Clínica ProPlastica

Cirurgia plástica para melhorar cicatriz: quando e como fazer

Cirurgia plástica para melhorar cicatriz: quando e como fazer

A cirurgia plástica para melhorar cicatriz tem o objetivo de amenizar alterações na cicatrização de uma ferida em qualquer parte do corpo.

No geral, não é possível assegurar resultados positivos neste procedimento, visto que depende de fatores biológicos do paciente. Sendo assim, o melhor momento para realizar a cirurgia é quando o paciente se incomodado e tem a sua autoestima afetada.

Sobretudo, o procedimento deve ser realizado em local seguro e confortável para o médico e o paciente, em sala de pequenos procedimentos ou em centro cirúrgico autorizado pela Vigilância Sanitária, com equipamentos e equipe treinada para qualquer intercorrência.

Indicação

No geral, a cirurgia de correção de cicatriz é indicada para:

  • Cicatrizes alargadas ou com o aspecto indesejável;
  • Cicatriz hipertrófica, ou seja, elevada, limitada a bordas da ferida. Normalmente apresenta coceira e dor, que eventualmente para de crescer e regride com o tempo;
  • Cicatriz queloideana, ou seja, elevada, invade tecidos vizinhos. Geralmente apresenta coceira, dor e ardor, não regride, continua crescendo.
  • Cicatriz hipercromicas ( escuras) ou hipocromicas (descorada)
  • Contraturas, são cicatrizes que restringem o movimento devido à junção da pele e do tecido subjacente durante a cicatrização. As contraturas ocorrem quando há uma grande quantidade de perda de tecido, por exemplo, após uma queimadura. As contraturas também podem se formar onde a ferida se junta com a articulação, restringindo o movimento dos dedos, cotovelos, joelhos e pescoço.

Como é feita a cirurgia plástica para melhorar cicatriz?

A remoção cirúrgica da cicatriz é feita por meio de incisões em toda a extensão da mesma.

Após realizar as incisões, o cirurgião retira toda a cicatriz utilizando bisturi ou tesoura delicada. Não se costuma aprofundar a retirada da cicatriz além do tecido gorduroso da pele. Pois, geralmente só se retira toda a fibrose e tecido cicatricial propriamente dito.

Realizam-se pontos internos absorvíveis e a parte externa pode ser feita com pontos intra-dérmicos (que ficam completamente escondidos dentro da incisão) ou pontos simples.

Entretanto, pode-se optar por fechar a incisão também com o uso de uma fita biológica com cola, que sela a incisão completamente. Isso permite que o paciente já possa tomar banho e molhar a região operada no mesmo dia. Normalmente, esta cirurgia pode ser feita com anestesia local com ou sem sedação, vai depender da extensão da cicatriz e da cirurgia proposta.

Antes da remoção cirúrgica, no entanto, existem alternativas de tratamento para algumas alterações das cicatrizes, como:

  • Compressão local: são malhas especiais usadas por longos períodos ou placas de silicone;
  • Injeção local de esteróides dentro da cicatriz;
  • Radioterapia superficial;
  • Cirurgia seguida de beta terapia;
  • Creme clareador
  • Peeling ou laser
  • Cremes e pomadas específicas prescritas pelo cirurgião plástico.

Entretanto, o importante é conversar com seu médico de confiança para esclarecer todas as dúvidas e analisar a melhor possibilidade de tratamento para o seu caso.

Pré-operatório

Para a realização do procedimento cirúrgico, que terá necessidade de sedação, o médico poderá solicitar alguns exames de sangue pré-operatórios. Como em qualquer procedimento anestésico, é orientado o jejum de 8 horas, e o tipo de anestesia realizada depende do procedimento que será feito. Mas a maioria dos casos de correção de cicatriz não há necessidade desses preparos, pois a cirurgia é realizada apenas com anestesia local.

Normalmente, um único procedimento é suficiente para garantir resultados satisfatórios, entretanto, em casos mais complicados, pode ser recomendada a repetição ou a realização de novos tratamentos. 

Pós-operatório

No geral, durante toda a recuperação, é preciso fazer um acompanhamento com seu cirurgião plástico para monitorar e orientar cuidados pós-operatórios. Além disso, mesmo após a cirurgia pode ser preciso usar pomadas, cremes ou mesmo compressão local, de acordo com a orientação do especialista.

Sobretudo, é importante dizer que, mesmo com todos os cuidados e apesar de ser raro, podem acontecer riscos na cirurgia plástica para melhorar cicatriz. Como por exemplo, infecção, abertura dos pontos e sangramento.

Resultado

Os resultados finais da cirurgia de correção de cicatriz podem levar vários meses para acontecer, pois o processo completo de cicatrização demora cerca de um ano, podendo prolongar de acordo com cada organismo.

Contudo, apesar de serem esperados bons resultados, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível atingir ótimos resultados com um único procedimento cirúrgico, sendo necessária uma nova cirurgia.

É importante salientar que toda cirurgia de correção de cicatriz irá resultar numa cicatriz mais extensa, o objetivo é que haja uma melhora importante na qualidade.

Quanto custa a cirurgia?

No geral, o custo é sempre uma questão que os pacientes perguntam muito. Mas, os preços podem variar, dependendo do procedimento a ser realizado e da experiência do profissional. Além do ambiente onde será feito o procedimento, equipe envolvida, entre outros aspectos.

Ao escolher um cirurgião plástico para realizar o procedimento, lembre-se de que a experiência do cirurgião e seu bom relacionamento com ele são tão importantes quanto o custo final da cirurgia.

Concluindo, a decisão de se submeter à cirurgia é pessoal e é o paciente quem terá de decidir se os benefícios atingirão seus objetivos. Portanto, é muito importante conversar sobre todas as questões que envolvem a cirurgia e esclarecer todas as dúvidas possíveis diretamente com o cirurgião plástico.

É natural sentir ansiedade, seja pela expectativa com o resultado ou estresse pré-operatório. Mas, uma conversa esclarecedora poderá ajudar muito.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dr. Alexandre Rezende
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 50932 / RQE: 36056

×
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?