Ao longo da vida, o corpo masculino e feminino passa por várias fases, com acumulação ou absorção de gordura em determinadas regiões, resultando numa distribuição heterogênea e pouco harmoniosa. Também os fatores genéticos têm papel importante na distribuição da gordura subcutânea, o que leva muitas pessoas a recorrerem ao procedimento estético, como por exemplo, a lipoescultura. Contudo, os benefícios da lipoescultura são variados e promove um contorno corporal mais definido.
O que é lipoescultura?
A lipoescultura é uma cirurgia plástica onde se faz uma lipoaspiração, para retirar a gordura em excesso em determinada região do corpo e, reposicioná-la em locais estratégicos como, por exemplo, glúteos, sulcos do rosto, coxas e panturrilhas, para um melhor contorno corporal e dar uma aparência mais bela ao corpo.
Vale destacar que, o procedimento não se refere a um tratamento de obesidade, devendo ser encarado como uma cirurgia de melhoria do contorno corporal.
No geral, sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de gordura, no máximo 5% do peso corporal ideal, poderá haver uma redução no peso, que varia de acordo com a retirada do volume corporal de cada paciente. Não são, entretanto, os “quilos” retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções que cada área determinada mantém com o restante do corpo.
Diferença entre lipoaspiração e lipoescultura
Tanto a lipoescultura quanto a lipoaspiração retiram a gordura localizada através de pequenos furos na área que deseja remodelar, mas a lipoaspiração é uma cirurgia apenas para retirada de gordura localizada. Enquanto a lipoescultura usa a gordura retirada no processo de lipoaspiração depois de tratada e concentrada como enxerto para aumentar ou modelar outras áreas do corpo.
Informações gerais sobre o procedimento
Quem pode fazer a lipoescultura?
Pacientes saudáveis e com indicação para a cirurgia. Recomenda-se que a pessoa esteja no peso ideal para a realização do procedimento, visando melhores resultados. Esse peso ideal deveria ser o IMC no máximo de 25.
Duração da cirurgia:
No geral, pode durar de 3 a 4 horas. Varia de acordo com cada caso.
Anestesia:
Geralmente, a anestesia é peridural com sedação..
Internação:
Comumente, pode variar de 12 a 24 horas.
Benefícios da lipoescultura
O procedimento de lipoescultura tem a vantagem de numa mesma intervenção cirúrgica e anestésica, o cirurgião plástico pode reduzir o volume de determinada região do corpo e aumentar outra, utilizando um produto natural proveniente do próprio paciente, a gordura subcutânea aspirada na lipoaspiração.
Outros benefícios envolvidos na lipoescultura:
- Eliminação de gordura, ou seja, são eliminados os depósitos de gordura das áreas do corpo operada;
- Melhora da autoestima;
- Contorno corporal mais harmonioso e definido.
Regiões do corpo que podem ser tratadas
No geral, a gordura aspirada pode ser injetada em quase todas as regiões subcutâneas do corpo, onde ocorram depressões, irregularidades.
Sobretudo, a gordura é muito utilizada no tratamento de rugas e sulcos do rosto, reduzindo a profundidade das mesmas. No rosto, o lipofilling é também utilizado para aumentar a projeção da região malar (maçã do rosto), aumentar o volume labial e regularizar os contornos, contribuindo para o rejuvenescimento do rosto.
Outras regiões onde é comum proceder-se à injeção de enxertos de gordura, evitando-se a colocação de próteses, são os seios, os glúteos ou na região gemelar, nas pessoas com pernas muito estreitas e sem as curvaturas naturais.
Preço da lipoescultura
O custo é sempre uma consideração em cirurgia eletiva. Os honorários de um cirurgião podem variar de acordo com a sua experiência e o tipo de procedimento realizado.
Os custos também podem incluir:
- Honorários do cirurgião;
- Gastos com hospital ou centro cirúrgico;
- Honorários do anestesista;
- Gastos com medicamentos;
- Malhas pós-operatórias;
- Exames médicos.
Sobretudo, a satisfação do paciente vale mais que os custos da cirurgia plástica.
Concluindo,ao escolher um cirurgião plástico para realizar este procedimento, lembre-se de que a experiência do cirurgião e seu bom relacionamento com ele são tão importantes quanto o custo final da cirurgia.
Os benefícios da lipoescultura são variados, mas toda cirurgia plástica tem seus riscos. Portanto, faça uma lista de perguntas e converse abertamente com seu cirurgião plástico sobre todos os fatores que envolvem este procedimento. Assim você se sentirá mais seguro e preparado para a cirurgia.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH
Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica