Clínica ProPlastica

Como corrigir a orelha de abano sem cortes

Como corrigir a orelha de abano sem cortes

A orelha em abano é uma má formação congênita. Na maior parte das vezes a causa é uma herança genética. É indiscutível que este problema causa incômodo nas pessoas. Por isso, corrigir a orelha de abano sem cortes pode ser a solução e o resgate da autoestima de diversos indivíduos.

 

O sofrimento com apelidos

Dumbo! Orelhão! Orelhudo! São vários os apelidos desagradáveis que as pessoas recebem por causa das orelhas proeminentes.

A orelha de abano atinge entre 2% e 5% da população. Consequentemente, podemos dizer que é um número pequeno, mas que a gente sabe que pode ser motivo de incômodo e bullying.

O que define a orelha de abano é fugir da normalidade. Mas ela pode se apresentar de várias maneiras, com graus mais ou menos intensos. A orelha normal tem uma curvatura longitudinal que na parte de cima divide em duas cristas. Quando tem um plano só, ou seja, a bordinha da orelha não faz a curva e não acaba nas duas cristas, é uma orelha de abano.

Outro caso de orelha de abano é quando ela cresce na concha, ou seja, na parte medial que está em contato com o crânio. Mas todas essas alterações se resumem a um aumento da distância entre a cabeça e as orelhas.

Mas, independente disso, para saber se a pessoa tem indicação para fazer a otoplastia, a melhor opção é procurar por um cirurgião plástico. Assim, será possível fazer uma avaliação presencial.

 

Operar ou não?

A cirurgia que resolve esse problema é a Otoplastia. Sobretudo, existe uma técnica fechada que pode corrigir as orelhas de abano sem cortes. Além de, proporcionar equilíbrio e proporção às orelhas e à face.

Apesar de muitas pessoas passarem pelo procedimento quando adultas, alguns pais preferem que seus filhos tenham as orelhas corrigidas ainda quando crianças. Mas, é importante ressaltar que ela precisa expressar o desejo de operar e possuir maturidade suficiente para entender e aceitar o pós-operatório.

No geral, a otoplastia pode ser feita em crianças entre 6 e 7 anos. Idade em que o desenvolvimento das orelhas está quase completo.

 

Como corrigir a orelha de abano sem cortes?

A vantagem da otoplastia fechada é que ela é realizada sem cortes, raspagem ou retirada de material das orelhas. Sendo assim, é feita uma remodelagem com pontos transcutâneos através de punturas na pele, ou seja, sem cortes.
A remodelagem é feita com fio não absorvível, e normalmente é utilizado  o fio de  nylon. Este fio é considerado inerte, portanto sofre pouca alteração com o corpo. Esta vantagem faz com que ele seja bastante utilizado e tolerado nesta técnica.

No geral, o fio de nylon não precisa ser retirado. Mas, se o paciente apresentar qualquer incômodo, é preciso uma avaliação do médico, e somente ele poderá considerar sua retirada ou não.

Anestesia e a recuperação da otoplastia fechada

O procedimento é feito normalmente com anestesia local, com ou sem sedação. Geralmente, o tempo necessário para a realização do procedimento é de 30 minutos para cada orelha.

Com relação aos cuidados necessários no período pós-operatório, podemos destacar:

  • Não é necessário usar curativos ou faixa elástica durante o dia;
  • Dormir de barriga para cima para evitar atrito com o travesseiro;
  • Evitar exercícios físicos e traumas nas orelhas por no mínimo 30 dias;
  • Manter uma alimentação balanceada e ingerir bastante líquido.

Se houver alguma prescrição, o paciente deverá tomar os medicamentos no horário estabelecido.

 

Consulte um Cirurgião Plástico especialista

Com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas sobre o procedimento, o ideal é marcar uma consulta presencial com um cirurgião especialista.

Mas, antes analise o currículo do médico e verifique se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Ao cumprir estas etapas, você terá mais confiança de seguir adiante com a cirurgia.

Lembre-se de esclarecer as suas dúvidas e não deixe de passar todas as informações sobre sua saúde para o médico. Pois, estas medidas irão promover um resultado final satisfatório.

 

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dr. Alexandre Rezende
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 50932 / RQE: 36056

Oi! Como vai? Você sabia que com a otoplastia fechada é possível corrigir a orelha em abano sem cortes?

Clique aqui para conversar comigo através do Whatsapp!
Powered by