Clínica ProPlastica

Existe idade para operar as pálpebras?

Existe idade para operar as pálpebras?

A blefaroplastia ou plástica de pálpebras é a cirurgia que tem por objetivo retirar o excesso de pele e dos bolsões de gordura que se acumulam na região palpebral. Essas alterações podem ocorrer nas pálpebras superiores, nas inferiores ou em ambos os locais.

À medida que a pessoa envelhece, a pele perde sua elasticidade, tornando-se flácida e com rugas. Este processo, que também pode ser acelerado pela perda súbita de peso, faz com que as pálpebras fiquem salientes. Essas alterações podem ser evidenciadas pelas dobras da pele e pelo abaulamento dessa região, conferindo um aspecto facial de tristeza e cansaço.

A cirurgia das pálpebras é indicada para homens e mulheres que se encontram em boa condição de saúde e com expectativas realistas em relação à cirurgia. Não há uma idade correta para realização da blefaroplastia. A presença de flacidez na região ocorre, geralmente, após os 30 anos de idade. Mas, o momento de fazê-la é quando o excesso de pele é evidente e incomoda.

Motivos que podem gerar excesso de pele e gordura nas pálpebras

Os fatores que podem gerar este problema são:

  • Idade;
  • Textura da pele;
  • Característica genética

Há ainda duas situações que a cirurgia é recomendada. Uma delas é quando se tem ptose ou ainda pseudoptose palpebral. No primeiro caso, a pálpebra acaba caindo por causas musculares. Já no segundo, a queda acontece devido ao excesso de pele.

Quando o paciente é examinado pelo cirurgião plástico, ele fará uma análise profunda, para intervir somente na área afetada, para que o indivíduo tenha benefícios com a cirurgia.

O que pode causar a necessidade de operar as pálpebras de pessoas jovens?

Jovens entre 20 e 30 anos e que já apresentam excesso de pele e bolsas de gordura na pálpebra superior não combinam com a jovialidade dos dias atuais e isso pode afetar sua autoestima. E nas mulheres isso é um incômodo para uma maquiagem marcante nos olhos, o que leva pessoas desta idade a já procurarem a cirurgia de blefaroplastia, que normalmente é feita em pessoas um pouco mais velhas.

Quando a pessoa ainda é jovem, ou seja, desfruta-se da juventude e já apresenta excesso de pele nas pálpebras, qual seria o motivo dessa flacidez?

Um olhar mais pesado com pálpebras caídas em jovens pode ser fruto de uma herança genética, que pode acometer homens e mulheres antes mesmo dos 30 anos, quando os sinais visíveis começam a incomodar. E os jovens são mais negligentes com a exposição solar, o que endossa o envelhecimento na região.

A cirurgia pode ser realizada a partir de qual idade?

A indicação para operar as pálpebras é a partir de 18 anos. O mais importante é o paciente estar bem informado sobre os resultados reais do procedimento. A saúde deve estar em boas condições, com exames de sangue e cardiológicos dentro da normalidade.

Portanto, mesmo em pessoas mais jovens deve ser realizado um diagnóstico minucioso, para saber a real necessidade da cirurgia. Serão analisadas características da pele, influência genética, exposição ao sol, entre outros fatores. Em pacientes jovens as mudanças de pálpebras podem gerar uma discrepância maior, pois a pele do rosto é rígida, ou seja, sem flacidez, o que não harmoniza com uma pálpebra caída e flácida.

É importante sempre lembrar que ao fazer a cirurgia você estará fazendo uma troca, melhorando uma alteração em troca de uma cicatriz. No caso da blefaroplastia as cicatrizes costumam ser de boa qualidade e em locais de fácil camuflagem.

Como é feita a cirurgia nas pálpebras?

O procedimento é relativamente rápido  dura entre 1 a 2 horas. A anestesia é local com ou sem sedação (mais comum) ou anestesia geral.

O cirurgião irá marcar o excesso de pele e faz o corte com o bisturi, em seguida cauteriza com bisturi elétrico e dá pontos na região exterior das pálpebras ou faz o uso de adesivos cirúrgicos de pele, ao invés de pontos.

Em casos de ptose palpebral (queda da pálpebra por causas musculares) o médico corrige a musculatura ou, quando muito grave, ele faz a elevação das sobrancelhas para compensar a ptose palpebral. A cirurgia é realizada de forma ambulatorial, ou seja, o paciente fica internado apenas algumas horas.

Para uma boa recuperação, o paciente deve seguir todas as orientações do médico para que a cirurgia seja um sucesso.

A cirurgia das pálpebras levanta o olhar e autoestima

Por que sofrer com incômodos no corpo se a cirurgia plástica está ao nosso favor? As pálpebras caídas deixam o olhar com uma expressão cansada e triste. Mas, você não precisa passar por este desagradável desconforto, sendo que a solução está na blefaroplastia.

Agora que, você já sabe que não existe uma idade certa para realizar esta cirurgia, procure nossa clínica para saber mais detalhes. Nós faremos uma avaliação médica e podemos esclarecer mais sobre o assunto.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dr. Alexandre Marcondes
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 11209 / RQE: 8680