Clínica ProPlastica

A técnica de otoplastia fechada

A técnica de otoplastia fechada

A técnica de otoplastia fechada é utilizada para tornar o procedimento cirúrgico da otoplastia, minimamente invasivo e sem cortes. Então, em vez de um corte na pele ou na cartilagem da orelha, é utilizado um fio não absorvível dentro da cartilagem buscando dar um novo formato às orelhas. Assim, é possível moldar o contorno da cartilagem, sem cicatrizes e com menores riscos para corrigir as “orelhas de abano”.

A técnica de otoplastia fechada é diferente da otoplastia tradicional

Diferente da otoplastia tradicional, a técnica da otoplastia fechada não necessita de grandes incisões nas orelhas. Então, a sua remodelagem é feita com pontos transcutâneos, que ficam escondidos por baixo da pele da orelha.

Nesta técnica da cirurgia são utilizados fios ( que pode ser considerado de sustentação) não absorvíveis, como por exemplo, o fio de nylon. Este fio é bastante utilizado por causar pouca reação com o corpo. Sendo assim, podemos dizer que o fio de nylon é inerte, ou seja, com baixíssimos índices de infecção, inflamação ou rejeição.

Durante o procedimento o paciente pode ficar totalmente consciente, já que a anestesia aplicada é a local. Mas, se houver a necessidade de usar a sedação, o médico avaliará esta possibilidade para que o procedimento seja realizado da melhor maneira para o paciente e para o médico.

Uma vez concluído o procedimento, no geral, a pessoa pode retornar para casa e seguir com sua rotina diária, observando sempre as orientações médicas.

Sobretudo, se a operação for realizada em crianças muito pequenas, normalmente pode ocorrer a necessidade de observação por algumas horas depois do procedimento.

 

 

Benefícios da otoplastia fechada

A otoplastia sem cortes oferece aos pacientes diversos benefícios.

Vamos destacar alguns deles:

  • Praticidade: a intervenção é mais rápida que a otoplastia tradicional, pois geralmente são necessários 30 minutos para cada orelha. Além disso, o procedimento requer apenas anestesia local. Outro fator a se considerar, é o processo pós-operatório. O que significa que o paciente pode voltar à sua rotina normal com poucas restrições;
  • Sem cicatriz: a otoplastia fechada não deixa sinais visíveis, como por exemplo, as cicatrizes;
  • Resultado: após a realização da cirurgia, já é possível perceber a diferença. No geral, o resultado é bem satisfatório e natural, apesar do inchaço.
  • Sem sangramento: por ser sem incisões,apenas orifícios de entrada das agulhas, não há sangramento como ao que ocorre com a cirurgia tradicional; o que diminui o risco de hematomas.
  • Técnica pouco invasiva: trata-se de uma técnica pouco invasiva, ou seja, sem cortes. A otoplastia fechada pode ser realizada em ambos os sexos e também em crianças;
  • Pós-operatório:  Não é necessário usar curativos ou faixa elástica durante o dia.

 

Indicação

A indicação cirúrgica é feita a partir de uma avaliação presencial do médico cirurgião responsável. Será avaliado o grau de incômodo e as características do rosto do paciente. Pois, a harmonia facial deve ser levada em consideração no planejamento da cirurgia.

Geralmente, a idade mínima para realização da otoplastia fechada é por volta de 6 a 7 anos. Faixa etária em que  a ocorreu praticamente todo o  crescimento das orelhas, de modo que a cirurgia não irá interferir no resultado final.

 

Otoplastia eleva a autoestima

Quando o paciente apresenta má formação nas orelhas, sua autoestima pode ser seriamente afetada. Crianças e adolescentes podem até mesmo sofrer bullying na escola, e ao conversar com os pais, escolhem juntos o melhor momento para amenizar o incômodo.

 

Já os adultos podem se sentir inseguros em algumas situações, e devem sempre levar em conta o seu bem-estar. Por exemplo não usar cabelo atrás das orelhas ou cabelo preso ou cabelo muito curto.

 

Quando bem realizada, a otoplastia proporciona resultados satisfatórios e o mais natural de acordo com cada paciente.  Portanto, é de grande importância que o profissional estude cada caso individualmente, antes de realizar o procedimento, buscando o melhor resultado possível para cada paciente.

 

As orelhas de abano causam um grande desconforto que pode ser amenizado pela cirurgia. Adolescentes retraídos, adultos preocupados em expor suas orelhas tem sua autoestima diminuída por anos e anos. Mas, quando finalmente têm sua condição resolvida com a otoplastia, estas pessoas se sentem mais felizes com sua nova qualidade de vida.

 

Sentiu interesse em conhecer mais sobre a técnica de otoplastia fechada? Chame no Whatsapp da Proplastica (31 99995-5738) para esclarecermos suas dúvidas.

 

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 50932 / RQE: 36056

.

 

Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?
Powered by