Clínica ProPlastica

A absorção dos fios na otoplastia fechada

A absorção dos fios na otoplastia fechada

As orelhas de abano é um problema que afeta o lado social das pessoas. Porém, esta questão pode ser resolvida através da otoplastia, que é a cirurgia que promove a correção das orelhas. Existe um tipo de técnica que é a otoplastia fechada, no qual não há necessidade de cortes e são utilizados fios para remodelar as orelhas. Mas, a absorção dos fios na otoplastia fechada é uma dúvida comum dos pacientes em consultório. Portanto, vamos esclarecer mais sobre as vantagens desta cirurgia sem bisturi.

A absorção dos fios na otoplastia fechada – Como funciona?

A otoplastia é uma cirurgia que promove a correção estética das orelhas, proporcionando á face um aspecto mais natural e harmônico. Mas, vale ressaltar que o cirurgião realizará a cirurgia apenas em pacientes que estejam em bom estado de saúde. Sendo assim, o médico solicitará vários exames laboratoriais como forma de avaliar e indicar o procedimento cirúrgico com segurança.

Na otoplastia fechada o cirurgião utiliza fio inabsorvível para remodelar as orelhas sem deformá-las. No geral, é utilizado o fio de nylon para fazer os pontos transcutâneos, ou seja, os pontos são feitos através de pinturas na pele. Esse fio não tem a necessidade de ser retirado, a não ser que aconteça alguma alteração.

Portanto, a absorção dos fios na otoplastia fechada não acontece. E esse é um fator importante porque é necessário que a dobra feita na orelha para moldá-la perdure por mais de 12 meses, com o objetivo de ter um resultado duradouro.

O fio de nylon na cirurgia

O fio de nylon é comumente utilizado na otoplastia fechada porque é menos inerte. Sendo assim, ele proporciona menos risco de infecção, inflamação ou rejeição. Além de causar pouca reação com o corpo, o fio de nylon apresenta boa resistência ao ser manuseado e atende as especificações da NBR 13904 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e Farmacopéia Brasileira para Suturas cirúrgicas não absorvíveis.

Cicatrização

O principal objetivo da otoplastia fechada é realizar a correção das orelhas sem necessidade de retirar nenhum tecido o que diminui as chances de deformá-las, resultando em um aspecto natural para as orelhas, em harmonia e proporcionalidade com a face.

Geralmente, na técnica da otoplastia fechada o paciente pode retomar as atividades diárias no dia seguinte. Mas, ele precisa ficar atento para que o resultado da cirurgia não seja comprometido por achar que está bem, e que não precisa cumprir com as etapas do pós-operatório.

Mas, este é um grande engano! E o paciente precisa atentar-se a alguns cuidados importantes, como por exemplo, dormir de barriga para cima, evitar exercício físico e traumas nas orelhas por no mínimo 30 dias.

Vale lembrar que na otoplastia fechada o paciente não fica com cicatriz grande, apenas pontuais que praticamente não são perceptiveis, porque não há cortes neste procedimento.

Preço da otoplastia BH

Resgatar a autoestima e a confiança é valioso para as pessoas que sofrem com algum tipo de constrangimento em relação ao seu corpo. Portanto, o investimento financeiro pode ser pequeno mediante os ganhos relacionados á qualidade de vida que o paciente terá após a cirurgia.

E quando o assunto é otoplastia, o preço é uma das principais dúvidas para quem deseja fazer uma cirurgia na orelha de abano. Geralmente, as pessoas querem saber se a otoplastia é cara, se há boas condições de pagamento, se está mais acessível, entre outros.

Sobretudo, é importante dizer que as normas dispostas no Código de Ética Médica consideram inadequadas as divulgações de preços de cirurgias, médias de valores ou planos de financiamentos.

Durante uma consulta médica, o cirurgião plástico irá avaliar as condições de saúde do paciente, compreender seus incômodos e expectativas para então informar a possibilidade de uma cirurgia plástica para corrigir, amenizar ou aprimorar determinado aprontamento.

Feito isso, são informados custos e discutida a forma de pagamento que melhor atende o planejamento financeiro do paciente.

Viu que a otoplastia pode ser uma opção para você? E que a absorção dos fios da otoplastia fechada é algo que requer pouca preocupação, mediante os benefícios oferecidos pela técnica?

Agende uma consulta presencial e esclareça outras dúvidas.

 

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 50932 / RQE: 36056

×
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?