Clínica ProPlastica

Ninfoplastia

Ninfoplastia

A Ninfoplastia conhecida também como Labioplastia ou cirurgia íntima, é uma cirurgia que tem o objetivo de reduzir o tamanho dos pequenos lábios para deixá-los com o tamanho natural. Esta cirurgia é indicada para quem apresenta a hipertrofia dos pequenos lábios, ou seja, quando os mesmos têm o seu tamanho aumentado. É comum a paciente com essa hipertrofia sofrer com o constrangimento mediante seu parceiro sexual.

Os pequenos lábios vaginais tem a função de proteger a entrada da vagina, impedindo o surgimento de infecções bacterianas, além de promover a lubrificação local. Em algumas mulheres os pequenos lábios crescem de forma exagerada, acarretando desconforto, constrangimento e até dor durante a relação sexual. A Ninfoplastia visa reduzir o tamanho dos pequenos lábios, mas com cuidado para não retirar muito, pois a redução em excesso pode provocar o ressecamento, principalmente após a menopausa, fase em que a mulher tem a lubrificação vaginal diminuída.

 

Como é realizada a Ninfoplastia?

A cirurgia de Ninfoplastia pode ser realizada com anestesia local, anestesia raqui ou peridural com sedação para que a mulher durma durante o procedimento. A alta hospitalar ocorre, normalmente, no mesmo dia da cirurgia..

Durante o procedimento o cirurgião retira parte dos pequenos lábios e reconstrói essas estruturas. É necessário o uso de pontos no local, normalmente absorvíveis, ou seja, que não precisam ser retirados posteriormente e as cicatrizes costumam ser discretas. Geralmente a cirurgia dura, em média  40 minutos à uma hora e meia.

Segundo a literatura médica, a cirurgia íntima também pode melhorar o aspecto dos grandes lábios, e é possível fazer basicamente duas abordagens:

  • Para diminuí-los utiliza-se pequenas cânulas de lipoaspiração na parte interna do grande lábio. A cicatriz fica bem discreta.
  • Quando se trata do envelhecimento, perda de peso ou fatores de hereditariedade pode acontecer de os grandes lábios ficarem “murchos”. Neste caso, o médico cirurgião pode melhorar a região com aplicações de gordura da própria paciente. A chamada lipoenxertia estruturada.

 

Quanto retirar?

O cirurgião plástico é o profissional mais indicado para a realização deste procedimento, e a tomada de decisão sobre a quantidade a ser retirada é feita por ele. Pois, o cirurgião avaliará qual a quantidade correta para o benefício estético da paciente, pensando também na função dos pequenos lábios.

Vale esclarecer que, a ideia é tirar o excesso, ou seja, a porção dos pequenos lábios que fica aparente quando a mulher está em posição normal, esta é a parte que se projeta para fora dos grandes lábios.

 

Resultados da Ninfoplastia

Geralmente após a cirurgia de Ninfoplastia o resultado pode ser observado em aproximadamente 2 meses. O aspecto final é natural e duradouro. Porém, o amadurecimento da cicatriz e o resultado definitivo só ocorrem após 6 meses a um ano.

É importante dizer que, a cicatriz fica praticamente imperceptível, devido as características do local.

 

Contraindicações

Não há contraindicações absolutas para a Ninfoplastia, mas como em qualquer cirurgia, pessoas com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca, em descontrole devem evitar procedimentos cirúrgicos.

Pacientes que apresentam infecção ativa no local ou corrimento devem fazer tratamento antes de se submeter a esta cirurgia. A recomendação para pacientes fumantes é que suspenda o uso do cigarro por pelo menos 1 mês  antes do procedimento. As mulheres com hipertensão, diabetes ou asma devem ser avaliadas sobre o risco da cirurgia.

 

Cuidados no pós-operatório da ninfoplastia

É comum que a mulher apresente sensibilidade e desconforto durante o processo pós-operatório. Portanto são necessários alguns cuidados e paciência.

Repouso: Geralmente o repouso relativo, ou seja, evitar carregar peso e fazer esforço físico, deve ser realizado no período de dois a três dias após a cirurgia. Depois disso, podem voltar à rotina de trabalho, aquelas pessoas que trabalham em escritório e não demandam realizar grandes esforços físicos. Já para as pessoas que trabalham com esforço físico ou que precisam caminhar muito devem esperar por pelo menos três semanas para retornar ás suas atividades.

Relações sexuais: para um resultado mais eficaz e sem problemas de infecções, por exemplo, as relações sexuais devem ser evitadas por pelos menos 30 dias. Caso contrário os pontos podem ficar comprometidos. Vale ressaltar que, os pontos da cirurgia são absorvíveis e não há necessidade de retirá-los.

Higiene do local: O ideal é que a mulher não menstrue logo após a cirurgia, portanto o planejamento é fundamental. Em caso de menstruação o mais indicado é o uso de absorvente interno. Lavar a região com água e sabão neutro sempre que for ao banheiro garantirá menos chances de infecção. A secagem pode ser feita com papel higiênico, mas é importante evitar muito atrito com o local, portanto deve-se passar o papel suavemente. Sempre ter na bolsa lenço umedecido, pois se estiver na rua facilitará a higiene.

Na hora do banho o uso de água morna e sabonete neutro é o mais indicado. Não há necessidade de produtos antissépticos e nem sabonetes íntimos próprios para genitália.

Sensibilidade à dor: A sensibilidade à dor varia de pessoa para pessoa. A dor após a cirurgia íntima feminina é suportável, mas pode aumentar caso os pequenos lábios inchem demais, causando atrito entre eles. Para evitar o problema seguem algumas dicas:

  • Fazer compressas geladas na região;
  • Manter repouso de dois a três dias;
  • Não realizar exercícios físicos;
  • Tomar banhos mornos com uso de sabonete neutro;
  • Não esfregar a região e fazer o uso dos medicamentos recomendado pelo médico.

Em caso de dor aumentada, analgésicos simples do tipo dipirona podem ser usados. É possível sentar-se logo após a cirurgia, uma vez que a área não sofrerá nenhuma pressão anormal nesta posição.

Para saber mais sobre Ninfoplastia, agende uma consulta conosco.

 

Escreva-me através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dr. Alexandre Marcondes
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 11209 / RQE: 8680