Clínica ProPlastica

Higiene no pós-operatório

Higiene no pós-operatório

A cirurgia plástica além de mudar a aparência física, pode proporcionar um grande aumento da autoestima, mas para que tudo ocorra com a maior segurança possível são necessárias algumas medidas para uma programação cirúrgica bem-sucedida.

Após escolher o profissional especializado e capacitado para realizar a cirurgia plástica, a paciente deverá passar por uma avaliação clínica criteriosa. Essa medida, além de estreitar a relação entre médico e paciente, promove maior segurança para ambas as partes.

Os cuidados com a cirurgia devem ocorrer antes, durante e depois. Um desses cuidados está relacionado à higiene, que começa no hospital. A equipe de médicos e enfermeiros é responsável pela higiene da paciente enquanto ela estiver hospitalizada, mas os cuidados também devem ser estendidos para casa após a alta.

Alguns pacientes, por falta de higiene adequada das mãos ou materiais utilizados nos curativos em casa, acabam desenvolvendo infecções no local da cirurgia, que podem gerar complicações. Sendo assim, os cuidados ao manusear os curativos, também devem ser feitos com muita cautela, seguindo todas as orientações do médico cirurgião.

 

Higiene das mãos

Uma boa higiene das mãos, com água e sabão, antes e depois de cada curativo é um procedimento que evitará possíveis infecções. É muito importante lembrar que as unhas acumulam sujeira e podem levar bactérias para a área operada do corpo, caso não sejam lavadas adequadamente. Então, o cuidado com a limpeza das unhas é essencial. O uso de álcool em gel e luvas de silicone pode garantir um melhor resultado no manuseio dos curativos.

 

Banho após a cirurgia plástica

Quando autorizado pelo médico, o banho também requer cuidados especiais, como por exemplo, o uso de toalhas limpas e macias. Para secar a região do corpo que foi operada após o banho, deve ser usada uma toalha exclusiva, evitando assim, possíveis infecções e contaminações advindas de outras partes do corpo. Mesmo fazendo a higiene com um belo banho, bactérias de certas regiões podem ser transmitidas para outras partes do corpo. A região púbica, por ser uma área mais úmida que o restante, merece atenção especial para que fungos não se proliferem, causando micose

Na maioria das cirurgias plástica é necessário o uso de cintas pós-cirúrgicas, mas isso não significa que não deve tirar para tomar banho. A orientação normalmente é usar a cinta o dia inteiro no primeiro mês retirando apenas para tomar banho e colocar novamente. Após os primeiros dias o curativo  costuma ser apenas com fita de micropore o que permite a lavagem com água e sabonete neutro por cima. Sempre manter o local seco após lavar.

 

Higiene do ambiente

Para evitar infecções, além dos cuidados com as mãos e o corpo, o ambiente e objetos também precisam ser observados. Algumas dicas simples podem te ajudar muito:

  • Fazer a trocar da tolha a cada banho;
  • Trocar os lençóis da cama diariamente, principalmente se tiver manchado com alguma secreção;
  • Evitar contato com os bichos de estimação;
  • Evitar a poeira e manter o ambiente o mais arejado possível;
  • Lavar a malha pós-cirúrgica frequentemente

 

Outros cuidados importantes após uma cirurgia

O esforço físico é a principal causa do rompimento dos pontos. Por isso, é importante seguir a orientação médica de não praticar atividades que exijam esforço físico, pelo prazo estabelecido. Os medicamentos devem ser tomados sempre na frequência sugerida pelo médico.

Ao sinal de qualquer irregularidade, como febre acima de 38ºC, dor que não passa com os analgésicos indicados pelo médico, manchas de sangue ou outro líquido no curativo é aconselhado consultar o médico ou ir à urgência do hospital.

Manter todos os cuidados necessários irá garantir sucesso no resultado da cirurgia e a saúde em perfeito estado.

 

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 50932 / RQE: 36056