Cruroplastia
A cruroplastia ou lifting de coxas é a cirurgia plástica para a remoção de excesso de pele (flacidez) ou gordura na parte interna das coxas.
Procedimento
O envelhecimento, a perda de peso e condições genéticas podem levar ao acúmulo de gordura e à flacidez da pele entre as coxas. Essa é uma situação comum e bastante desconfortável, pois incomoda para caminhar, vestir uma roupa mais justa, usar uma peça Ãntima, além de mexer com a autoestima.
Mas, a boa notÃcia é que os pacientes podem se beneficiar com a cruroplastia, mais conhecida como lifting de coxas.
Como é feita a cruroplastia?
O objetivo da cirurgia é remover o excesso de pele na região da coxa e promover um contorno mais natural às pernas. Em alguns casos, se houver excesso de gordura, o procedimento pode ser associado à lipoaspiração.
A técnica usada irá depender da quantidade de pele a ser retirada. Em geral, é feito um corte na linha da virilha e outra incisão é feita na parte interna da coxa (a altura desse corte irá depender do grau de correção). A pele é puxada para cima e o excesso é retirado. Quanto maior a correção, maior o tamanho da incisão.
Após o procedimento, o cirurgião deverá fechar cuidadosamente os cortes. É aconselhável fazer o uso de malha modeladora no pós-operatório com o objetivo de diminuir o edema.
Perguntas frequentes
1 – Qual é a indicação para a cruroplastia?
De modo geral, os candidatos à cruroplastia são:
- Pessoas cujo peso é relativamente estável;
- Pessoas com flacidez ao longo da região interna ou medial da coxa ou coxa exterior;
- Pessoas saudáveis sem patologia que possa prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia;
- Não fumantes;
- Pessoas empenhadas em levar uma vida saudável, incluindo alimentação adequada e boa forma.
2 – Qual a localização da cicatriz?
Em casos com leve à moderada flacidez das coxas as cicatrizes ficam camufladas nas dobras naturais da região inguinal na linha do biquÃni. Em casos com flacidez intensa, é necessária a retirada maior de tecidos com a presença de uma cicatriz vertical na face interna das coxas. Pela localização da suturas em região de tensão, geralmente as cicatrizes nesta região podem alargar-se e necessitarem de revisão cirúrgica.
3 – Qual o tempo de internação?
Geralmente o tempo de internação varia entre 24 a 48 horas, dependendo da complexidade da cirurgia e a recuperação pós-operatória do paciente.
4 – Qual a anestesia utilizada na cruroplastia?
A anestesia usada na cirurgia pode ser a raquianestesia, peridural ou a anestesia geral. O tipo de anestesia será melhor avaliado durante a consulta com o anestesiologista.
5 – Em quanto tempo terei o resultado final da cirurgia?
Nos primeiros meses, a região da coxa apresenta alterações normais da sensibilidade, inchaço e equimoses que vão regredindo espontaneamente. Com o decorrer dos meses juntamente com a drenagem linfática, o resultado vai se tornando mais parecido com o definitivo. Geralmente entre 6 a 12 meses de pós-operatório, teremos um resultado praticamente final da cirurgia.
Pré-tratamento
Os cuidados que antecedem a cirurgia são:
- Realizar todos os exames laboratoriais solicitados pelo cirurgião plástico;
- Aconselhável parar de fumar até um mês antes da cirurgia e em definitivo durante todo o processo de recuperação cirúrgico;
- O paciente não deve ter infecção ou doença dermatológica ativa na área a ser operada, ou alguma contraindicação médica para ser submetido a procedimento cirúrgico;
- Evitar tomar aspirina, anti-inflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.
Pós-tratamento
Após a cruroplastia o paciente precisa tomar os seguintes cuidados:
- Usar calças confortáveis e mais largas, evitando compressão nas áreas operadas, após a cirurgia;
- Após 30 dias as caminhadas leves e esteira já estarão liberadas, assim como a musculação para os braços. Os exercÃcios pesados para as pernas poderão ser iniciados progressivamente depois de 60 dias;
- Aconselhável dirigir após 20 dias;
- Recomendam-se sessões de drenagem linfática conforme orientação do médico;
- Evitar esforços na primeira semana;
- Não se exponha ao sol por três meses. Use protetor solar diariamente.