Lipoenxertia de Glúteo
Realizada para dar um aspecto mais atraente e jovial à região glútea, a lipoenxertia de glúteo é indicada para pacientes insatisfeitos com a flacidez, tamanho ou irregularidade das nádegas. A técnica é menos invasiva do que o implante de glúteo, os resultados obtidos são mais naturais e quase não há cicatrizes.
Procedimento
A lipoenxertia de glúteo é uma técnica de cirurgia plástica que usa a gordura do próprio corpo para preencher, definir ou dar volume ao bumbum.
Para realizar este procedimento é necessário retirar gordura de outras regiões do corpo onde ela se encontra em excesso, como por exemplo, barriga, costas ou coxas. Para isso é realizada uma lipoaspiração que remove a gordura localizada de locais indesejados e também ajuda a esculpir, afinar e definir a região onde é realizada.
Esta cirurgia plástica é indicada em casos em que a gordura do paciente seja suficiente para fornecer o aumento desejado nos glúteos ou preencher as pequenas áreas de depressão. Já para pessoas muito magras, o mais recomendado é a prótese de glúteo, devido à falta de gordura no organismo.
Está cirurgia promove o aumento dos glúteos, corrige assimetrias, diferenças nos tamanhos ou defeitos nas nádegas. Também pode se estender às coxas para dar maior definição e volume.
Vale enfatizar que o profissional habilitado para realizar este procedimento é o cirurgião plástico.
Perguntas frequentes
1 – Como é feita a lipoenexiatia de glúteo?
O cirurgião plástico que irá começar por selecionar e aspirar gordura de certas partes do corpo doadoras, como coxas ou barriga, por exemplo, através da realização de uma lipoaspiração.
Depois disso, a gordura recolhida é tratada e purificada de forma a remover o sangue e outros restos celulares. Quando a gordura se encontra tratada e pronta, ela irá então ser enxertada na região pretendida usando agulhas finas, através da realização de microinjeções.
2- Qual é a anestesia utilizada?
O procedimento é feito sob anestesia local, com ou sem sedação. Em alguns casos é utilizada a anestesia geral. Geralmente, o paciente fica internado por um dia. Em outros casos pode chegar ao máximo de três dias.
3 – O resultado é satisfatório?
A lipoenxertia nos glúteos traz resultados extremamente satisfatórios. Por vir do próprio corpo, as chances de rejeição do corpo são menores à s da prótese de silicone. Ademais, estudos mostram que o preenchimento com gordura promove uma melhora no colágeno, deixando a pele bem mais jovial e rÃgida.
Por outro lado, os resultados do preenchimento com gordura, embora longos, não são perenes, uma vez que o corpo reabsorve parte desta gordura. No geral, os resultados finais aparecem em torno de 2 a 6 meses após o procedimento.
4 – Qual a quantidade de gordura absorvida pelo corpo?
Após a redução dos inchaços da cirurgia, geralmente é esperado que 30% do volume enxertado sejam absorvidos. Por isso, é injetado um volume maior do que o desejado já que o organismo absorverá parte da gordura.
5 – Quanto tempo dura o procedimento?
No geral, o procedimento dura em torno de duas horas, sendo realizado em ambiente hospitalar.
Pré-tratamento
A lipoenxertia de glúteo exige uma série de cuidados pré e pós-operatórios. Recomenda-se a eliminação de hábitos e vÃcios, tais como o tabagismo e álcool.
Todos os exames pré-operatórios deverão ser realizados conforme a indicação de cada paciente. Existem medicações, como anticoagulantes, que devem ser suspensas. O jejum deve ser de no mÃnimo oito horas antes da cirurgia.
Pós-tratamento
No pós-operatório deverá ser respeitado repouso relativo. Durante este perÃodo, o paciente deverá tomar os seguintes cuidados:
- Evitar trauma direto nos glúteos. O paciente poderá se sentar normalmente no pós-operatório;
- Realizar os curativos e tomar as medicações de acordo com a recomendação do cirurgião plástico;
- Não está indicada a drenagem linfática na região glútea, para não aumentar a possibilidade de reabsorção da gordura;
- Devem ser evitadas atividades fÃsicas que movimentem muito a região glútea, pelo menos por cerca de 30 dias, para melhor adaptação do enxerto de gordura.