Clínica de Cirurgia Plástica BH

Otoplastia

otoplastia - orelha de abano

Quando realizar a Otoplastia?

A otoplastia corrige as orelhas proeminentes também conhecidas como Orelha de abano. A idade inicial para a correção deste tipo de alteração é a pré-escolar, ou seja, a partir dos seis aos sete anos de idade. Isto porque nesta idade as orelhas já estão quase totalmente formadas e no tamanho de adulto. Quanto mais próximo aos seis anos de idade o paciente operar, pode ser melhor para evitar problemas de ordem psicológica e Bullying. Todavia, nada impede que tal correção seja feita em outras fases posteriores da vida.

Orientações Pré-Operatórias

Deve-se evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 30 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também certos diuréticos

Não usar substâncias tóxicas ou drogas nas duas semanas antecedentes a cirurgia

Não fumar nos 30 dias que antecedem a cirurgia e nas duas semanas de pós-operatório, pois poderá haver retardo da cicatrização

A menstruação não é impedimento, mas convém programar a cirurgia fora do período menstrual.

Jejum de 08h antecedendo a cirurgia (inclui água também) – apenas tomar medicações de uso habitual, com o mínimo de água possível

Não realizar depilação ou raspar pêlos do corpo se forem próximos à área que vai ser operada

Não chegar com cabelo molhado no dia da internação

Trazer para internação TODOS exames e avaliações realizadas

Trazer receita médica ou a caixa dos medicamentos em uso

Não ingerir álcool por 5 dias antes da cirurgia

Não tomar sol intenso 14 dias antes da cirurgia

Lavar bem dentro do umbigo 1 (um) dia antes da cirurgia

Parar de fumar 30 dias ates da cirurgia e se não parouAVISAR O MÉDICO

Suspender medicações: Ácido Acetilsalicílico, o AAS, que é comercializado pelo nome de Aspirina, Bufferin ou qualquer outro que o contenha na sua composição, no período de 7 a 10  dias antes da cirurgia, assim como ticlopidina ou clopidogrel

Suspender anticoagulantes naturais, Ginkgo Biloba, assim como orais (marcumar, marevan)

Suspender medicamentos para emagrecer e moderadores de apetite, como: anfetaminas, sibutramina, etc

A paciente precisa deixar bem claro na consulta antes da cirurgia se toma qualquer tipo de antidepressivo, para avaliar a necessidade de suspensão ou não desta medicação antes da cirurgia.

Não passar NENHUMA maquiagem no dia da cirurgia.

Retirar esmalte e base, dentaduras, aliança, anéis, brincos, piercing,  pulseiras ou outros adornos

Trazer produtos de higiene pessoal para internação: escova de dente, toalha, chinelos, shampoo

No caso de dúvidas, a paciente deve entrar em contato com seu médico o qual  estará a disposição para esclarecimentos neste período pré-operatório.

Deve-se aproveitar para esclarecer dúvidas quanto aos riscos, complicações, medicações e tratamentos complementares pós-cirurgia, como drenagem linfática e tratamento de cicatrizes. Sugerimos que a paciente obtenha o maior conhecimento possível acerca de sua cirurgia neste período.

A otoplastia

Esta cirurgia é realizada sob anestesia local e sedação ou geral, a critério do anestesista e do cliente. Quando a criança é de baixa idade e se apresenta muito agitada ou ansiosa com a cirurgia, recomendamos a anestesia geral para conseguirmos a devida imobilização do(a) paciente. Neste aspecto é muito importante que a criança esteja motivada para a cirurgia e realmente desejando as melhoras propostas pois assim ela participa e colabora bastante com o procedimento, até permitindo a cirurgia com anestesia local.

A duração do procedimento é de aproximadamente duas horas. A internação hospitalar pode durar 24h ou ser ambulatorial, ou seja, o (a) paciente pode ir para casa no mesmo dia, salvo se ocorrerem alterações pós-operatórias (recuperação anestésica, sangramentos). As cicatrizes deste tipo de cirurgia geralmente não são visíveis em razão de se localizarem atrás das orelhas. Sendo uma região de pele muito fina, a tendência da cicatriz é ficar de bom padrão.

As cicatrizes da otoplastia também podem evoluir com queloides dependendo da genética de cada um.

Orientações pós-operatórias

Neste período inicial após a cirurgia das orelhas, o aspecto da orelha não corresponde ao resultado final. É necessário aguardar um período que varia de 21 dias a 4 meses até que ocorra o desaparecimento completo do inchaço e a acomodação da pele.

Alimentação normal

Procurar manter-se em repouso com a cabeceira da cama elevada (por exemplo, com dois travesseiros) e não levantar bruscamente sem auxílio, para evitar tontura, nos 2 primeiros dias.

Evitar dormir sobre as orelhas, principalmente dobrá-las.

Após a retirada do capacete, aplicar pomada Nebacetin na parte posterior da(s) orelha(s) operada(s), protegendo com uma gaze dobrada e cobrindo com a faixa de tenista na primeira semana.

Utilizar a faixa de tenista durante o dia e a noite por pelo menos 21 dias, mantendo a faixa durante a noite, ao dormir, por mais 1 mês, em média.

O paciente poderá fazer ginástica após 21 dias.

O que é normal no pós operatório da otoplastia?

Equimoses (manchas roxas na pele), edema (inchaço), pequenos hematomas que podem drenar espontaneamente ou mediante procedimento, eliminação de pontos internos (por volta de 3 semanas), deiscência de pontos (abertura de um ponto ou outro).

Outras intercorrências indesejáveis e mais complexas, que felizmente são raras : infecção, grande deiscência de pontos, necrose parcial ou total da pele das orelhas, grandes hematomas que precisam ser drenados e as intercorrências pertinentes a qualquer procedimento cirúrgico.

Assimetria, por estourar um ponto que segurava o formato da cartilagem. Geralmente só ocorre isto se houver um trauma da orelha no pós-operatório recente.

IMPORTANTE: Resultados definitivos da otoplastia somente devem ser considerados após 12 meses da cirurgia.

Considerações Finais

Após as explicações supracitadas, esclarecemos que em cirurgia plástica não há promessa de resultados o que, eticamente, não fazemos.

A cirurgia é realizada segundo técnicas cirúrgicas consagradas e publicadas cientificamente. Nossa Equipe preza pela garantia da qualidade do serviço e o bem estar da paciente, porém frisamos que não prometeremos resultados, uma vez que a própria medicina não é uma ciência exata e dependeremos da sua reação orgânica pós-cirúrgica para o alcance de nossos objetivos.

Seguir exatamente nossas orientações pós-operatórias é parte integrante do tratamento cirúrgico.

MUITO IMPORTANTE: É comum que as expectativas em relação à cirurgia plástica sejam muito grandes, mas não se deve ter por parâmetro o corpo ou o resultado obtido por outra pessoa. Baseie-se apenas em você mesmo para pensar em seu resultado e nas possibilidades que seu próprio corpo confere para se alcançar um resultado.