Bichectomia é a cirurgia plástica que consiste na retirada parcial de duas bolsas de gorduras internas presentes uma em cada lado da boca, entre o maxilar e a mandÃbula, chamadas de “bolas de Bichat”. Essas bolsas de gordura estão presentes nas bochechas, não importa se a pessoa está ou não acima do peso. O objetivo da bichectomia é reduzir o volume das bochechas.
A bola de Bichat ou Corpo Adiposo Bucal é o nome dado a estrutura gordurosa presente na região da bochecha, que, quando aumentada, por questões genéticas, deixa o rosto arredondado. E ao contrário de outras gorduras corporais, a bola de Bichat não diminui com dieta. Portanto, a cirurgia plástica seria a única forma de reduzir o volume das bochechas.
Indicação
A cirurgia pode ser indicada para homens e mulheres que sofrem com mordeduras frequentes e também que se incomodam com o tamanho de suas bochechas, buscando um rosto harmonioso. Vale lembrar que, por ser uma estrutura anatômica, depois de retirada, a bola de Bichat não volta a se formar, mesmo que a pessoa venha a engordar ao longo da vida, ou seja, a cirurgia é irreversÃvel.
O procedimento pode ser realizado assim que houver o crescimento completo da face, então, pode ser feita no inÃcio da juventude, havendo o consentimento por escrito dos responsáveis. Geralmente, são pacientes entre 20 e 45 anos que procuram a cirurgia.
Como é realizado o procedimento
Quando a bichectomia é feita sem associação a nenhum outro procedimento, a cirurgia é intraoral, ou seja, o corte é feito dentro da boca, pois a mucosa bucal tem uma melhor cicatrização e não deixam marca aparente.
Nesses casos o paciente recebe anestesia geral ou anestesia local e sedação. Depois, o médico procura as marcas anatômicas no interior de sua boca que indicam a localização das Bolas de Bichat. Uma incisão é feita e as bolsas de gordura são removidas.
No caso de cirurgia por associação, como por exemplo, o lifting facial, a pele do rosto é levantada para que seja reposicionada, e o cirurgião plástico pode aproveitar para remover as Bolas de Bichat.
Antes de tudo é importante que seja feita a avaliação clÃnica pelo cirurgião plástico que executará a cirurgia, para que ele possa avaliar se há indicação e quais são as expectativas da paciente quanto ao tratamento.
Recuperação após a Bichectomia
O processo pós-operatório de uma bichectomia costuma ser pouco doloroso. Já a recuperação tende a ser rápida quando seguidas as recomendações indicadas pelo cirurgião, principalmente em relação à higiene, ao uso de medicamentos, e à dieta indicada. Mas o resultado demora um pouco mais de tempo, pois é necessário aguardar a melhora do inchaço.
Vamos conhecer alguns cuidados:
Faixa compressora: depois da intervenção cirúrgica, o paciente necessita manter, por algumas horas, uma faixa compressora colocada pelo cirurgião. O objetivo é reduzir o aparecimento de hematomas, assim como reduzir o inchaço que a operação ocasiona no rosto do paciente. A aplicação da faixa compressora não evita o inchaço, mas o reduz consideravelmente. Além disso, no dia da cirurgia o paciente precisa dormir com a cabeça ligeiramente levantada.
Compressas geladas: durante os dias seguintes da cirurgia, o paciente necessita aplicar compressas geladas sobre a região das bochechas. Este procedimento também irá suavizar o inchaço e possÃveis hematomas.
Medicamentos: o cirurgião plástico poderá indicar o uso de antibiótico ou anti-inflamatório para redução de inchaço que se produz após a cirurgia. Geralmente, estes tipos de medicamentos são tomados por 7 dias.
Dieta: o paciente deve seguir uma alimentação especial. Depois da cirurgia deve-se alimentar apenas com lÃquidos. O consumo de alimentos sólidos pode ocorrer quando houver a liberação do médico.
Higiene bucal: a higiene bucal adequada irá reduzir riscos de infecções. Geralmente, nos primeiros dias  o médico aconselha a realização de enxágues com antisséptico bucal, periogard.
Atividade fÃsica: somente realizar esforço fÃsico após liberação do médico.
Resultado da Bichectomia
Geralmente, após 2 meses o resultado começa a ser notado. Por causa do inchaço, antes desse perÃodo o procedimento é pouco percebido. O resultado final aparece após 6 meses da cirurgia.
Algumas curiosidades sobre a Bichectomia
- A cirurgia, na maioria das vezes, é procurada por pacientes magros que têm o rosto arredondado e que sofrem com mordidas frequentes durante a mastigação ou fala;
- Pessoas muito acima do peso precisam conversar com um bom profissional antes de fazer o procedimento, já que dependendo de sua constituição facial, pode não conseguir um resultado mais satisfatório ou com uma diferença importante;
- É necessário um bom diagnóstico antes de decidir por bichectomia, pois o rosto pode ser mais arredondado devido à hipertrofia do músculo masseter ou da parótida e, portanto não irá resolver com a cirurgia.
- A Bichectomia pode ser feita em ambiente ambulatorial e hospitalar;
- Bola de Bichat não está necessariamente relacionado com o peso corporal, por isso que muitas pessoas emagrecem, mas continuam com o rosto bem redondo;
- Os trabalhos cientÃficos demonstram que a Bichectomia não acelera o envelhecimento facial quando bem indicada e realizada por profissionais capacitados que não irão remover em excesso.
- O paciente recebe alta no mesmo dia que fez a cirurgia;
- Se o paciente é fumante, o ideal é que pare, pelo menos um mês antes da cirurgia;
- O tamanho da bola de Bichat varia de pessoa para pessoa;
- Bichat é uma das últimas gorduras a serem consumidas pelo organismo. Ela só diminui quando a pessoa já queimou praticamente todas as outras;
- O método é estético e funcional.
Â
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH
Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 50932 / RQE:Â 36056