Clínica ProPlastica

Toxina Botulínica e seus benefícios

Toxina Botulínica e seus benefícios

A toxina Botulínica é um excelente aliado da beleza. Você sabia que o procedimento é minimamente invasivo e proporciona aos pacientes ótimos benefícios? A toxina botulínica mais conhecida como Botox, ameniza ou elimina as rugas e linhas de expressão.

Com o passar dos anos, os movimentos feitos pelo rosto, como por exemplo, sorrir, franzir a testa, apertar os olhos e até a mastigação, podem mostrar os sinais mais comuns de envelhecimento, as temidas rugas. As rugas fazem você parecer cansado ou até irritado quando não está. Portanto, uma das soluções mais rápidas e mais seguras para suavizar as rugas é a aplicação da toxina botulínica.

Segundo a cirurgiã plástica Dra. Alexandra Rezende, a toxina botulínica é um ótimo procedimento para atenuar as rugas e o resultado final é surpreendente. “A aplicação do Botox deve ser feita por profissionais com experiência e de preferência que seja feita por um cirurgião plástico ou dermatologista. Isso irá garantir ao paciente uma maior segurança em casos de complicações além de resultados melhores e mais naturais”.

 

8 benefícios do uso da toxina botulínica

1- Rugas e linhas de expressão
Resumindo, a toxina botulínica tem ação de paralisar temporariamente os músculos onde foi injetada, de modo geral, em regiões de intensa movimentação da face, que apresentam rugas (como na área dos olhos, vincos entre as sobrancelhas e testa). Nestas áreas a aplicação da toxina botulínica atua para suavizar ou diminuir as rugas e linhas de expressão.

 

2- Arqueamento da sobrancelha
Para as mulheres que buscam levantar a sobrancelha e amenizar a aparência cansada na área dos olhos, a aplicação da toxina botulínica favorece a elevação da “cauda”da sobrancelha, proporcionando delicadeza e valorizando os olhos da paciente.

 

3- Combinação com outros procedimentos
Como aplicação da toxina botulínica é rápida, feita no consultório e com poucos cuidados após o procedimento, ela pode ser combinada com demais procedimentos estéticos, como por exemplo, peelings químicos, preenchimentos dérmicos ou microdermoabrasão. Juntos, os procedimentos podem contribuir para resultados mais eficazes, além do que esta combinação de terapias pode, ainda ajudar a prevenir a formação de novas linhas de expressão e rugas.

 

4- Segurança
A aplicação do botox, é um procedimento seguro, totalmente reversível e com cuidados muitos simples após a realização do procedimento, podendo o paciente retornar às suas atividades normais após o tratamento. Mas claro, como todo procedimento minimamente invasivo, pode sim ter efeitos indesejados e até mesmo complicações. A parte boa é que normalmente são alterações que não são permanentes.

 

5- Ação preventiva
A toxina botulínica quando utilizada regularmente e dentro de um planejamento de médio e longo prazo, pode apresentar ação preventiva. Pois, ela relaxa e ameniza a movimentação dessas áreas, evitando rugas e marcas de expressão mais acentuadas com o passar do tempo.

 

6- Melhora da autoestima
A busca pela beleza faz com que as pessoas melhorem sua autoestima e influenciam positivamente o meio social em que estão inseridas. Amenizar rugas e marcas de expressão não significa apagar os sinais da vida ou as experiências já vivenciadas, mas sim buscar o bem estar. E não há coisa melhor que se sentir bonita sem perder a identidade.

 

7- Aspecto natural
É pouco provável que, o paciente fique com a pele “esticada” com a aplicação da toxina botulínica. O que pode acontecer são resultados artificiais através de erros cometidos por profissionais que entendem pouco do assunto. A toxina botulínica quando aplicada por profissionais capacitados, dificilmente trará resultados artificiais. O ideal é sempre conversar com o cirurgião plástico, decidindo o que é melhor para o seu rosto e quais são suas expectativas.

 

8- Técnica sem bisturi
A aplicação do botox é feita sem cortes, ou seja, sem cicatriz. Através de pequenas injeções nos locais a serem tratados, a toxina botulínica se liga a receptores neuromusculares, impedindo a transmissão dos impulsos que partem do neurônio em direção ao músculo. Assim, a sua contração não acontece, relaxando a musculatura.

 

Quanto tempo dura a ação da toxina botulínica?

A toxina botulínica é aplicada diretamente no músculo, os efeitos do tratamento iniciam após cerca de 48h.

Em aproximadamente duas semanas é possível notar o resultado máximo, e o procedimento tem durabilidade que varia entre 4 e 6 meses. O tratamento com toxina botulínica A é temporário, pois com o tempo o músculo volta a contrair-se lenta e gradualmente. Outras sessões podem ser agendadas após este tempo e conforme orientações do especialista.

Ainda que os efeitos cosméticos da toxina botulínica tipo A não durem, é comum as pessoas não se importarem em repetir o procedimento a cada 4 ou 6 meses para manter uma aparência sem rugas. Afinal, combater os sinais do envelhecimento de uma forma pouco invasiva é uma das grandes vantagens do procedimento. Além disso, a técnica não deixa cicatriz.

 

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dr. Alexandre Marcondes
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 11209 / RQE: 8680