fbpx

Clínica ProPlastica

5 dicas para antes da realização da cirurgia plástica

5 dicas para antes da realização da cirurgia plástica

Você sabe o que fazer antes da realização da cirurgia plástica?

Neste texto daremos dicas valiosas para a preparação.

O Brasil é considerado um dos países de referência quando se fala em cirurgia plástica, pois está no topo do ranking dos países que praticam esse tipo de procedimento.

Comumente, os procedimentos mais procurados são a prótese de silicone para aumento da mama, a lipoaspiração, abdominoplastia, mastopexia, lifting facial, dentre outros.

Mas, antes de realizar uma cirurgia plástica é preciso procurar um cirurgião plástico capacitado e de confiança.

Mas, como proceder para encontrá-lo?

A importância de realizar a cirurgia plástica com um especialista

Um médico especialista em cirurgia plástica é aquele que se graduou em medicina, concluiu dois anos de residência em cirurgia geral e três anos de residência em cirurgia plástica, totalizando 14 mil horas de treinamento. Ainda assim, é preciso fazer as provas para ter o título de membro da SBCP.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica só tem poder de fiscalização de seus membros. Sobretudo, médicos que exercem a medicina na clandestinidade podem ser denunciados somente para o CFM e para a Justiça.

Para saber se o médico está apto para realizar a cirurgia plástica, é direito do paciente perguntar se ele é membro da SBCP ou acessar o website da Sociedade para procurar na lista de cirurgiões se ele consta entre os membros.

Após ser consultado pelo cirurgião plástico e indicado para o procedimento cirúrgico, é preciso seguir todas as orientações para que tudo aconteça da melhor forma.

O paciente será orientado sobre o período que antecede a cirurgia e sobre o pós-operatório.

Abaixo, seguem algumas dicas sobre a preparação para o dia do procedimento cirúrgico.

Confira!

5 dicas para antes da realização da cirurgia plástica

Atenções que você precisa ter antes da cirurgia plástica:

1 – Jejum de 8 horas tanto para alimentos quanto para bebidas

Quem for se submeter a uma cirurgia plástica deve ficar em jejum absoluto por um período de 8 horas. Não é permitido ingerir nada, nem cafezinho, água ou uma bala que seja. O jejum de pelo menos 8 horas antes do procedimento assegura que o estômago estará vazio e é uma questão de segurança. Quando o paciente recebe uma anestesia, todas as funções normais e fisiológicas do organismo são alteradas. Então se o estômago estiver cheio durante a cirurgia, o conteúdo poderá ir para o pulmão ou entrar nas vias aéreas e causar até uma grave pneumonia chama broncopneumonia aspirativa ou em uma situação pior a pessoa pode se engasgar com o próprio vômito.

2 – Processo de admissão

Chegar com antecedência é importante para realizar o processo de admissão ao centro cirúrgico. Se a cirurgia está agendada para as 8 horas da manhã, é importante chegar ao hospital com pelo menos 1 hora de antecedência.

Outro ponto muito importante é de sempre deixar os exames e documentos pessoais separados para que não haja o risco de esquecimento. Portanto, é importante separar e conferir todos os documentos um dia antes e não deixar para última hora.

3 – Preparar a mala

Prepare sua mala para o grande dia, leve apenas o básico, como por exemplo, objetos para higiene pessoal, uma muda de roupas e chinelos. Lembre-se que menos é mais. E comumente, o paciente fica no hospital de um dia para o outro, sendo assim, não precisará de muita coisa.

4 – Meia e malha pós-cirúrgica

A meia e malha elástica é a melhor aliada para a circulação sanguínea, prevenindo a trombose. Comumente, os pacientes realizam a cirurgia plástica já com as meias.

No caso da malha cirúrgica é colocada no paciente depois da cirurgia. Ela é utilizada no pós-operatório exerce uma pressão suave e constante na área operada, com a finalidade de moldar a pele às novas medidas corporais e juntar tecidos que sofreram transformações durante a cirurgia.

5 – Acompanhante

Escolha alguém de confiança para ser seu acompanhante. Ter alguém do lado que te transmite segurança é muito importante para o bem estar do paciente.

Gostou das dicas 5 dicas para antes da realização da cirurgia plástica?

Procure um cirurgião plástico de confiança e faça uma avaliação.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica

Author Info

Proplastica Cirurgia Plástica

Enviar Whatsapp
Olá! Como posso te ajudar?
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?