Clínica ProPlastica

Dicas de beleza no inverno

Dicas de beleza no inverno

No inverno as pessoas se vestem de uma forma muito mais elegante, e por isso é considerado por muitos a estação mais chique do ano. Para estar realmente chique, é importante que os cuidados sejam não somente com as roupas, mas também com o corpo, pele, unhas e cabelo.

O inverno oficializará sua chegada precisamente dia 21 de junho neste ano. Esta é uma estação caracterizada pelo frio intenso, baixa umidade do ar e os ventos gelados. Nessa época devemos redobrar os cuidados pessoais. O clima seco provoca o ressecamento dos lábios e da pele, promove o surgimento de caspas no couro cabeludo e as nossas unhas tendem a ficar mais fracas.

 

Beleza da pele

Por causa do clima mais seco e a baixa umidade do ar, a pele tende a ficar ressecada e áspera. Os banhos quentes e mais demorados também contribuem para este ressecamento, já que a água quente irrita a camada hidrolipídica que temos na superfície da pele.

Para evitar este problema é importante tomar banhos rápidos e com água morna, por no máximo 10 minutos. Também não se deve usar buchas e você ainda deve optar por sabonetes que contenham ingredientes hidratantes ou que sejam do tipo glicerinado.

Depois de um banho gostoso é muito importante hidratar bem a pele. As melhores opções são os cremes ou loções à base de ureia, alantoína, glicerina, ceramidas e pantenol.

O ideal é aplicar o produto sobre a pele ainda úmida e aproveitar o vaporzinho que ficou no banheiro para facilitar a absorção dos ativos pela derme. As áreas naturalmente mais ressecadas, como cotovelos, joelhos e calcanhares merecem atenção especial. Portanto, capriche na hidratação nestas partes do corpo.

O rosto também merece um cuidado especial. Sempre respeitando cada tipo de pele, os cremes enriquecidos com ácido hialurônico e antioxidantes são as principais escolhas para hidratar bem o rosto. No caso da pele oleosa, por exemplo, as melhores escolhas são pelos hidratantes em sérum ou livres de óleo (oil free).

 

Beleza dos lábios

Os lábios também necessitam de proteção no inverno. Vamos conhecer o que é preciso fazer para deixá-los bonitos, macios e hidratados:

  • Evite passar a língua nos lábios com frequência. A saliva tem um pH mais ácido que o da pele e pode ressecá-los;
  • Para que não haja a perda de água na região dos lábios, é importante aplicar hidratantes específicos com ácido hialurônico, vitamina E, ceramidas e ômegas 3 e 6 na composição. Se os hidratantes tiverem filtro solar em sua formulação, melhor ainda, porque o sol também resseca os lábios.
  • Não é recomendado usar vaselina, silicone de cabelo ou hidratante corporal na boca, esses produtos não são apropriados para a área. Uma dica que funciona é usar pomada para assaduras de bebês nos lábios com o objetivo de hidratá-los. Essas pomadas são ricas em vitamina B5 e tem ação cicatrizante.
  • Os batons com hidratantes aumentam a umidade dos lábios e também são bons aliados contra o ressecamento.

 

Beleza dos cabelos

Água quente para lavar os cabelos não é uma boa escolha. A melhor opção para não agredi-los no inverno é o uso da água morna. A água excessivamente quente prejudica a preservação da oleosidade natural do couro cabeludo, que tem a função de lubrificar os fios, o que pode provocar ressecamento, aparecimento de caspas e também tornar os cabelos quebradiços. Em alguns casos, é comum o organismo entender que é preciso repor a ausência de oleosidade, deixando os cabelos com aquele aspecto engordurado.

Além da água morna, sempre opte por xampus e condicionadores específicos ao seu tipo de cabelo. As hidratações semanais com cremes e máscaras também ajudam na beleza dos fios. Antes do uso da chapinha ou secador é sempre bom aplicar um protetor térmico nos cabelos.

 

Beleza das unhas

Quem não gosta de ter unhas fortes, bonitas e vistosas? Poucos sabem, mas o clima seco e frio ajuda no ressecamento das unhas e cutículas tornando-as mais frágeis que o normal. Fissuras e descamações são alguns dos problemas.

Para ajudar a preservar sua estrutura evite água muito quente. O uso de luvas é uma boa opção para o manuseio de produtos químicos e detergentes. Dê preferência por removedores de esmalte com componentes oleosos, no lugar da acetona.

Faça a opção por cremes hidratantes específicos para as mãos, com agentes que nutrem a pele e as cutículas. Vale lembrar que, os hidrantes atuam também sobre a queratina, um dos principais compostos das unhas, tornando-as mais flexíveis e menos propensas a se racharem.

A cada lavagem das mãos, aplique o creme e massageie com cuidado para que ele penetre bem na derme. Massageie também as cutículas para ajudar a estimular o crescimento das unhas de forma mais saudável. A noite ao deitar-se, esfregue um pouco de óleo vegetal nas cutículas para amaciá-las e hidratá-las profundamente.

 

Dieta balanceada

No inverno é normal exagerarmos um pouco nas comidinhas. Então, que tal escolher alimentos que ajudarão a cuidar da sua pele? Isso mesmo! Os cuidados com o corpo podem começar de dentro para fora.

Alimentos ricos em ômega 3, como peixe, linhaça, nozes e abacate, têm o poder de amenizar o ressecamento da pele. Procure também ingerir produtos ricos em zinco, como ostras, feijão, peru, caranguejo e carnes magras. Vitaminas como A e E são ótimas soluções para pele seca já escamada.

No inverno as pessoas não têm o hábito de beber água e outros líquidos. Isso é um erro, pois durante o inverno também se elimina água do corpo e é preciso repor essa perda. Por isso, lembre-se de beber bastante água, pelo menos 2 litros ao dia. Caso escolha os sucos, opte pelos naturais, feitos de frutas frescas, como morango, laranja, mexerica e limão. Estas frutas são fonte de vitaminas e minerais, e ajudam a neutralizar os radicais livres. Os chazinhos também são muito bem-vindos!

Não somente o inverno, mas o ano todo é tempo de zelar pela beleza do corpo, dos cabelos, das unhas, portanto cuide de você!

 

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 50932 / RQE: 36056

Author Info

Proplastica Cirurgia Plástica