Clínica ProPlastica

Cirurgia plástica: questão de saúde

Cirurgia plástica: questão de saúde

Muitas pessoas pensam em fazer uma cirurgia plástica para aumentar os seios, corrigir um defeito no nariz ou mudar alguma outra parte do corpo. E você sabia que, a cirurgia plástica trás muitos benefícios para a saúde? Sim! As vantagens vão além da estética e atinge a autoestima e a saúde.

Segundo estudos, pessoas com maior autoestima conseguem lidar melhor com uma série de problemas. A autoestima elevada promove uma espécie de barreira no cérebro, afastando problemas relacionados à autoimagem, como a depressão e ajuda até na recuperação de doenças. Portanto, pessoas que recorrem às cirurgias para melhorar a imagem acabam alcançando benefícios além da aparência.

Mas, como toda cirurgia tem seus riscos, não é indicado procurar um procedimento para resolver qualquer detalhe. A melhor opção para saber se é a hora de buscar um médico cirurgião é quando, tem algo na sua aparência que incomoda de tal forma que você altera seu comportamento e muda seus hábitos, para evitar se expor e expor esse problema.

A cirurgia plástica também pode beneficiar pessoas que sofreram com algum trauma físico, como por exemplo, lesões por violência doméstica ou acidente de trânsito, mutilação das mamas, entre outros.

 

Vantagens da cirurgia plástica

Cirurgia reparadora

A cirurgia plástica reparadora é um exemplo de procedimento com grandes vantagens para seus pacientes. Através dela, é possível recuperar alguma parte do corpo mutilada em um acidente o em uma agressão. Nesses casos, podem se destacar a reconstrução facial, a reconstrução mamária e a correção dos lóbulos das orelhas. Sem contar, na correção de cicatrizes.

 

Rinoplastia

Outra cirurgia que pode melhorar muito a vida de pacientes é a rinoplastia (cirurgia do nariz).  O nariz ocupa uma posição central na fase, constituindo-se numa unidade estética e ao mesmo tempo, intimamente ligado às demais estruturas faciais. A rinoplastia pode corrigir alguns problemas funcionais, como desvio de septo, que auxiliam ao paciente a respirar melhor. Em alguns casos, é necessária uma avaliação de um otorrinolaringologista, para associar a correção estética e funcional em um só procedimento.

 

Pacientes bariátricos

Cirurgias plásticas consideradas a princípio estéticas podem também ter impacto positivo na vida de pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica. Vamos iniciar pela braquioplastia (cirurgia no braço) e cruroplastia (cirurgia na coxa), estes procedimentos removem o excesso de pele e gordura restante da cirurgia, que podem causar dermatites. Além destes procedimentos, a abdominoplastia (para corrigir o abdômen), a mamoplastia, a lipoaspiração e o lifting facial, também são cirurgias muito procuradas por estes pacientes. Estes procedimentos podem ser feitos isolados ou em combinação. Mas, apenas o médico poderá fazer esta avaliação e propor para o paciente a melhor opção para atender o seu caso.

 

Mamoplastia redutora

A mamoplatia redutora é uma das cirurgias mais procuradas por questões de saúde e estética. Esta cirurgia reduz o tamanho da mama, promovendo um aspecto natural e simétrico de acordo com a estrutura corporal da paciente. A hipertrofia mamária faz com que as pacientes sofram de frequentes dores na coluna, prejudicando a postura, causando pressão nos ombros devido à alça do sutiã e dificuldade de executar tarefas simples, como por exemplo, se vestir ou até praticar esportes.

 

Implante de silicone após câncer de mama

Mulheres que recebem implantes de silicone, após a cirurgia de câncer de mama, são mais felizes com seus seios reconstruídos. Esta opção de cirurgia devolve à mulher depois de tanto sofrimento com o tratamento, a autoestima, confiança, alegria e sensualidade.

 

Blefaroplastia

A blefaroplastia também está na lista de cirurgia plástica que trás muitos benefícios aos pacientes. Esta cirurgia plástica melhora o aspecto das pálpebras superiores e inferiores, eliminando bolsas de gordura, rugas, flacidez e com isso rejuvenescendo a região em torno dos olhos. O excesso de pele que fica no campo visual do paciente e, conforme vai aumentando, atrapalha progressivamente a visão. Portanto, muitas pessoas recorrem a esta cirurgia.

 

Cirurgia plástica e seu bem estar

Nós vimos que, além dos benefícios estéticos, as cirurgias plásticas podem ser ainda um modo de melhorar questões funcionais do seu corpo. Portanto, se há algo que te incomoda e você deseja mudar isso, procure um médico de confiança e esclareça suas dúvidas.

Após decidir-se pela cirurgia plástica, o médico irá solicitar vários exames para checar sua saúde e atestar a necessidade da cirurgia pensando no seu bem estar. Pois, mais importante que questões estéticas, a saúde deve vir em primeiro lugar. Seguir as orientações no processo pré e pós-operatório é fundamental para o sucesso do procedimento.

Ao escolher uma cirurgia plástica para melhorar seu estilo de vida ou para melhorar sua aparência, sempre haverá benefícios emocionais e físicos. Pois, você conseguirá se sentir mais confortável consigo mesma no seu corpo transformado.

Muitas pessoas se descobrem de um novo jeito após a cirurgia, ou seja, se sente mais amigável, relaxada e confiante. E quando se acostumam com suas transformações à autoestima será um benefício que dura à vida toda.

 

Escreva-me através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dr. Alexandre Marcondes
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 11209 / RQE: 8680