Clínica ProPlastica

Como corrigir a orelha de abano

Como corrigir a orelha de abano

Você sabia que tem como corrigir a orelha de abano com uma técnica sem cortes? A otoplastia fechada permite realizar um procedimento pouco invasivo e com excelentes benefícios pós-operatórios para o paciente. Mas antes é preciso saber o que é otoplastia.

O que é Otoplastia?

A otoplastia é a cirurgia plástica nas orelhas, com a finalidade de corrigir as “orelhas de abano”. Para a realização da otoplastia, várias técnicas podem ser utilizadas, mas neste artigo em especial, falaremos sobre como corrigir a orelha de abano através da técnica conhecida como otoplastia fechada, que é o procedimento menos invasivo.
Geralmente, quem procura pela otoplastia é porque se incomoda com o formato e ou tamanho das suas orelhas. Sobretudo, é comum que essas pessoas tenham problemas com a autoestima e até sofram com o bullying. Mas esta questão pode ser amenizada de uma maneira mais prática.

Otoplastia fechada – Como funciona?

A otoplastia fechada é realizada sem nenhum corte, raspagem ou retirada de material das orelhas. Através da técnica é feita uma remodelagem com pontos transcutâneos, ou seja, através da pele intacta, sem cortes.
A remodelagem é feita com fio não absorvível, e normalmente é utilizada uma espécie de nylon. Este fio é considerado inerte, portanto sofre pouca alteração com o corpo. Esta vantagem faz com que ele seja bastante utilizado e tolerado nesta técnica.

No geral, o fio de nylon não precisa ser retirado. Mas, se o paciente apresentar qualquer incômodo, é preciso uma avaliação do médico, e somente ele poderá considerar sua retirada ou não.
O procedimento é feito normalmente com anestesia local, com ou sem sedação. Geralmente, o tempo necessário para a realização do procedimento é de 30 minutos para cada orelha.

Por que o fio não absorvível é melhor?

O fio não absorvível é melhor na otoplastia fechada devido ao menor risco de infecção, inflamação e rejeição. Ao contrário do fio absorvível, que além de desaparecer com o tempo, possui características menos inertes.
Entretanto, como o cirurgião plástico preza por um procedimento efetivo e com resultados satisfatórios para seus pacientes, é preciso utilizar os recursos mais eficientes.
Além disso, é necessário que a dobra feita nas orelhas, com a técnica da otoplastia fechada, perdure por aproximadamente 1 ano, tempo previsto para que o resultado do procedimento seja duradouro. E pensando nisso, o fio de nylon permite uma melhor resposta.

Cuidados no pós-operatório

Outro ponto em destaque é o período pós-operatório da otoplastia fechada. Geralmente, a recuperação é tranquila e com cuidados mais simples. Vejam alguns deles abaixo:

• Não é necessário usar curativos ou faixa elástica durante o dia;
• Dormir de barriga para cima para evitar atrito com o travesseiro;
• Evitar exercícios físicos e traumas nas orelhas por no mínimo 30 dias;
• Manter uma alimentação balanceada e ingerir bastante líquido.
É muito importante seguir todas as recomendações do médico e fazer o uso dos medicamentos nos horários recomendados, caso haja alguma prescrição.

Riscos

Assim, como em qualquer outra técnica cirúrgica, existem riscos para o paciente. Geralmente eles são caracterizadas por hematomas, infecções, extrusão de pontos e assimetria. Mas não existe o risco de deformidade permanente, como por exemplo, orelhas muito coladas.
Caso o paciente perceba qualquer anormalidade após a cirurgia, o médico cirurgião precisa ser procurado para que ele possa fazer as orientações corretas.

Procure um cirurgião plástico de confiança

O sucesso de toda cirurgia plástica depende da habilidade e dos conhecimentos técnicos do médico cirurgião. Não se esqueça também de verificar junto à SBCP todos os registros de especialização do cirurgião.

Então? Gostou de saber como corrigir a orelha de abano através otoplastia fechada? Se você ficou interessado e quiser saber mais, agende uma consulta para uma avaliação presencial.

 

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 50932 / RQE: 36056

×
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?