Hospital ProPlastica

Toxina Botulínica

A Toxina Botulínica é uma substância usada para paralisar uma determinada região onde será aplicado o produto. A toxina botulínica impede a transmissão do impulso elétrico entre o nervo e o músculo (bloqueando a liberação de acetilcolina).

Procedimento

A Toxina Botulínica para uso estético é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão às rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e os pés de galinha.

Vamos conhecer os benefícios desse tratamento?

O benefício se dá de duas maneiras:

  • Forma preventiva: como a contração muscular é paralisada não haverá a formação de rugas pela movimentação muscular na área em que foi aplicado a Toxina Botulínica;
  • Forma reparativa: como a Toxina Botulínica tira a tensão da musculatura, as rugas, causadas por esses músculos, são amenizadas.

Como é feita a aplicação?

A toxina botulínica é injetada na área a ser tratada, geralmente com distância de 1.5cm de um ponto para o outro. A aplicação é praticamente indolor, mas pode ser utilizado um anestésico tópico.

O procedimento é simples e rápido, porém o local deve ser detalhadamente estudado pelo médico, visando um resultado seja o mais natural possível.

Os dermatologistas e cirurgiões plásticos são os profissionais mais preparados para aplicar o tratamento estético com a Toxina Botulínica.  É muito importante avaliar a formação e certificação do médico antes de se submeter a procedimentos. Pois isso irá garantir sua segurança e saúde.

Resultado

No geral, o resultado da aplicação da Toxina Botulínica começa a ser notado no prazo de dois a cinco dias a partir do momento da aplicação. Os resultados tornam-se mais pronunciados por até duas semanas. A partir de então os resultados permanecerão estáveis pelo período aproximado de três a quatro meses, mas há casos em que os resultados permanecem até seis meses.

No entanto, o tempo de aparecimento dos resultados e sua duração variam de acordo com cada caso.

Perguntas frequentes

1 – A Toxina Botulínica trata o bigode chinês?

Para sulcos ao redor dos lábios, entre eles o famoso bigode chinês (linha que se forma entre o nariz e o canto da boca) o mais recomendado é o preenchimento facial, pois é uma região de bastante movimento e não é possível atuar na musculatura sob pena de deixar o rosto paralisado.

2 – Existe contraindicação?

A Toxina Botulínica, assim como todo medicamento, é contraindicado para pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação. Mulheres grávidas, lactantes, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias (ou ainda pessoas que utilizem anticoagulantes, aminoglicosídeos e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular) não devem ser tratados com a substância.

3 – É possível combinar a Toxina Botulínica com outras técnicas?

Sim, é possível. A Toxina Botulínica pode ser combinado com outras técnicas, como por exemplo, preenchimento com ácido hialurônico, peelings, entre outros. Mas, é muito importante a avaliação médica, junto com a indicação para os procedimentos.

4 – Toxina Botulínica pode ser usado nos lábios?

Não. Para adicionar volume aos lábios requer preenchimento. E geralmente este procedimento é feito com ácido hialurônico. 

5 – Qual a diferença de Toxina Botulínica e ácido hialurônico?

São produtos completamente diferentes. A Toxina Botulínica tem a função de relaxar a musculatura, amenizando rugas. O ácido hialurônico é um preenchedor, utilizado para dar volume em regiões em que é aplicado. Em linhas de expressão muito profundas, como o sulco nasogeniano, conhecido como bigode chinês, o ácido hialurônico tem seu papel. Nos pés de galinha em torno dos olhos, a indicação é o uso da toxina botulínica. São questões bastante distintas.

Pré-tratamento

Antes de fazer o tratamento com Toxina Botulínica você deve:

Pós-tratamento

  • Procurar por um médico especializado;
  • Conversar sobre suas expectativas e desejos em relação ao tratamento;
  • Não usar maquiagem no dia do procedimento.

A aplicação de toxina botulínica no rosto não agride diretamente a pele, mas também é necessário tomar alguns cuidados para que não surjam complicações no pós-procedimento. Portanto é recomendado:

  • Evitar esforços físicos nas 4 horas seguintes e também não é indicado ficar deitada;
  • Não massagear o rosto neste período, pois não se deve movimentar o líquido aplicado durante estas horas;
  • Embora não seja tão evidente na pele, os locais de aplicação podem causar pequenos traumas, e que com a exposição ao sol, podem virar manchas. Por isso, assim como todos os outros tratamentos estéticos, é muito importante aplicar o protetor solar.
Enviar Whatsapp
Olá! Como posso te ajudar?
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?