Clínica ProPlastica

5 Dúvidas comuns sobre Ninfoplastia

5 Dúvidas comuns sobre Ninfoplastia

Preparamos este texto para esclarecer 5 dúvidas sobre ninfoplastia para que você conheça mais sobre o assunto e se sinta mais segura para tomar decisões futuras. A ninfoplastia é uma das cirurgias plástica que vem ganhando destaque no meio estético, mas o procedimento ainda é cercado por vários tabus. 

1 – O que é a ninfoplastia?

A ninfoplastia ou labioplastia é uma cirurgia que é realizada na região íntima da mulher e que consiste na redução dos pequenos lábios vaginais em mulheres  que se sentem desconfortáveis com o tamanho aumentado do mesmo. Esta cirurgia é relativamente rápida e no geral, a mulher tem alta no mesmo dia.

A ninfoplastia melhora autoestima de mulheres, que têm vergonha do seu corpo e que se sentem mal por ter os lábios maiores do que o normal. Também previne infecções, porque os pequenos lábios com grande volume podem levar ao acúmulo de secreções e feridas devido ao atrito com a roupa  quando anda.

Além disso, melhora o desempenho sexual, já que lábios muito grandes podem causar dor durante o contato íntimo ou constrangimento da mulher perante o parceiro.

Trata-se de uma cirurgia rápida, relativamente segura  e com muitas vantagens. É aconselhável ter uma conversa esclarecedora com o médico cirurgião para que você se sinta confortável e tranquila para realizar o procedimento.

Uma dica é fazer uma lista de perguntas com todas as dúvidas comuns sobre ninfoplastia e levar para a consulta médica.

 

2 – Como é feita a ninfoplastia?

A cirurgia é feita em bloco operatório com anestesia local, com ou sem sedação e dura cerca de 40 minutos à uma hora. Durante o procedimento, o médico faz o corte dos pequenos lábios na proporção adequada para a paciente e a reconstrução dos mesmos para que fiquem com uma forma mais bonita e com pouca cicatriz.

A sutura é feita com fios que são absorvidos pelo organismo, não sendo necessário  retirar os pontos.

Geralmente, a mulher recebe alta no mesmo dia do procedimento, podendo retornar ao trabalho e às suas atividades diárias cerca de três dias depois. No entanto, deve-se esperar cerca de um mês há 45 dias para voltar a ter relações sexuais e fazer exercício físico. 

 

3 – Qual o tipo de anestesia para ninfoplastia?

 

O tipo de anestesia também se enquadra nas dúvidas mais comuns sobre ninfoplastia em nosso consultório.

A anestesia da região ela pode ser realizada de duas formas e a melhor opção para você será definida pelo médico:

Anestesia local

Nesse caso, o procedimento pode ser realizado no próprio consultório médico. Uma pomada anestésica é passada sobre a região que será abordada cerca de 30 minutos antes. Posteriormente, a anestesia local é realizada sem incômodos. O procedimento é todo realizado de modo indolor. Porém, nessa opção, a paciente permanece acordada durante todo o procedimento.

Anestesia local com sedação

Indiciado principalmente para pacientes mais agitadas que não conseguem nem pensar na possibilidade de estarem acordadas durante a cirurgia. Ou aquelas que já irão realizar alguma outra cirurgia por associação. Neste caso a cirurgia deve ser feita em bloco cirúrgico..

A paciente permanece dormindo tranquilamente enquanto a ninfoplastia é realizada. Logo após acordar e se alimentar, poderá receber alta hospitalar.

4 – Como é a recuperação?

Geralmente, após a cirurgia é normal a paciente sentir inchaço, vermelhidão e diminuição da sensibilidade por aproximadamente 15 dias. É recomendado repouso relativo por três dias para uma melhor recuperação.

Embora a recuperação não seja igual para todas as mulheres, a cicatrização completa acontece após um ano, mas após cerca de 45 dias, geralmente, é o momento em que se podem retomar as relações sexuais e exercícios físicos.

Durante a recuperação, a região vaginal deve manter-se limpa e seca.

É recomendável também usar roupas íntimas de algodão,  leves e largas durante o período de recuperação.

 

5 – Quando poderei ver o resultado da ninfoplastia?

 

Logo após o procedimento é comum a região ficar inchada e vermelha ou roxa, mas com o passar dos dias esse aspecto melhora muito. No geral, após 30 dias a maioria das mulheres estará muito satisfeita com o resultado.

Com 60 dias já é possível ver uma melhora quase total, mas o ideal é aguardar até seis meses após a cirurgia, onde a cicatrização está quase  completa e não haverá praticamente mais inchaço.

Viu como a ninfoplastia tem muito mais vantagens do que se imagina? Mas, se ainda ficaram dúvidas sobre o procedimento, agende um consulta para que possamos conversar mais sobre o assunto.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 50932 / RQE: 36056

×
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?