Clínica ProPlastica

Tudo sobre harmonização facial

Tudo sobre harmonização facial

A harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos que, como o próprio nome diz, visa proporcionar uma melhor harmonia no rosto de um modo geral.

Explicando melhor, a harmonização facial pode englobar diferentes procedimentos de beleza abrangendo os lábios, dentes, nariz, olhos, expressões e marcas faciais, dentre outros. As técnicas de harmonização facial têm sido cada vez mais procuradas devido aos excelentes e surpreendentes resultados que trazem para a paciente.

Harmonização facial: procedimentos sem cirurgia plástica

As mudanças na face podem começar através de pequenos retoques com procedimentos minimamente invasivos e injetáveis, utilizando os preenchedores como ácido hialurônico e aplicação da toxina botulínica. Vamos detalhar abaixo um pouco sobre estes procedimentos:

 

Preenchimento com ácido hialurônico

O ácido hialurônico é uma substância encontrada no próprio organismo, e ele atua preenchendo o espaço entre as células, para que fiquem bem hidratadas.

O preenchimento facial com ácido hialurônico é feito em consultório ou clínica médica, sendo aplicado diretamente em um dos locais onde é recomendado, como por exemplo, maçãs do rosto, linhas da mandíbula, lábios ou cantos da boca.

É necessária anestesia local ou tópica, e a substância entra na pele através de agulhas ou cânulas. Geralmente, não é necessário mais do que 15 minutos para aplicação, mas esse tempo pode variar segundo a quantidade de pontos a serem tratados.

Existem diferentes técnicas de preenchimento facial que podem ser aplicadas, de acordo com as condições do paciente e seus objetivos, por isso é fundamental conversar bastante com seu cirurgião plástico antes do procedimento.

Os benefícios do preenchimento facial com ácido hialurônico são diversos. Vejam alguns deles:

  • Melhora a autoestima, suavizando ou eliminando rugas faciais;
  • Proporciona ganho real de volume facial;
  • É um procedimento minimamente  invasivo, o que, normalmente, causa pouco transtorno  antes e depois da aplicação;
  • O ácido hialurônico está presente no nosso organismo e a aplicação desse produto da resultados imediatos.;
  • Durabilidade prolongada, que geralmente pode atingir 18 meses, de acordo com as condições do paciente e outras ações que podem maximizar seus efeitos positivos.

 

Toxina botulínica

A toxina botulínica (botox) irá agir em determinados músculos, fazendo com que eles fiquem bem relaxados, equilibrando, consequentemente toda a face.

As aplicações devem ser dosadas e pequenas, proporcionando assim o relaxamento da musculatura, dando uma aparência mais agradável e rejuvenescida. Os primeiros resultados geralmente acontecem entre 48 e 72 horas após a aplicação. Em casos de rugas mais profundas são necessárias mais aplicações e complementação com preenchimento.

Os pacientes que passam por técnica, obtêm muitos benefícios. Veja:

  • Reduz ou elimina rugas e linhas de expressão;
  • Pode ser um tratamento preventivo;
  • Aplicação prática e rápida;
  • Excelentes resultados.

 

Harmonização facial: procedimentos com cirurgia plástica

O conceito de um rosto bonito tem se modificado ao longo do tempo, e as pessoas têm valorizado muito mais a questão da harmonia facial do que um rosto com traços perfeitos. E o seu rosto pode ser valorizado também através de intervenção cirúrgica. Mas, lembre-se sempre de procurar por profissionais capacitados e preparados para realizar a sua cirurgia plástica. Conheça algumas cirurgias plásticas que podem deixar seu rosto mais harmonioso.

 

Bichectomia

O objetivo dessa cirurgia é criar contorno, definir e afilar a região lateral da face (bochechas), promovendo a harmonia facial do paciente. Os resultados estéticos, em geral, são muito satisfatórios quando bem indicados. Isso porque não são todos os pacientes que tem indicação ao procedimento: o profissional deve fazer uma avaliação e um estudo para entender o perfil facial do paciente e detectar se o volume nas bochechas é resultante realmente do excesso da “bola de Bichat” ou de tecido proveniente do subcutâneo da face. Para esse diagnóstico, eventualmente podem ser necessários exames de imagem.

 

Lipo de papada

A papada, também conhecida como queixo duplo, corresponde ao acúmulo de gordura abaixo do queixo. Esse excesso de tecido prejudica o contorno da face, produzindo um aspecto de envelhecimento e sobrepeso.

O tratamento da papada pode ser feito através de uma lipoaspiração da região. No entanto, umas das dificuldades desta técnica é a possibilidade de flacidez de pele causada pela retirada de gordura. Há casos em que a pele da região apresenta uma boa elasticidade e não há uma grande quantidade de gordura a ser removida. Nesses casos, apenas com a lipoaspiração chega-se a um bom resultado. Por outro lado, há casos em que já existe certa flacidez de pele, ou a quantidade de gordura que necessita ser removida é maior. Sendo assim, o cirurgião plástico analisará todas as possibilidades para chegar a um resultado satisfatório para o paciente.

 

Rinoplastia

Hoje em dia Todos os resultados de uma rinoplastia de sucesso têm uma coisa em comum: a aparência natural. O nariz mais atraente é aquele que está em harmonia com as outras características faciais. Ele deve se misturar e não ficar chamativo.

É possível modificar o tamanho do nariz, aumentando-o ou diminuindo-o, projetar a ponta, afinar, diminuir a giba óssea, dentre outras possibilidades. Podem ser feitos também, enxertos de ossos e cartilagem para alcançar o formato necessário. Porém, é importante ressaltar que o resultado final deve ser planejado levando em conta os traços naturais do paciente, bem como sua etnia. O importante é manter a harmonia facial e não obter um nariz diferente.

 

A harmonia facial é algo que pode renovar a sua autoestima. Sentir-se bem interfere em fatos cotidianos que nem imaginamos, como por exemplo, tirar uma foto. Quantas pessoas já ficaram com vergonha de sorrir, por causa dos seus lábios, ou porque estão com uma ruga em um determinado lugar, enfim, são muitos os motivos para darmos cada vez mais abertura aos procedimentos disponíveis para cuidar da beleza do rosto.

 

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 50932 / RQE: 36056