fbpx

Clínica ProPlastica

Ansiedade antes da cirurgia é normal?

Ansiedade antes da cirurgia é normal?

É comum as pessoas apresentarem ansiedade antes da cirurgia e esta sensação está relacionada a vários aspectos, como por exemplo, falta de conhecimento sobre o procedimento e insegurança em relação ao resultado final.

Sobretudo, é importante buscar formas de controlar a ansiedade antes da cirurgia plástica. E um dos caminhos é procurar por um cirurgião plástico capacitado e experiente para esclarecer todas as dúvidas sobre o procedimento e alinhar as expectativas em relação ao resultado final.

Preparamos algumas dicas valiosas como forma de ajudar a encontrar o equilíbrio emocional.

O que é ansiedade?

O termo tem várias definições nos dicionários não técnicos, como por exemplo, aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo.

Levando-se em conta o aspecto técnico, devemos entender ansiedade como um fenômeno que ora nos beneficia e ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, podendo tornar-se patológica, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento do corpo.

Quais os sintomas da ansiedade?

Quando a pessoa está ansiosa são desencadeados alguns comportamentos diferentes, como por exemplo:

  • Tensão ou nervosismo;
  • Sensação de que algo ruim vai acontecer;
  • Problemas de concentração;
  • Preocupação exagerada;
  • Problemas para dormir;
  • Compulsão pela comida;
  • Irritabilidade, dentre outros.

E no período que antecede a cirurgia ou na data da mesma, o paciente pode ter outros sintomas como, batimentos cardíacos acelerados e suor excessivo. Contudo, existe um abalo nas condições clínicas que pode afetar o sistema imunológico da pessoa. E isso pode afetar o pós-operatório com chances maiores de inflamações e infecções.

É normal sentir ansiedade antes da cirurgia?

Geralmente, é normal sentir ansiedade antes da cirurgia plástica, pois envolve internação, anestesia, cortes, recuperação, riscos, dentre outros.

Mas, a ansiedade pode ser controlada através da segurança que o paciente vai adquirindo no período pré-operatório. Sendo assim, ele se sente mais tranquilo e conseguirá manter suas funções orgânicas em equilíbrio para que tudo corra bem antes, durante e depois do procedimento cirúrgico.

Dicas para controlar a ansiedade antes da cirurgia

Com algumas mudanças de hábitos é possível alcançar o controle emocional e mais segurança antes da cirurgia.

Confira algumas dicas:

Converse com o cirurgião plástico

Se você estiver muito ansioso com a chegada da sua cirurgia plástica, converse com seu cirurgião, pois ele poderá ajudá-lo a lidar com qualquer um de seus medos e ansiedade, discutindo o procedimento e abordando quaisquer preocupações que possa ter.

Procure descansar e relaxar

A ansiedade pode afetar os padrões de humor e sono. É vital descansar adequadamente e fazer o máximo possível para remover da sua vida todas as situações evitáveis que causam estresse.

Rodeie-se de pessoas encorajadoras, sábias e reconfortantes. 

Exercícios de respiração e relaxamento proporcionam benefícios bem-vindos para aqueles cujas mentes correm ou acham difícil relaxar e abraçar a paz.

Pratique exercícios físicos ao ar livre

As atividades físicas ao ar livre promovem relaxamento e bem-estar. Procure realizar a atividade que mais te agrada.

Além disso, beba bastante água, faça refeições leves e evite bebidas alcoólicas e fumo.

Prepare seu corpo para cirurgia

Seu cirurgião provavelmente forneceu uma lista de verificação antes da cirurgia, com o que fazer para se preparar para a cirurgia. Isso significa cuidar de si mesmo. Algumas ações que podem ajudá-lo a estar saudável antes do procedimento são:

  • Receber refeições saudáveis;
  • Descansar bastante;
  • Exercitar-se.

Concluindo, se você estiver ansioso com o procedimento da cirurgia plástica, fique atento às recomendações do seu médico e nas dicas deste post.

Lembre-se de que você tem muitos recursos à sua disposição. Isso inclui seu cirurgião plástico comprometido em fornecer os melhores resultados possíveis.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica

Author Info

Proplastica Cirurgia Plástica

Enviar Whatsapp
Olá! Como posso te ajudar?
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?