fbpx

Hospital ProPlastica

Cicatriz da cirurgia plástica

Cicatriz da cirurgia plástica

Saiba mais sobre a cicatriz da cirurgia plástica e entenda como ter uma boa cicatrização após seu procedimento

A cicatriz da cirurgia plástica é uma preocupação muito comum, visto que as pessoas que procuram por esse tipo de procedimento desejam resultados esteticamente positivos. 

Nesse sentido, as cicatrizes muitas vezes não são bem vindas e, por isso, é importante entender mais sobre o processo de cicatrização. Assim, o paciente pode criar expectativas realistas em relação aos resultados do procedimento.

Em relação à minimização da cicatriz da cirurgia plástica existem dois pontos essenciais que irão trazer um bom resultado: o primeiro está relacionado aos cuidados do cirurgião e o segundo aos cuidados da paciente.

Saber mais sobre cada um deles pode ser o diferencial para ter cicatrizes discretas ou imperceptíveis.

Cuidados do cirurgião na cicatriz da cirurgia plástica

Em relação ao médico escolhido para realizar sua cirurgia plástica, é importante que durante as conversas pré-operatórias sejam alinhados todos os pontos sobre o procedimento, incluindo o resultado final das cicatrizes.

O cirurgião deve sempre deixar claro suas intenções em minimizar a extensão das incisões (cortes), bem como que estas sejam realizadas em locais pouco evidentes (que possam ser tampados ou não vistos), de forma que não haja incômodos em relação às cicatrizes.

Entretanto, por mais cuidadoso que possa ser o profissional escolhido, é preciso que o paciente seja colaborativo em relação aos cuidados pós procedimento, além de entender o processo de cicatrização como um todo.

Como é o processo de cicatrização?

De maneira resumida, as feridas seguem uma ordem para sua cicatrização completa, que pode ser dividida em 4 etapas, sendo elas:

  1. Hemostasia: momento em que ocorre formação de coágulos, minutos após a lesão superficial, sendo o primeiro suporte para cicatrização da ferida;
  2. Inflamação: é importante que a inflamação aconteça, desde que de forma controlada, pois ela aumenta o fluxo sanguíneo para o local lesionado e possibilita que células migrem para a ferida. Nesse momento, caso haja infecção, ou outras questões, a cicatrização pode ser prejudicada;
  3. Proliferação: as células da pele começam a se proliferar e unem a ferida, conectando as partes limpas. Entretanto, essa ainda é uma camada inicial da cicatrização, por isso os cuidados ainda devem ser mantidos a fim de evitar o rompimento dessa nova camada;
  4. Remodelação: a proliferação continua e novos elementos são produzidos a fim de tornar o tecido mais resistente e é nesse momento que as cicatrizes são, de fato, formadas.

Esse é um passo a passo seguido comumente no caso de feridas mais simples, mas que também pode ser aplicado no caso da cirurgia plástica, mesmo sendo um procedimento que às vezes é mais invasivo. Por isso, o tempo de recuperação precisa ser informado pelo profissional responsável. 

Vale destacar que além do processo natural do corpo, é preciso também evitar atividades que comprometam a cicatrização, tais como: esforço físico, exposição solar, consumo de tabaco, falta de higiene e falta de alimentação saudável.

Cuidados do paciente na cicatriz da cirurgia plástica

Em relação aos cuidados que o paciente deve ter, alguns já foram citados anteriormente, mas eles não são os únicos, de maneira que algumas orientações ainda são necessárias.

Seguir as orientações médicas

Ter disciplina em relação ao processo de recuperação é essencial para que a cicatriz da cirurgia plástica tenha um aspecto agradável. 

Por isso, os cuidados e orientações do pós-operatório devem ser seguidos com muita rigidez, além de evitar comportamentos de risco, como os já citados: esforço físico, exposição solar, tabagismo, falta de limpeza adequada da ferida operatória e alimentação não saudável. 

Cada corpo funciona de maneira individual

É importante respeitar a sua individualidade, afinal a cicatrização de cada pessoa ocorre de uma forma. 

Uma maneira de avaliar se sua cicatrização é discreta e eficiente é avaliando procedimentos anteriores, mesmo que pequenos, como colocação de piercings, a fim de criar expectativas realistas em relação à sua cirurgia atual.

Toda cirurgia deixa cicatriz

Imperceptível ou não, todo procedimento cirúrgico irá deixar uma cicatriz, afinal esses são procedimentos complexos e geralmente invasivos. Na cirurgia plástica, o objetivo é sempre minimizá-las de maneira que ela não incomode o paciente.

Se você tem mais dúvidas em relação à cicatriz da cirurgia plástica entre em contato com a Proplástica e venha conversar mais sobre o assunto com um profissional qualificado.

Author Info

Redatora

Enviar Whatsapp
Olá! Como posso te ajudar?
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?