Correção de Cicatriz em Geral
O procedimento de correção de cicatriz é a cirurgia plástica realizada para melhorar a condição ou a aparência de uma cicatriz em qualquer parte do corpo.
Procedimento
O tipo de cicatriz que você tem irá determinar as técnicas adequadas que o cirurgião plástico irá usar para suavizar a mesma. Veja abaixo os tipos de cicatrizes mais comuns:
Cicatriz hipertrófica
A cicatriz hipertrófica é, basicamente, uma formação elevada em relação ao tecido original. Isso acontece no meio do processo de cicatrização, quando a formação de colágeno ocorre de forma desorganizada.
Este desordenamento das fibras de colágeno deixa a cicatriz num nÃvel superior ao da pele e, apesar do seu tamanho mais evidente, a cicatriz hipertrófica não ultrapassa o local da lesão. Ou seja, permanece concentrada ao redor do trauma original.
Cicatriz atrófica
A cicatriz atrófica é reconhecÃvel quando há uma depressão na área da ferida. Isto se deve ao fato de que é resultado de uma ferida onde houve grande destruição de tecidos e a pele não foi capaz de regenerar completamente.
Cicatriz alargada
Cicatriz rasa, frouxa e espalhada. Pode resultar de tensão aumentada nas laterais da cicatriz ou de ruptura de pontos e cicatrização por segunda intenção.
Queloide
O queloide é uma cicatriz que ultrapassa os limites do corte ou ferimento inicial, tende a crescer, expandir e só aumentar com o passar dos anos. Isso porque há uma produção excessiva de colágeno pelo organismo, que interfere no funcionamento normal da cicatrização. Por conta disso, ela pode se tornar muito desagradável e apresentar sintomas como: dor, coceira e elevação da região.
Contraturas
Contraturas são cicatrizes que restringem o movimento devido à junção da pele e do tecido subjacente durante a cicatrização. As contraturas ocorrem quando há uma grande quantidade de perda de tecido, por exemplo, após uma queimadura. As contraturas também podem se formar onde a ferida se junta com a articulação, restringindo o movimento dos dedos, cotovelos, joelhos e pescoço.
Cicatriz discrômica
É a cicatriz que causa uma alteração na cor da pele, podendo ser mais clara ou mais escura que a pele ao redor.
Descoloração, irregularidades da superfÃcie e demais cicatrizes mais sutis
Cicatrizes com estas caracterÃsticas podem ser esteticamente melhoradas por cirurgia ou demais tratamentos recomendados pelo cirurgião plástico. Estes tipos de cicatrizes não prejudicam a função ou causam desconforto fÃsico e incluem cicatrizes de acne, bem como cicatrizes decorrentes de ferimentos leves e de incisões cirúrgicas anteriores.
Tratamento cirúrgico para correção de cicatriz
O procedimento realizado para remover a cicatriz depende do tipo, tamanho, localização e gravidade da cicatriz, e é escolhido pelo cirurgião plástico de acordo com as necessidades e a tendência de cicatrização de cada pessoa, podendo usar técnicas que utilizam cortes, remoção ou reorientação de partes da pele afetada.
Para a realização do procedimento cirúrgico, o médico poderá solicitar alguns exames de sangue pré-operatórios. Como em qualquer cirurgia, é orientado o jejum de 8 horas, e o tipo de anestesia realizada depende do procedimento que será feito, podendo ser local, com uma sedação leve ou geral.
Em alguns casos, um único procedimento é suficiente para garantir resultados satisfatórios, entretanto, em casos mais complicados, pode ser recomendada a repetição ou a realização de novos tratamentos.
O intuito da cirurgia é melhorar a aparência e uniformizar a pele, nem sempre garantindo o completo apagamento da cicatriz, e os resultados podem variar de acordo com a pele de cada pessoa.
Perguntas frequentes
1 – Existem outros tratamentos para correção de cicatriz, ao invés da cirurgia?
Sim. Existem tratamentos estéticos com diversas técnicas, como por exemplo, o peeling quÃmico e o radiofrequência. Além de tratamento com a colocação de placas de silicone, fitas ou curativos compressivos. E podemos citar também, o tratamento com injetáveis, como o ácido hialurônico ou o polimetilmetacrilato, por baixo da cicatriz, de forma a preencher a pele e deixá-la mais lisa.
2 – Em quanto tempo verei o resultado?
Os resultados finais da cirurgia de correção de cicatriz podem levar vários meses para se tornarem aparentes e, em alguns casos, pode levar um ano para a nova cicatriz cicatrizar completamente.
3 – A cor de pele influencia na cicatrização?
Normalmente, indivÃduos de pele clara apresentam uma menor tendência que pessoas de pele morena ou descendentes de orientais a desenvolver qualquer tipo de cicatrização inestética, independente do tipo de técnica utilizada.
4 – Qual o tipo de anestesia utilizada?
Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.
5 – Qual é o melhor momento para iniciar o tratamento?
Normalmente não é aconselhável realizar correções cicatriciais antes de 6 meses à 1 ano de existência da cicatriz, devido ao intenso processo de evolução pelo qual ela pode passar.
Pré-tratamento
Previamente à cirurgia, pode ser necessário:
- Fazer exames de laboratório ou avaliação médica;
- Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais;
- Parar de fumar bem antes da cirurgia;
- Evitar tomar aspirina, antiinflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.
Pós-tratamento
No perÃodo de recuperação, é recomendado:
- Evitar atividades fÃsicas intensas;
- Não se expor excessivamente ao sol durante 30 dias;
- Nunca se esquecer de usar o filtro solar, mesmo após a completa cicatrização.