Clínica ProPlastica

Cirurgia para diminuir os seios e combater a dor nas costas

Cirurgia para diminuir os seios e combater a dor nas costas

A mamoplastia redutora é uma cirurgia para diminuir os seios. No geral, este procedimento é indicado quando a mulher tem dor nas costas e no pescoço constantemente. Além de apresentar o tronco curvado, provocando alterações na coluna devido ao peso dos seios.

Contudo, a mamoplastia redutora também pode ser feita por questões estéticas. Quando por exemplo, a mulher não gosta do tamanho de seus seios e sua autoestima é prejudicada.

Idade que a mulher pode realizar a mamoplastia redutora

No geral, a cirurgia para diminuir os seios pode ser realizada a partir dos 16 anos desde que já tenha mais de dois anos da primeira menstruação. Pois, na maioria dos casos, a mama já se encontra completamente desenvolvida nesta idade. Mas a idade preferencial é após os 18 anos, devido a uma maior maturidade da paciente para decisões e para  lidar com o resultado e o pós-operatório. Apenas o médico poderá avaliar e fazer a indicação corretamente.

Vale ressaltar a importância de procurar por um cirurgião plástico especializado para que todo protocolo seja seguido. Sobretudo, uma cirurgia plástica tem chances de ser bem sucedida quando com um pré-operatório é bem feito e todas as orientações são passadas para paciente da maneira correta.

Além dos cuidados com o pré-operatório, o cirurgião plástico deve fazer as recomendações específicas para a pessoa operada no período de recuperação. Esta é uma fase que envolve muitas cautelas, visando um melhor resultado final.

Cirurgia para diminuir os seios – Como é feita?

A mamoplastia redutora é um procedimento que dura, em média, de 3 a 4 horas. A cirurgia pode ser feita sob anestesia geral ou peridural com sedação, e essa decisão vai depender da avaliação da equipe médica.

O cirurgião plástico inicia a cirurgia seguindo a marcação de caneta cirúrgica realizada previamente. Através de diversas técnicas disponíveis, são realizadas as ressecções de excesso de tecido e a montagem do tecido remanescente para dar forma à nova mama.

Geralmente, em mamas grandes as aréolas e os mamilos ficam mal posicionados ou “caídos”. Por isso, nesta cirurgia é realizado o reposicionamento do conjunto aréolas e mamilos para uma posição mais central das mamas. 

A extensão das cicatrizes varia conforme o tamanho e a flacidez dos seios. Quanto maior a mama ou quanto mais flacidez de pele, maior será a cicatriz horizontal inferior. Normalmente, em casos extremos, denominados gigantomastia, as cicatrizes das mamas operadas podem se unir no centro do tórax da paciente.

Dentre todas as técnicas, a cicatriz mais comum é em formato de T invertido, que fica pouco visível ao redor da aréola e se prolonga verticalmente até a parte de baixo do seio. A partir dessa região ela começa a ser horizontal e depende de cada caso a sua prolongação. Na maioria dos casos após um ano da cirurgia as cicatrizes ficarão menos visíveis. Mas é importante ressaltar que a qualidade da cicatriz depende de cada caso e os cuidados pós-operatórios.

Sobretudo, é muito importante conversar com seu cirurgião plástico e esclarecer as dúvidas mais específicas sobre a cirurgia para diminuir os seios.

Resultado

Um dos maiores benefícios da mamoplastia redutora é a melhora na autoestima e na saúde. Mas é importante dizer que o resultado final aparece depois de certo tempo.

De modo geral, a recuperação pode ser divida em três períodos. Mas, pode haver variação de pessoa para pessoa.

1- Período imediato: até 30 dias após a cirurgia
O aspecto das mamas melhora a cada dia. Mas, nessa fase é comum que surjam pequenas alterações, pois o novo formato ainda está em desenvolvimento. Sendo assim, o resultado final está um pouco distante e não será logo após a cirurgia.

2- Período do 1º ao 6º mês
A forma definitiva das mamas começa a aparecer e pode existir boa evolução do quadro. Apesar de ser comum que nessa fase ocorra variação na sensibilidade do mamilo e no “inchaço” das mamas.

3- Período tardio: do 6º ao 12º mês
É a fase em que a mama atinge seu aspecto definitivo (cicatriz, forma, consistência, volume, sensibilidade). Por isso, para comparar o pré e o pós-operatório, este é o momento ideal. A firmeza e elasticidade da pele de acordo com o novo volume promovem melhores resultados.

Preço

O preço da mamoplastia redutora pode variar de pessoa para pessoa. Pois, depende muito da complexidade de cada caso, como por exemplo, o tipo de técnica que será usada, bem como se será ou não necessário utilizar  prótese.

No planejamento financeiro a paciente deve considerar os honorários do cirurgião plástico, anestesista Instrumentadora, médico assistente, hospital e etc. Além de medicamentos que podem ser prescritos pelo médico, sutiã pós-operatório e meias de compressão para evitar trombose.

Sendo assim, para saber o valor da cirurgia para diminuir os seios a paciente deve agendar uma consulta com o cirurgião plástico. E assim, o profissional irá avaliar as condições de saúde do paciente, compreender seus incômodos e expectativas para então informar a possibilidade de uma cirurgia plástica para corrigir, amenizar ou aprimorar determinado apontamento. Feito isso, são informados custos e discutida a forma de pagamento que melhor se enquadra no planejamento financeiro do paciente.

Outro fator importante é que, as normas dispostas no Código de Ética Médica consideram inadequadas as divulgações de preços de cirurgias, médias de valores ou planos de financiamento.

O Conselho Federal de Medicina editou a Resolução CFM n.º 1.836/2008, que, em seu art. 1º, estabelece ser vedado ao médico estabelecer “vinculo de qualquer natureza com empresas que anunciem e/ou comercializem planos de financiamento e/ou consórcios para procedimentos médicos”.

Portanto, marque sempre uma consulta e converse com seu médico. E lembre-se de não tomar decisões precipitadas.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica

×
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?