Clínica ProPlastica

Quais as indicações de uma lipoescultura

Quais as indicações de uma lipoescultura

As indicações de uma lipoescultura envolvem algumas questões que devem ser analisadas pelo cirurgião plástico e iremos comentá-las neste artigo. Mas, antes disso, vamos entender o que é a lipoescultura.

A lipoescultura envolve a combinação das técnicas de lipoaspiração e lipoenxertia. A lipoenxertia usa a gordura em excesso do próprio corpo da paciente removida de alguma região através da lipoaspiração para modelar a silhueta, de modo a preencher, aumentar e aperfeiçoar as estruturas flácidas, depressões ou áreas com pouco tecido adiposo.

Principais indicações

A lipoescultura está indicada para pacientes com acúmulo de gordura localizada em áreas específicas do corpo e que necessitam do preenchimento em outras partes devido à falta de tecido gorduroso. É muito importante que estas pessoas estejam dentro do peso normal ou próximo dele, com o objetivo de gerar resultados mais satisfatórios.

Geralmente a gordura é lipoaspirada de áreas que naturalmente costumam acumular células adiposas, como abdômen, flanco, dorso, pernas, braços e na tão falada papada que encontra-se abaixo do queixo. É importante ressaltar que o procedimento não pode ser realizado em regiões de articulações.

A gordura retirada dessas regiões passa por um processo de purificação e depois é enxertada em áreas que precisam de maior volume, como nos glúteos, em vincos do rosto, depressões na pele, entre outros.

Bons candidatos para a lipoescultura

Abaixo iremos citar quem seriam os bons candidatos para realizar a lipoescultura:

  • Pacientes com pele firme, elástica e com boa saúde;
  • Pacientes que mesmo com exercícios físicos regulares, não conseguem eliminar gorduras localizadas;
  • Pessoas com silhueta irregular, necessitando do preenchimento de gordura em algumas partes do corpo;
  • Pacientes conscientes que a lipoescultura não irá emagrecê-lo;
  • Pessoas que mesmo após a cirurgia irão manter hábitos alimentares saudáveis e prática de exercícios físicos.

A lipoescultura irá acabar com minha flacidez?

O objetivo da lipoescultura é preencher algumas partes do corpo com gordura aspirada de outras regiões. Mas, se existe muita flacidez de pele, o cirurgião pode não conseguir modelar o corpo do paciente com resultados satisfatórios. Portanto, deve-se avaliar a necessidade de outras técnicas cirúrgicas para retirar o excesso de pele, como por exemplo, a abdominoplastia, lifting facial, torsoplastia, entre outros.

A lipoescultura não faz milagres. Como em qualquer outro tipo de cirurgia, existem fatores que não dependem do cirurgião. A idade, os volumes de gordura a ser aspirada, a flacidez de pele e a acomodação da gordura e da pele no pós-operatório podem interferir no resultado final. Geralmente, uma segunda ou mesmo terceira cirurgia pode fazer parte do programa de tratamento.

 

Cicatriz de lipoescultura

Após avaliar as indicações de uma lipoescultura para a paciente e agendada a cirurgia, surge mais uma dúvida que deixa as pessoas preocupadas. E a pergunta é: como ficará a cicatriz?

É importante informar que, todo procedimento cirúrgico deixa cicatrizes, porém as cicatrizes da lipoescultura são pequenas, com cerca de 5 milímetros a 1 cm, o que as tornam discretas. Além disso, sua localização costuma ser estratégica, em locais como dentro do umbigo, ou abaixo da marca do biquíni.

Resultado da lipoescultura

Geralmente, alguns resultados normalmente são visíveis após 3 semanas, porém, o resultado definitivo só pode ser visto cerca de 4 meses após a cirurgia, devido à redução do inchaço e da inflamação. Assim, no local onde se retirou a gordura, fica-se com as curvas mais definidas, enquanto no local onde se colocou a gordura, fica-se mais redondo e preenchido, aumentando o tamanho e diminuindo os sulcos.

Embora, não seja uma cirurgia para emagrecer deixa o corpo com curvas mais bonitas o que aumenta a sensação de emagrecimento, pois é removida a gordura localizada.

Após a leitura do texto as indicações de uma lipoescultura ficaram mais claras para você? Ter um corpo bonito e definido pode deixar de ser uma vontade e tornar-se realidade.  Nunca esquecendo de que alimentação saudável e exercício físico são associações fundamentais para o melhor resultado!!

Ligue e agende uma consulta, pois será um prazer receber você em nossa clínica.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 50932 / RQE: 36056