fbpx

Clínica ProPlastica

Antes e depois da Otoplastia Fechada

Antes e depois da Otoplastia Fechada

Imagina você admirando suas imagens do antes e depois da otoplastia fechada? Um resultado harmônico refletido no espelho pode elevar muito a autoestima de quem passa por este procedimento.

Mas, o que é otoplastia fechada?


Dr. Alexandre Marcondes fala um pouco sobre a Técnica de Rezende, que visa a correção da Orelha de abano. Através da Otoplastia Fechada é possível fazer a correção, sem cortes e sem uso de dispositivos de molde.

A técnica da otoplastia fechada não necessita de grandes incisões nas orelhas. Pois, a sua remodelagem é feita com pontos transcutâneos, que ficam escondidos por baixo da pele da orelha.

Nesta cirurgia são utilizados fios (que pode ser considerado de sustentação) não absorvíveis, como por exemplo, o fio de nylon. Este fio é bastante utilizado por causar pouca reação com o corpo. Sendo assim, podemos dizer que o fio de nylon é inerte, ou seja, com baixíssimos índices de infecção, inflamação ou rejeição.

Durante o procedimento o paciente pode ficar totalmente consciente, já que a anestesia aplicada é a local. Mas, se houver a necessidade de usar a sedação, o médico avaliará esta possibilidade para que o procedimento seja realizado da melhor maneira para o paciente e para o médico.

Sobretudo, uma vez concluído o procedimento, o paciente pode retornar para casa e seguir com sua rotina diária, observando sempre as orientações médicas.

Mas, se a operação for realizada em crianças muito pequenas, normalmente pode ocorrer a necessidade de observação por algumas horas depois do procedimento.

Antes e depois da Otoplastia fechada

Muitos pacientes ficam na expectativa sobre o resultado final do procedimento, visando fazer um comparativo sobre o antes e depois da Otoplatia Fechada.

O resultado é visível desde o primeiro momento. E inclusive o paciente tem a possibilidade de interagir com o cirurgião plástico durante a cirurgia, ou seja, poderá dar palpites no decorrer do procedimento.

Vantagens da cirurgia sem bisturi

A otoplastia sem cortes oferece aos pacientes diversas vantagens, destacamos algumas delas abaixo:

  • Mais conforto e agilidade: a intervenção é mais rápida que a otoplastia tradicional, pois geralmente são necessários 30 minutos para cada orelha. Além disso, o procedimento requer apenas anestesia local. Outro fator a se considerar, é o processo pós-operatório. O que significa que o paciente pode voltar à sua rotina normal com poucas restrições;
  • Sem marcas aparentes: a otoplastia fechada não deixa sinais visíveis, como por exemplo, as cicatrizes;
  • Resultado: após a realização da cirurgia, já é possível perceber a diferença. No geral, o resultado é bem satisfatório e natural, apesar do inchaço;
  • Sem sangramento: com o procedimento não exige cortes, não há sangramento como ao que ocorre com a cirurgia tradicional, diminuindo o risco de hematomas;
  • Técnica pouco invasiva: trata-se de uma técnica pouco invasiva, ou seja, sem cortes. A otoplastia fechada pode ser realizada em ambos os sexos e também em crianças;
  • Pós-operatório: Não é necessário usar curativos ou faixa elástica durante o dia.

Qual o momento certo para operar?

A cirurgia que corrige a orelha de abano é a Otoplastia. Sobretudo, a técnica de otoplastia fechada melhora o aspecto das orelhas de abano, mas sem cortes. Além de, proporcionar equilíbrio e proporção às orelhas e à face.

Apesar de muitas pessoas passarem pelo procedimento quando adultas, alguns pais preferem que seus filhos tenham as orelhas corrigidas ainda quando crianças. Mas, é importante ressaltar que ela precisa expressar o desejo de operar e possuir maturidade suficiente para entender e aceitar o pós-operatório.

No geral, a otoplastia pode ser feita em crianças entre 6 e 7 anos. Idade em que o desenvolvimento das orelhas está quase completo.

Contudo, somente o cirurgião plástico poderá avaliar e indicar o procedimento de forma adequada.

Sobretudo, para ter sucesso no antes e depois da Otoplastia fechada, é preciso procurar um cirurgião plástico que possui conhecimento e habilidades sobre a técnica.

Não se esqueça também de verificar junto à SBCP todos os registros de especialização do cirurgião plástico.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dr. Alexandre Rezende
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 50932 / RQE: 36056



Chame agora
Powered by