Conheça mais sobre mamoplastia de aumento, campeã das cirurgias plásticas, e saiba porque colocar silicone é seguro
Dúvidas sobre se colocar silicone é seguro tem permeado as discussões entre mulheres que desejam realizar esse procedimento.
Apesar de a mamoplastia de aumento, mais conhecida como colocar silicone, ser uma das cirurgias mais populares, muitas mulheres têm medo de realizar esse procedimento.
Isso porque, assim como qualquer outra intervenção cirúrgica, a mamoplastia possui riscos. Entretanto, isso não torna ela menos segura, apenas ressalta a importância de ter um bom profissional durante todo o processo.
Assim, compreender mais sobre o procedimento, como ele é realizado, a importância da escolha de um bom cirurgião e os cuidados pré e pós-operatórios necessários irão te deixar mais confiante de que colocar silicone é seguro.
O que é a mamoplastia de aumento e como ela é feita?
A mamoplastia de aumento consiste na colocação de uma prótese de silicone, que pode variar entre formato, tamanho e local da incisão e do implante.
Formatos
Entre os formatos disponÃveis, estão:
- Redondo;
- Cônico;
- Gota ou anatômica.
Tipos de incisão
Já em relação aos tipos de incisão, os principais são:
- Sulco inframamário;
- Periareolar;
- Axilar.
Local do implante
O local do implante também pode variar, sendo as duas opções:
- Subglandular;
- Submuscular;
Vale lembrar que o tamanho das próteses irá variar de acordo com o desejo da paciente e com a orientação médica para cada tipo de corpo.
Dessa forma, a cirurgia propriamente dita é escolhida de acordo com a combinação dos pontos abordados (formato, tamanho e local da incisão e do implante). Resumidamente, ela consiste na incisão e colocação da prótese.
Essa é uma cirurgia que tem benefÃcios incontáveis para a autoestima, possibilitando o remodelamento dos seios, que podem estar prejudicados por disparidade na simetria, necessidade de remoção completa por câncer de mama, entre outras causas.
Além disso, esse é um procedimento que oferece resultados duradouros e que, desde que feito sob orientação adequada, possibilita a tranquilidade de que colocar silicone é seguro.
Por isso, para além desses pontos, o mais importante para que o procedimento seja seguro é se atentar ao tópico a seguir.
Colocar silicone é seguro?
Como já adiantado, colocar silicone é seguro desde que o cirurgião responsável seja competente e que os cuidados pré e pós-operatórios sejam seguidos corretamente.
Como escolher um bom cirurgião?
Esse é o primeiro tópico para garantir que colocar silicone é seguro. Isso porque existem muitas formas de se encontrar um profissional competente, mas nem sempre elas são conehcidas pela população.
Entre as possibilidades estão:
- Procurar feedbacks de pacientes que já operaram com aquele profissional;
- Pesquisar sobre o tempo de experiência na área;
- Avaliar o currÃculo (local de formação, participação em organizações médicas reconhecidas, como a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), entre outros.
Além disso, agendar uma consulta é um passo importante para conversar pessoalmente com o profissional e tirar suas próprias conclusões. Por fim, um bom profissional irá oferecer suporte em todos os momentos, o que já pode ser analisado desde o pré-operatório.
Colocar silicone é seguro se seguir corretamente os cuidados pré e pós-operatórios
Como já abordado, para ter a certeza de que colocar silicone é seguro, é preciso que a paciente participe do processo seguindo corretamente as orientações médicas relacionadas ao pré e ao pós-operatório.
Em relação ao pré-operatório, pode ser indicado:
- Parar de fumar;
- Fazer exames laboratoriais recomendados pelo médico;
- Tomar medicamentos indicados ou ajustar seus medicamentos atuais;
- Fazer uma mamografia antes da cirurgia caso esteja indicado (rotina de prevenção do câncer de mama);
- Evitar tomar alguns medicamentos que podem aumentar o sangramento, tais como aspirina, anti-inflamatórios e medicamentos naturais.
Já no que diz respeito ao pós-operatório, em geral, o médico cirurgião indica:
- O uso de sutiã pós-cirúrgico;
- PerÃodo de repouso, orientado pelo médico;
- Ter uma alimentação balanceada e beber bastante lÃquido;
- Não dormir de bruço, geralmente por aproximadamente 1 mês;
- Fazer o uso dos curativos conforme orientação do médico;
- Seguir as restrições em relação a esforço fÃsico, tanto de exercÃcios, quanto atividades habituais.
Vale destacar que essas são orientações gerais e que a consulta com o especialista irá determinar quais os cuidados pré e pós-operatórios para cada paciente.
Onde é seguro colocar silicone?
O Hospital Dia Proplástica é um centro de referência em cirurgia plástica em Minas Gerais. Localizado no Ed. Lifecenter, maior Centro Médico Hospitalar da América Latina, conta com salas de cirurgia altamente equipadas, apartamentos e leitos de recuperação intensiva.
Além disso, o Hospital Dia Proplástica realiza todos os procedimentos estéticos que são reconhecidos pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, incluindo a mamoplastia de aumento.
Vale lembrar os profissionais do Hospital são conceituados, membros da SBCP e entendem que um hospital bem equipado é a melhor opção para realizar procedimentos de médio e grande porte.
Por fim, nossos médicos possuem formação e experiência necessárias para atuar como cirurgião plástico e atender o seu caso da melhor forma. Se você tem dúvidas se colocar silicone é seguro, agende uma consulta e venha esclarecer mais sobre o assunto com um especialista.