Clínica ProPlastica

Saiba como a Rinoplastia pode melhorar a sua autoestima

Saiba como a Rinoplastia pode melhorar a sua autoestima

Como é bom se olhar no espelho e se sentir bem com a aparência do rosto. Este sentimento faz parte do conjunto da felicidade e autoestima. O nariz é uma parte da face que colabora para harmonia e estética do rosto. Portanto, quando há o desejo de corrigir imperfeições no nariz, a Rinoplastia pode ajudar muitas pessoas a sentirem mais realizadas com sua aparência, pois um nariz proporcional e bem desenhado pode modificar a estética do rosto.

A Rinoplastia ou cirurgia do nariz tem como objetivo justamente restaurar o equilíbrio do rosto ou melhorar a respiração do indivíduo. Ao longo dos anos, várias técnicas* foram desenvolvidas para adequar o formato do nariz às características individuais da face de cada paciente.

Na rinoplastia é possível:

 

  • Diminuir a largura do osso nasal;
  • Melhorar a direção da ponta do nariz;
  • Melhorar o perfil do nariz;
  • Reduzir narinas grandes, largas ou arrebitadas,
  • Melhorar a respiração
  • Tudo isso a partir da inserção de enxertos e pontos, o que leva a uma melhor harmonia facial.

 

Esta cirurgia plástica pode ser feita com anestesia geral ou local mais sedação e geralmente os resultados finais desta cirurgia podem ser verificados a partir de 3 meses após a cirurgia. É considerada uma cirurgias plásticas com recuperação pós-operatório tranquila e com pouca dor.

 

Benefícios da Rinoplastia

 

Autoestima

 

Caso a pessoa não se sinta satisfeita com a própria aparência, ela passa a desenvolver problemas de autoestima, o que pode, até afetar a vida social, já que em alguns casos, a pessoa passa a se excluir ou evitar algumas situações em sociedade. A cirurgia plástica do nariz pode ser a chave para que esse problema seja resolvido, melhorando o convívio da pessoa com as demais e, principalmente, a autoconfiança.

 

Melhoria da respiração

 

Além dos benefícios estéticos, há muitos pacientes que buscam corrigir deficiências de respiração por meio da Rinoplastia. Isto porque esta cirurgia plástica permite remodelar as paredes das fossas nasais. Dessa forma, quando há alterações como desvio de septo, há um ganho no fluxo de ar inalado, o que pode trazer vários benefícios à saúde.

A rinoplastia pode ser feita a partir dos 15 anos, nos casos que apresentam maiores alterações, idade em que o desenvolvimento facial do paciente já está concluído.

 

Harmonia do rosto

 

A beleza de um rosto harmônico é objeto de desejo de grande parte das pessoas que freqüentemente recorrem aos cirurgiões. O nariz, por estar no centro do rosto, se destaca ainda mais, o que pode ser positivo ou negativo chamando a atenção de quem nos olha e, conseqüentemente, fazendo com que nos avaliem. Um rosto esteticamente agradável pode interferir positivamente em vários aspectos da vida, tornando os benefícios maiores do que o planejado.

 

Avaliação para indicação da Rinoplastia

 

A indicação para a realização da Rinoplastia começa com um minucioso estudo da face.  Os critérios para o novo formato do nariz são a proporção e a simetria facial, através de medidas do rosto, sempre entendendo e respeitando o desejo do paciente.

Será avaliado se somente esta cirurgia resolverá o problema de harmonia facial ou se o rosto necessita de procedimentos complementares. Na maioria das vezes, o resultado estético alcançado com a Rinoplastia é satisfatório e a função nasal é restaurada.

Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, será necessário realizar exames, como por exemplo, sangue, avaliação cardiológica, entre outros. O médico pode pedir também algum exame de imagem, como a tomografia computadorizada, para avaliar com mais detalhes a estrutura nasal, principalmente nos casos que apresentam alterações funcionais.*

Vale ressaltar que, a cirurgia no nariz deve ser realizada apenas por um profissional especializado, no caso, o cirurgião plástico é um médico especialista apto para realizar a cirurgia com segurança e proporcionar ao paciente resultados de harmonia facial satisfatórios.

 

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dr. Alexandre Marcondes
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 11209 / RQE: 8680