Clínica ProPlastica

Preenchimento Labial

Preenchimento Labial

É desejo de muitas mulheres ter os lábios carnudos, atraentes e mais sensuais. Através do Preenchimento Labial essa vontade pode se tornar realidade. Esta técnica permite de uma forma simples, rápida e prática a obtenção dos lábios mais volumosos, mas sempre proporcionais ao seu rosto.

Os produtos mais recomendados para se fazer um Preenchimento Labial são o ácido hialurônico, que tem efeito temporário, e a gordura do próprio paciente, que tem efeito permanente. Qualquer pessoa pode se beneficiar desta técnica, simplesmente para aumentar os lábios, deixando-os mais carnudos ou por recomendação de um cirurgião plástico para deixar o rosto em harmonia.

Vale ressaltar que, que Cirurgiões Plásticos ou Dermatologistas são os profissionais mais preparados para fazer o procedimento de Preenchimento Labial.

 

Como é feito o preenchimento?

Depois de uma consulta com o especialista para esclarecer todas as dúvidas sobre a técnica e ter agendado o procedimento, o cirurgião aplica um creme anestésico para amenizar a sensibilidade no local. O Preenchimento Labial é realizado de acordo com a necessidade de cada caso, como por exemplo, sob as rugas, em volta dos lábios, no contorno dos lábios, na parte vermelha (superior e inferior) para os pacientes que precisam de volume e até por dentro da boca para projetar o lábio.

Por meio de injeção e com agulhas finas, o ácido hialurônico, que é um dos produtos mais comuns na utilização desta técnica, é aplicado nos pontos marcados pelo especialista. Além de preencher os lábios e as linhas de expressão, dependendo do tipo de ácido hialurônico utilizado ele também vai atrair moléculas de água, hidratando a profundamente a região. Devido ao estiramento das estruturas com a volumização, há uma indução de formação do próprio colágeno da paciente.

A quantidade e a forma de aplicar sempre são individualizadas e customizadas, podendo variar bastante de acordo com o perfil de cada pessoa.

 

Benefícios do Preenchimento Labial

São muitos os benefícios que este procedimento proporciona aos seus pacientes.

  • Realce e aumento do volume dos lábios;
  • Melhora na simetria do rosto;
  • Melhor definição do contorno labial;
  • Hidratação profunda
  • Ameniza as rugas dos lábios;
  • Melhora da flacidez e aparência natural;
  • Eleva a Autoestima.

 

A Recuperação

O Preenchimento Labial não é considerado uma cirurgia, mas sim um procedimento minimamente invasivo, pois é realizado no próprio consultório, sem necessidade de internação hospitalar. Após avaliação do médico e com autorização dele, o paciente possivelmente poderá retomar as suas atividades no mesmo dia.

Após o preenchimento geralmente pode ocorrer vermelhidão no local, inchaço, sensibilidade, equimose ( ficar roxo no local). Se acontecer é normal e o incômodo desaparece em 1 ou 2 dias e em pouco tempo o resultado final aparecerá. Fazer o uso de compressa com gelo ajuda amenizar o inchaço.

Nas 48 horas após o procedimento é preciso evitar qualquer tipo de impacto no local. Portanto, cuidado com copo e garfo ao levar à boca. É preciso ainda fazer assepsia interna e externa para evitar infecções.

Os lábios ficam com aspecto e função normais após o procedimento, mas pode haver sensação de boca dura ou repuxando caso tenha sido usado preenchedor com anestésico, mas melhora em poucas horas. Vale ressaltar que é importante fazer o Preenchimento Labial respeitando a quantidade indicada pelo médico, promovendo assim um aspecto natural e saudável.

 

O Preenchimento Labial pode causar reação alérgica?

A chance de reação alérgica é mínima, de acordo com literatura médica geralmente a probabilidade aparece em 0,1% dos casos, ou seja, é pouco comum. O organismo tolera bem a presença do ácido hialurônico, pois ele é matéria-prima de células do nosso corpo, mesmo quando sintético é reconhecido pelo nosso organismo. Se a pessoa tiver reação alérgica vai aparecer entre o terceiro e o sétimo dia do procedimento. Qualquer sinal anormal como, por exemplo, aumento da temperatura no local, vermelhidão e inchaço que não melhoram, você deverá procurar pelo seu médico para que ele avalie e tome as providências necessárias.

 

Quem não pode fazer o Preenchimento Labial?

Não é recomendado o Preenchimento Labial para casos de:

  • Gestação;
  • Lactação;
  • Doenças autoimunes e imunodepressão.

Importante: se você tem herpes recorrentes, aquelas bolinhas que estouram na boca, tem que avisar o médico, pois pode acontecer de as feridas aparecem após a aplicação.  O especialista, sabendo desta informação com antecedência, prescreverá uma medicação para tratamento a ser utilizada antes do procedimento, evitando possíveis transtornos. Então dá para fazer tudo bem confortável.

 

Duração do preenchimento labial

A previsão do efeito do Preenchimento Labial é de, geralmente, 9 a 12 meses. Após este período o ácido hialurônico será naturalmente absorvido pelo organismo. Boas dicas para se ter mais sucesso com o procedimento, envolvem, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, ter uma alimentação saudável, ingerir muita água e cuidar bem da pele do rosto como um todo.

 

Curiosidades sobre Preenchimento Labial

O Preenchimento não é a mesma coisa que Botox. O preenchimento é uma técnica utilizada com um material que vai dar volume, enquanto o Botox utiliza uma toxina para paralisar a musculatura.

Uma vantagem do preenchimento com ácido hialurônico é que caso haja algum efeito não desejável ou caso a paciente não goste do efeito do procedimento com ácido hialurônico achando o efeito exagerado, o especialista tem a opção de aplicar uma substância chamada hialuronidase. Esta substância irá de gradar o produto do preenchimento mais rápido e baixar o volume.

O efeito do Preenchimento Labial com ácido hialurônico geralmente pode desaparecer em até 12 meses. Porém, o efeito estimulador de colágeno que ele provoca faz o resultado durar mais tempo, ou seja, o produto vai embora, mas deixa o estímulo preenchedor.

Já é consagrado o preenchimento com gordura autógena (gordura do próprio corpo), por cirurgiões plásticos com ótimos resultados e permanentes. Ela pode ser retirada de locais com acúmulo de gordura, sendo as melhores regiões o culote, face interna do joelho, região periumbilical.

 

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 50932 / RQE: 36056