos.

A cirurgia é realizada segundo técnicas cirúrgicas consagradas e publicadas cientificamente. Nossa Equipe preza pela garantia da qualidade do serviço e o bem estar da paciente, porém frisamos que não prometeremos resultados, uma vez que a própria medicina não é uma ciência exata e dependeremos da sua reação orgânica pós-cirúrgica para o alcance de nossos objetivos.

Seguir exatamente nossas orientações pós-operatórias é parte integrante do tratamento cirúrgico.

MUITO IMPORTANTE: É comum que as expectativas em relação à cirurgia plástica sejam muito grandes, mas não se deve ter por parâmetro o corpo ou o resultado obtido por outra pessoa. Baseie-se apenas em você mesmo para pensar em seu resultado e nas possibilidades que seu próprio corpo confere para se alcançar um resultado.