Clínica ProPlastica

Qual a diferença entre Rinoplastia e Rinomodelação?

Qual a diferença entre Rinoplastia e Rinomodelação?

Não é preciso ir muito longe para achar uma pessoa que esteja insatisfeita com alguma parte do seu corpo. E, muitas delas encontram na cirurgia plástica a solução para resgatarem a sua autoestima e se sentirem mais felizes. Atualmente é possível fazer correção em todas as partes do seu corpo, optando por procedimentos tradicionais ou mais modernos. Dois exemplos desses procedimentos e que iremos falar hoje é sobre Rinoplastia e a Rinomodelação.

Então vamos entender sobre os dois procedimentos?

Rinoplastia X Rinomodelação

A Rinoplastia é uma cirurgia plástica e a Rinomodelação trata-se de um procedimento minimamente invasivo, preenchimento com ácido hialurônico, e ambos são voltados para a correção de alterações  do nariz. Cada uma das técnicas possui suas particularidades e são indicados para casos diferentes. Entender melhor e tomar a decisão de optar por um ou por outro procedimento faz toda diferença.

Existem algumas dúvidas sobre o que é cada uma dessas técnicas. Veremos os detalhes sobre a Rinoplastia e Rinomodelação logo abaixo:

Rinoplastia

A Rinoplastia é a cirurgia plástica indicada para correção estética e muitas vezes funcional, quando necessária,do nariz, e as possibilidades são inúmeras, como por exemplo, aumentar ou diminuir o nariz, dar projeção à ponta, diminuir as asas nasais, melhorar a projeção do dorso nasal e até diminuir a giba óssea, que é como os especialistas chamam o “osso” ou “calo” do nariz.

A rinoplastia é a cirurgia plástica indicada para quem está insatisfeito com o formato natural do nariz. Muitas vezes a cirurgia é associada a outros procedimentos nasais, como a correção do septo nasal e a turbinectomia, que é a retirada de parte dos cornetos nasais, a popular carne esponjosa, que costuma aumentar na presença de alergias, como a rinite. Geralmente, a rinoplastia pode ser feita a partir dos 15 anos de idade, fase em que o desenvolvimento facial do paciente já está concluído.

Existem duas técnicas usadas para a rinoplastia:

  • Técnica aberta ;
  • Técnica fechada.

Na técnica aberta é feita uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas, e na parte interna de cada narina. Na técnica fechada, há incisões apenas dentro das narinas.

Pode haver edema até mais de uma ano após a cirurgia, mas seu resultado é definitivo.

Rinomodelação

A Rinomodelação tem o mesmo objetivo estético da rinoplastia, que é a correção estética do nariz do paciente, mas funciona de uma forma muito diferente. Portanto não corrige alterações funcionais. Nesse caso, o processo não é cirúrgico, ou seja, sem bisturis, apenas com anestesia tópica, quando necessário e aplicação com agulhas e seringas.

Durante o procedimento, o médico injetará o ácido hialurônico em pontos específicos, permitindo uma correção imediata da anatomia do nariz.

Não existem variações para a rinomodelação. As aplicações são feitas pelo cirurgião e o ácido hialurônico é um produto natural do nosso organismo. Esse é um procedimento completamente estético, não aplicável para correção de disfunções funcionais, como o caso de problemas respiratórios.

O resultado não é definitivo e dura cerca de 12 a 18 meses.

Qual é o procedimento mais indicado?

Existem algumas dúvidas e confusões sobre a indicação da rinoplastia e a rinomodelação. Pois, várias pessoas acreditam que a rinomodelação pode substituir a rinoplastia, o que não é uma verdade. Antes de escolher entre um procedimento e outro, é preciso consultar um cirurgião plástico.

O médico solicitará alguns exames e realizará análises para saber qual o objetivo e qual tipo de técnica se aplicam ao caso do paciente.

A rinoplastia é uma cirurgia indicada para alterações estrutural maiores, tanto na função como na forma do nariz. Seguem abaixo algumas correções indicadas para a rinoplastia:

  • Diminuição ou remodelamento do formato natural do nariz;
  • Alterações estruturais;
  • Levantar ou afinar a ponta do nariz;
  • Redução das asas nasais.

 

Vale ressaltar que existem outros casos aplicáveis à rinoplastia.

Algumas ponderações importantes

 

  • Realizar a Rinoplastia ou Rinomodelação com um mediico habilitado ( cirurgião plástico oi dermatologista), pois ele terá o conhecimento anatômico do nariz e estará preparado e qualificado adequadamente para atender o paciente com segurança;

 

  • Realizar os exames solicitados pelo médico para atestar as condições de saúde do paciente, antes de se submeter à rinoplastia ou rinomodelação;

 

  • O pós-operatório da rinoplastia pode exigir o uso de tampões no nariz, que serão retirados de acordo com a orientação do médico. Como existem pontos, é preciso um tempo de descanso e cuidado maior para que esses não se rompam. Geralmente a retirada dos pontos acontece com uma semana após a cirurgia;

 

  • O paciente que fez a rinoplastia também precisa atentar-se para alguns cuidados pós-cirúrgicos. Atividades que exigem muito esforço precisam ser suspensas por cerca de 30 dias ou pelo tempo indicado pelo seu médico. É normal que tenham inchaços e alguns edemas na região operada. No geral, o resultado definitivo de uma rinoplastia pode ser percebido em até 12 meses.

 

  • Já a rinomodelação o pós-procedimento é menos complexo e o processo de recuperação é diferente. Após a aplicação do ácido hialurônico, o médico provavelmente indicará apenas a aplicação de compressas de gelo, com a finalidade de reduzir o inchaço que aparecerá nos primeiros dias e caso seja necessário é possível reverter os efeitos da rinomodelação, através de uma enzima chamada hialuronidase.  Apesar de ser um procedimento considerado minimamente invasivo, pode ter complicações gravíssimas como.a necrose da pele ou embolia, por isso deve ser muito bem avaliada a possobilidade de realização da mesma. Como não tem resultado definitivo e tem seus risco, é mais recomendada para refinamentos , ou seja alterações pequenas, após uma rinoplastia e não para alterações importantes da estrutura nasal.

 

Depois de conhecer os dois procedimentos e se ainda está com dúvida sobre qual é o melhor para você, o ideal é consultar o seu médico.

 

O cirurgião plástico após uma análise detalhada do seu rosto, poderá indicar a técnica mais adequada para o seu caso.

 

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 50932 / RQE: 36056