Clínica ProPlastica

Blefaroplastia: O que sempre quis saber

Blefaroplastia: O que sempre quis saber

Você já ouviu falar sobre a blefaroplastia? Trata-se de um procedimento cirúrgico que muda o aspecto das pálpebras superiores e inferiores, eliminando bolsas de gorduras  amenizando rugas e flacidez, e que favorece o rejuvenescimento da região ao redor dos olhos.

Geralmente, esta cirurgia é procurada por pessoas com mais de 30 anos de idade. A blefaroplastia é recomendada para quem tem excesso e flacidez de pele nas pálpebras, para as pessoas com bolsas de gorduras e para quem sofre de ptose (queda da pálpebra por motivos musculares) ou pseudoptose palpebral (queda da pálpebra em função excesso de pele.  

A cirurgia também pode ser feita para remover xantelasmas, que são manchas amarelas decorrentes do excesso de  colesterol que se formam nas pálpebras, e também para quem sofre com as rugas que aparecem na pálpebra inferior.

E para que você fique bastante informado sobre esta cirurgia plástica, seguem algumas perguntas e respostas que irão te ajudar na decisão pela cirurgia.

Tenho interesse pela blefaroplastia. Qual é o primeiro passo?

Antes do procedimento cirúrgico você deve procurar por uma clínica que tenha cirurgiões especializados em blefaroplastia , normalmente cirurgiões plásticos, e fazer uma consulta para que ele avalie o que te incomoda, qual resultado você deseja e te fazer as recomendações.

O resultado da blefaroplastia fica natural?

Os resultados da cirurgia de rejuvenescimento facial moderno não deixam o paciente com aquela aparência “repuxada” e artificial que se costumava ver antigamente. Atualmente o foco da cirurgia não é somente remover o excesso de pele, mas sim repor o volume perdido e reposicionar as estruturas mais profundas das pálpebras.

Como devo me preparar para o dia da cirurgia?

Visando o sucesso do procedimento e seu bem-estar, são necessários alguns cuidados que antecedem a cirurgia. Vejam alguns deles:

  • Realizar os exames laboratoriais e cardiovasculares conforme solicitação do médico;
  • Evitar o uso de medicamentos anticoagulantes (de acordo com as orientações do seu médico);
  • Respeitar o jejum de 8 horas;
  • Evitar fumar no mês que antecede o procedimento;
  • Não usar maquiagem no dia da cirurgia;
  • Levar óculos escuros;
  • É fundamental comparecer acompanhado.

 

Como é a anestesia?

A blefaroplastia dura de uma a duas horas e é feita sob anestesia local com ou sem sedação. No mesmo dia você poderá voltar para casa, só será necessário esperar o efeito da anestesia passar completamente.

Como é feita a cirurgia?

O médico faz a marcação na pele e utiliza o bisturi para cortar, trata as bolsas de gordura quando essas estão em excesso e, logo em seguida ele cauteriza com bisturi elétrico e dá pontos da região da pele das pálpebras. Os pontos normalmente são de nylon e portanto devem ser removidos depois. . Nos casos de ptose das pálpebras, o médico trabalha também com a musculatura da região superior..

Quais são as recomendações para ter uma boa recuperação?

Sempre há formação de edema (inchaço) e equimose (manchas vermelhas), que podem variar de intensidade e geralmente desaparecem na primeira ou segunda semana. Para minimizar estes efeitos, é comum o uso de compressas geladas de soro fisiológico nos dois primeiros dias pós-operatórios.

Outro cuidado importante é evitar o calor (banho muito quente, cozinhar, exposição direta ao sol, entre outros), que favorecem a formação de edema e das equimoses. Normalmente, o sol deve ser evitado por 6 meses e sempre que for sair use os óculos escuros.

Como ficam as cicatrizes?

As cicatrizes ficam bem camufladas nos sulcos da pele das pálpebras e no caso das mulheres, podem ser disfarçadas com uma maquiagem leve.

Quando o resultado da blefaroplastia aparecerá?

Na primeira semana já é possível perceber uma diferença, mas o resultado se torna mais evidente depois que o inchaço diminuir (geralmente após o segundo e terceiro mês). No geral, o resultado final aparece após um ano. Quanto mais firme a pele das pálpebras estiver, melhores resultados virão.

Gostou das informações deste texto?

Vale lembrar que, existem muitas opções para o rejuvenescimento da face e certamente a melhor para o seu caso será decidida junto com o seu cirurgião plástico avaliando as suas expectativas e as possibilidades de melhora.

A blefaroplastia é uma delas e os resultados são surpreendentes, pois ela promoverá um novo “brilho no olhar” característico do resgate da autoestima.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 50932 / RQE: 36056

×
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?