Clínica ProPlastica

Umbigo bonito após abdominoplastia?

Umbigo bonito após abdominoplastia?

Sim! É possível! Entenda um pouco mais sobre o que acontece com o seu umbigo após a abdominoplastia.

A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico, que tem o objetivo de retirar o excesso de gordura e de pele do abdômen, afim de amenizar a flacidez da barriga. Esta cirurgia pode ser feita em homens e mulheres, mas geralmente, ela é bastante procurada por mulheres após terem filhos ou por pessoas que possuem excesso de pele na região da barriga por fatores  genéticos associados a estilo de vida não saudável . Há ainda também uma grande procura por pessoas que perderam grande quantidade de peso, seja através de dieta ou cirurgia.

Umas das maiores preocupações de quem faz esta cirurgia é a posição e aparência do umbigo. Há muito mito, mas também há muita técnica envolvida para que o umbigo fique bonito após a cirurgia.

 

Mas afinal, o que tem por trás do umbigo?

O umbigo é apenas a cicatriz ocorrida após a queda natural do cordão umbilical. Ele se manifesta como uma depressão na pele. O umbigo não possui nenhuma ligação com os órgãos. Por baixo da pele há somente um tecido fibroso e a aponeurose da musculatura da região.

Apesar de simples, não conseguimos imaginar um abdômen sem o umbigo! Ele faz parte da estética corporal.

 

Conquistando um umbigo bonito

Após cirurgia de Abdominoplastia, muitos pacientes ficam com a sensação de que o umbigo mudou de lugar, ou seja, que ele “subiu”. Mas, é importante entender que o umbigo apenas voltou para sua posição original.

A flacidez na barriga, por motivos de gravidez ou excesso de peso, faz com que o orifício do umbigo acompanhe o caimento da pele, mas o pedículo (fundo do umbigo) continua preso no mesmo local de antes. O que muda de lugar é a pele do abdome. Como a paciente estava acostumada com a posição mais baixa do umbigo, este é o motivo para explicar a estranheza com relação à nova posição do umbigo após a abdominoplastia.

Além da remoção de pele e gordura, é feita a “amarração”  (plicatura) dos músculos do abdômen na cirurgia de Abdominoplastia. Durante este processo é realizada uma incisão circular ao redor do umbigo. Em seguida, a pele é esticada e cortada para retirar o seu excesso e flacidez. E um novo corte será feito, onde o cirurgião irá remodelar o umbigo utilizando a técnica mais adequadas para o caso específico  para que ele tenha a aparência mais natural e bonita possível, fazendo com que ele volte à superfície.

A posição do novo umbigo ficará aproximadamente na altura onde seria o cordão umbilical, ou seja, não mudou. Quando o umbigo é refeito, a cicatriz desse procedimento fica escondida dentro da cavidade umbilical, ou seja, fica o mais camuflada possível.

 

Cuidados com o umbigo após cirurgia

Cada paciente responderá de um jeito diferente, em relação à recuperação após a cirurgia, mas é essencial que alguns cuidados básicos sejam tomados para obter um melhor resultado e com um umbigo harmônico:

  • Lavar o umbigo adequadamente com água e sabão
  • Trocar o curativo na frequência orientado pelo seu médico;
  • Manter-se encurvada nos primeiros dias de pós-operatório de abdominoplastia;
  • Evitar exposição à luz solar;
  • Evitar movimentação excessiva, carregar peso e traumas na região abdominal;
  • Manter alimentação normal e equilibrada
  • Obedecer às recomendações médicas e realizar seu retorno conforme indicação de seu especialista.

Antes de qualquer procedimento cirúrgico é importante se certificar de que o médico é especializado no procedimento ao qual você irá se submeter, na Cirurgia Plástica isso significa ser membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). Além de avaliação clínica, exames pré-operatórios e uma boa conversa para esclarecer todas as suas dúvidas.

 

Quer saber mais?

Escreva-me através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dr. Alexandre Marcondes
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 11209 / RQE: 8680