fbpx

Clínica ProPlastica

Construção da Confiança do Paciente

Construção da Confiança do Paciente

A Jornada do Conhecimento do Hospital Dia ProPlastica abordou um tema muito atual neste encontro – Construção da Confiança com seu paciente: Um ativo Intangível. O convidado especial para falar desse assunto tão importante é o Adão Ladeira, Consultor Organizacional em empresas de pequeno, médio e grande portes.

Adão é professor na Fundação Dom Cabral, IBMEC e IEC Puc Minas e trocou muita experiência com a Fabiana Diniz sobre como construir a confiança com seus pacientes no dia a dia.

Confira os pontos mais relevantes deste encontro.

Construção da Confiança do Paciente – Como conquistá-la?

O fortalecimento do relacionamento com o paciente é sem dúvida uma atitude sábia. Visto que agindo dessa forma, você consegue atrair e conquistar pacientes fiéis para a sua clínica ou consultório. Contudo, quem é bem atendido e gosta do resultado, realizará procedimentos cirúrgicos com o cirurgião plástico e o indicará para demais pessoas.

Vale destacar que, a relação entre ambos é bilateral, ou seja, um precisa do outro. O médico para ter sucesso em sua profissão e nos protocolos terapêuticos estabelecidos, é preciso que o paciente não apenas tome os medicamentos corretos, mas também conte tudo o que sente.

E o paciente para obter sucesso em seus tratamentos, precisa ouvir conselhos e instruções médicas. Porém, em ambos casos, isso só acontece quando há confiança na relação médico e paciente.

Sobretudo, uma conversa transparente entre paciente e médico é o primeiro passo para que a confiança seja gerada. Assim, tudo irá bem até o final do tratamento.

Atributos para ter confiança com os pacientes

O médico é um profissional que tem inúmeras funções importantes, destinadas a cuidar da saúde das pessoas. Esse especialista atua por meio do diagnóstico e prescrição de exames para diversas doenças, além de recomendar e acompanhar os tratamentos para cada paciente, em específico, receitando medicamentos e medidas importantes que devem ser adotadas para a melhoria de uma enfermidade.

Mas, antes que o médico exerça todas essas funções práticas para atuar na melhoria da saúde da população, é importante que haja um relacionamento cuidadoso e eficaz no contato entre médico e paciente embasado em alguns atributos.

São eles:

  • Sinceridade;
  • Credibilidade;
  • Transparência;
  • Ética;
  • Respeito;
  • Cuidado e atenção;
  • Coerência.

Qual é a base do relacionamento?

A correria do dia a dia tende a tornar superficial todos os tipos de relações, inclusive um momento tão importante, como uma consulta médica. Infelizmente, esse é um acontecimento que se tornou comum entre o médico e os seus pacientes.

Para reverter esse erro, que se tornou quase um hábito em muitos consultórios, é importante que o profissional não trate o paciente como mais um número, mas dê a devida atenção que ele merece, afinal, estamos falando de uma vida que precisa de cuidados.

Esta é uma das premissas básicas da relação médico paciente, ou seja, o atendimento humanizado. 

Conduta Ética para cuidar da reputação

O Código de Ética é um norteador das atividades comportamentais em uma empresa, permitindo que os funcionários e colaboradores estejam alinhados com a cultura e diretrizes organizacionais do trabalho.

Na clínica médica, hospital ou consultório o Código de Ética contribui para que as diretrizes da instituição sejam claras a todos os envolvidos, desde os mais antigos até os colaboradores recém chegados, inclusive aos terceiros envolvidos, como prestadores de serviço.

Através do código de ética é possível concretizar a construção da confiança nas relações humanas através da coerência e atitudes. Assim, o médico estará cuidando principalmente da sua reputação.

Desafios

Muitas vezes o paciente já chega ao consultório médico com seu próprio diagnóstico. Isso acontecesse porque ele lê muita coisa na internet e acaba levando para o consultório informações não são verdadeiras e que também não condiz com a sua avaliação clínica. No caso da cirurgia plástica, a paciente já tem desenhado na cabeça o tamanho da prótese de silicone, o formato que quer do seu nariz, dentre outros.

Mas, não é bem assim! O cirurgião plástico precisa desconstruir todas estas informações e conquistar a confiança da paciente através de uma conversa esclarecedora, transparente, técnica, ética, além de pontuar como será o procedimento, os riscos, o resultado e etc.

O preço da cirurgia plástica também é um item que os pacientes questionam muito. Mas, primeiramente é importante entender que o preço não pode ser um item determinante no momento de escolher o médico e o local da cirurgia. A todo o momento temos visto notícias de pessoas que vão a óbito porque se apegaram a valores baixos e promessas milagrosas em relação à estética.

A escolha de um cirurgião plástico capacitado, experiente e um local adequado para a cirurgia precisa ser levado em consideração, afinal a vida, a saúde e bem estar dos pacientes está acima de qualquer coisa. Portanto, atente-se a isto com cuidado!

Concluindo, este tema teve grande relevância dentro da proposta do Hospital dia Proplastica que é levar o conhecimento e discutir os principais pontos durante os encontros on-line.

Finalizamos com uma indicação de leitura do livro do Professor Marco Túlio Zanini que inclusive foi citado durante a fala do palestrante. O livro chama-se: Confiança- O principal ativo intangível de uma empresa.

Os conteúdos dos encontros da Jornada do Conhecimento estão disponíveis de forma completa no canal do youtube da ProPlastica.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica

Author Info

Proplastica Cirurgia Plástica

Enviar Whatsapp
Olá! Como posso te ajudar?
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?