Clínica ProPlastica

Cuidados com a pele no verão

Cuidados com a pele no verão

O sol de verão está aí e você provavelmente quer ficar bronzeada para se sentir mais bonita e mais sexy. Mas, a exposição solar exagerada ou sem alguns cuidados podem proporcionar muitos malefícios à sua pele. Pois, o sol pode provocar o envelhecimento precoce e o surgimento do câncer de pele.

No verão, os raios ultravioletas, principais causadores do câncer de pele, têm maior intensidade, por isso sua pele precisa de maiores cuidados. Mas, a cautela com o sol não se restringe apenas no verão, afinal moramos em um país tropical!

Veremos neste texto alguns cuidados com a pele no verão para que você possa ficar bronzeada, mas com segurança.

Usar protetor solar todos os dias

É no verão ou em dias de praia e piscina que nos lembramos de usar o protetor solar. Mas, ele precisa ser usado todos os dias, inclusive em dias frios, nublados e também com chuva. Afinal, o sol sempre estará brilhando.

No entanto, vale lembrar que o filtro solar deve ser usado diariamente não só no rosto, mas em todas as áreas expostas do corpo, como as mãos, braços e colo, por exemplo.

Não usar o filtro ao longo da vida pode trazer consequências para a pele, um exemplo, são pessoas que têm pintas e sardas nas mãos e não imaginam que elas foram causadas pela exposição solar sem proteção.

Pele limpa e hidratada

Ah! Que calor! Muita gente está reclamando desses dias tão quentes! Por isso é muito bom curtir esta época em praias, piscinas e cachoeiras com o objetivo de se divertir e se refrescar. Mas, a pele pode ficar mais seca e desidratada se você não se cuidar. Então sempre hidrate sua pele com cremes fluidos, principalmente nas regiões onde a pele tende a ficar mais seca, como pés, joelhos, mãos e cotovelos. 

Os banhos também são muito bons para se refrescar e manter a pele limpa, mas eles não devem ser muito quentes e demorados. A temperatura da água e o tempo de permanência no chuveiro podem fazer com que a pele perca sua hidratação natural, assim como o uso exagerado do sabonete.

Após o banho, dê preferência para hidratante que contenha filtro solar, caso não seja possível, usar um bom hidratante pós-sol. Da mesma forma que nós sentimos calor e precisamos beber água para nos hidratar, a pele também precisa dessa hidratação extra.

O sol após depilação escurece a pele

Não se deve ir à praia ou piscina logo depois da depilação, pois a pele fica muito sensível e podem ocorrer queimaduras ou até mesmo o seu escurecimento. Além disso, o contato com a areia ou o cloro pode causar irritação. Por isso, marque a depilação para, pelo menos, 3 dias antes de se expor ao sol.

Evite fazer tratamento de pele no verão

Evitar fazer tratamentos com laser e produtos químicos durante o verão é importante, porque estes tratamentos podem danificar a pele bronzeada e causar manchas difíceis de remover. A melhor época para fazer estes tratamentos é durante o outono e o inverno, quando a temperatura está mais amena e o sol menos forte, mas é sempre importante usar protetor solar quando fizer estes tratamentos.

Outro cuidado importante é fazer esfoliação da pele, principalmente no rosto e nos pés, para eliminar as células mortas e renová-la.

 

Cicatriz de cirurgia plástica e exposição solar

Antes de virar a fibrose (cicatriz), a pele passa por um processo de cicatrização que depende muito de cada organismo para definir o tempo certo da recuperação total. Mas, no geral, a exposição ao sol retarda este processo. Por isso que, quanto mais exposto o ferimento ou cirurgia estiver ao sol, mais demorada será a recuperação deste tratamento.

Além de dificultarem a cicatrização, os raios solares também podem provocar uma pigmentação alterada na lesão, deixando a cicatriz com uma cor diferente do restante do corpo. Este problema ocorre com mais frequência no caso de cirurgias, as quais acabam ficando mais escuras que a própria pele do paciente e por isso ficam em destaque.

Portanto, só tome sol após a cirurgia plástica, quando tiver a autorização do seu cirurgião. Ele também irá lhe passar todas as orientações sobre os cuidados com a pele no verão, para que você tenha total segurança em relação à sua saúde.

O sol também oferece excelentes benefícios para o nosso corpo como, por exemplo, a produção da vitamina D e o fortalecimento do sistema imunológico contra diversas doenças. Por isso, a dica para aproveitar os benefícios da luz solar sem sofrer com queimaduras e outros problemas, é manter o equilíbrio.

 

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 50932 / RQE: 36056