Clínica ProPlastica

Cirurgia íntima feminina

Cirurgia íntima feminina

A ninfoplastia conhecida também como cirurgia íntima feminina é um procedimento cirúrgico que tem a finalidade de diminuir os pequenos lábios vaginais. A cirurgia é feita em casos de incômodo ao usar roupa justa, dor durante a relação sexual, infecções de repetição ou até mesmo apenas alteração estética.

No geral, o principal objetivo da cirurgia é deixar a mulher mais confortável no seu dia a dia e assim aumentar a autoestima que, por causa dos incomoda e/ou da insatisfação com a aparência da vagina, evita se trocar em vestiários coletivos, não usa roupas justas e fica constrangida durante relações sexuais.

Mas, a cirurgia íntima feminina é um ótimo recurso para a mulher se livrar destes traumas e ter uma vida mais feliz. Sobretudo, é de grande importância a avaliação do cirurgião plástico, para fazer a indicação do procedimento com segurança.

Como é feita a cirurgia íntima feminina?

Trata-se de uma cirurgia de pequeno porte, com anestesia local, na qual a paciente tem alta no mesmo dia. Geralmente, a mulher operada pode retornar ao trabalho dois dias depois do procedimento. Normalmente, os exercícios físicos estão liberados depois de 30 dias e relações sexuais, após pelo menos 45 dias.

 

O procedimento pode trazer riscos importantes se feita por profissionais sem experiência. Um exemplo é que, se tirar demais os pequenos lábios, não tem como refazê-los. E isso pode se tornar uma sequela para o resto da vida. Portanto, procure um cirurgião capacitado e que faça parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

 

Além de tratar os pequenos lábios, a cirurgia íntima feminina também permite fazer outros reparos na região genital. Veja abaixo:

Flacidez dos grandes lábios

Há também casos em que a mulher se incomoda com a aparência dos grandes lábios, quando considera que existe excesso de pele ou flacidez. Neste caso, o cirurgião pode fazer um enxerto usando gordura da própria paciente na região, o que faz com que a pele, antes flácida, se estique. Há também a possibilidade de retirar, por meio de cirurgia, o excesso de pele.

 

Redução do monte de Vênus

É chamado de monte de vênus a região acima do púbis, alguns centímetros abaixo do umbigo. Algumas mulheres se incomodam quando existe um acúmulo de gordura na área, tornando-a volumosa.  Portanto, é utilizada a lipoaspiração na região, de modo a eliminar o abaulamento pelo acúmulo de gordura localizada.

 

Perguntas frequentes sobre Ninfoplastia

É muito comum as pacientes chegarem ao consultório médico com vários questionamentos sobre a cirurgia íntima feminina. Portanto, trouxemos as perguntas mais frequentes para ajudar a esclarecer suas dúvidas.

 

Quanto tempo dura a cirurgia?

No geral, a cirurgia dura entre 40 minutos a 1 hora.

 

Como são os pontos da ninfoplastia?

A sutura é feita com fios absorvíveis. Assim, eles não precisam ser retirados, pois eles caem sozinhos.

Como ficam as cicatrizes?

Todo procedimento cirúrgico deixa cicatrizes. Porém, a cicatriz nos pequenos lábios vaginais é pouco perceptível, devido ao tipo de pele local e onde elas ficam localizadas.

 

Quando verei o resultado definitivo após a cirurgia íntima feminina?

Da mesma forma que em várias outras cirurgias plásticas, geralmente o resultado definitivo poderá ser observado do sexto mês em diante. Este é tempo razoável para o amadurecimento da cicatriz. Após o segundo mês da cirurgia já é possível observar um resultado bastante significativo.

 

É possível perder a sensibilidade?

A sensibilidade dos lábios vaginais pode ficar alterada temporariamente. Porém, a sensibilidade do clitóris, maior responsável pelo prazer sexual, não sofre nenhuma alteração. Pois, a ninfoplastia não tem como objetivo fazer correções nesta parte genital.

O pós-operatório é dolorido?

Cada paciente tem uma sensibilidade à dor diferente. Mas, pode acontecer um desconforto pós-operatório, principalmente devido ao inchaço local. Por isso, é comum o médio receitar analgésicos e anti-inflamatórios.

Preço da Ninfoplastia

De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Medicina e Regimento Interno da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é proibido a divulgação de preços de cirurgias plásticas através da internet.

Em primeiro lugar, para saber o preço da ninfoplastia é necessário agendar um consulta com o cirurgião plástico. Após a avaliação e indicação do procedimento, o médico irá mencionar o valor da cirurgia, bem como as formas de pagamento.

Gostou das informações que trouxemos sobre o assunto? E você deseja realizar alguma cirurgia íntima feminina, procure uma clínica e um cirurgião plástico especializados para indicar o melhor procedimento ao seu caso.

 

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 50932 / RQE: 36056

 

Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?
Powered by