fbpx

Clínica ProPlastica

Cuidados no pós-operatório da prótese de silicone

Cuidados no pós-operatório da prótese de silicone

Ter seios bonitos, empinados e com um formato que valoriza o corpo, geralmente é o sonho de muitas mulheres. Mas, como será o pós-operatório da prótese de silicone é uma questão que sempre surge no consultório.

Independentemente da motivação que levou a paciente a aderir à prótese, é importante reforçar que parte dos bons resultados observados após a realização da cirurgia, depende da dedicação da paciente em relação aos cuidados indispensáveis no período pós-operatório.

Confira neste texto algumas dicas de cuidados que você deve ter como objetivo de ter uma recuperação plena.

O tempo de repouso deve ser valorizado

A cirurgia de prótese de silicone é um procedimento invasivo. Por isso, seu corpo precisará de um tempo para se recuperar da melhor forma possível. É importante valorizar e respeitar o tempo que for necessário para fazer o repouso adequado.

Cada paciente responde de uma maneira diferente em relação à cirurgia. Sendo assim, não é possível definir um tempo certo de repouso. Portanto, o mais indicado é seguir as orientações do seu cirurgião plástico, obedecendo exatamente o tempo de repouso estabelecido por ele.

No geral, há exemplos de algumas pacientes que retornam ao trabalho de escritório em 10 dias. Mas, para isso precisam estar sem muita dor, não dirigir, nem fazer esforços.

Evitar exposição solar

A exposição aos raios solares deve ser evitada, idealmente, por mais tempo, 6 meses. Geralmente, as pacientes são liberadas para exposições indiretas, sempre com uso de filtro solar e região operada coberta,  apenas após o desaparecimento completo das equimoses (pequenas manchas roxas), que por ventura apareçam, o que costuma acontecer após duas semanas.

Ainda assim, essa exposição deve ser feita com a proteção da cicatriz. No geral, o tempo mínimo de 2 meses sem exposição ao sol é fator fundamental para uma boa cicatrização.

O uso do sutiã pós-cirúrgico

Toda mulher que faz mamoplastia de aumento necessita utilizar um sutiã pós-cirúrgico no período do pós-operatório de prótese de silicone. Normalmente, o médico faz esta recomendação, para ajudar a sustentar a nova estrutura e proporcionar uma melhor recuperação da região.

O uso do sutiã tradicional não é recomendado, visto que a grande maioria conta com estruturas de arame que pode machucar a região recém operada. Sendo assim, adquira o sutiã pós-cirúrgico que seu médico orientar.

Levantar os braços sobre a cabeça não é recomendado

As mamas estão apoiadas em cima do músculo do peito e por isso há uma relação direta com o movimento dos braços. Sendo assim, qualquer movimento dos braços também movimenta a área operada. Isso atrapalha a recuperação e a cicatrização.

Algumas recomendações para evitar problemas:

  • Deixe o cotovelo grudado no tórax, sem abrir os braços;
  • Faça movimentos lentos, dentro dos limites recomendados pelo médico;
  • Dobre o cotovelo, sem problemas, para escovar os dentes;
  • Evite lavar ou pentear os cabelos sozinha. Peça ajuda;
  • Não durma com os braços elevados.

Não dormir de bruços ou de lado

No pós-operatório da prótese de silicone a paciente não deve dormir de bruços e nem de lado. Geralmente, nos primeiros 30  dias após a realização da técnica é importante tomar este cuidado.

A paciente deve se policiar durante o sono, porque a pressão do corpo sobre as próteses recém implantadas pode causar sangramento, deslocamento da prótese e o rompimento dos pontos.

Atividades físicas no pós-operatório da prótese de silicone

No geral, a recuperação após prótese de silicone exige principalmente que a paciente fique duas semanas sem fazer movimentos bruscos com o braço. Sendo assim, voltar a malhar terá que esperar um pouco.

Basicamente, durante 30 dias a paciente deve evitar levantar o braço acima de 90°C, pois a região ainda está sensível.

Já as atividades leves, como esteira, caminhadas e bicicleta ergométrica, podem começar após 40 dias.

A musculação para trabalhar ombros, peitoral e costas só é liberada geralmente após três meses de cirurgia. Entretanto, não deve começar com uma carga alta de peso. O ideal é ir aumentando aos poucos até alcançar os volumes mais altos.

Outra dúvida é se quem tem silicone pode praticar atividades de alto impacto, como a corrida. A recomendação é que a paciente faça esse tipo de exercício somente após 45 dias. Além de praticá-los com um sutiã justo que garanta a sustentação das mamas, para evitar o sobrepeso da pele e o desenvolvimento de estrias.

 

Abstinência sexual: por quanto tempo?

De modo geral, recomenda-se evitar a prática da relação sexual pelo menos 30 dias após a cirurgia, para não prejudicar a recuperação da região. Algumas mulheres também observam uma discreta perda de sensibilidade nos seios nesse período, mas que é recuperada com o tempo.

Mesmo depois dos 30 dias, durante a relação sexual deve-se evitar a pressão nas mamas, mantendo a cautela.

Estes foram os principais cuidados para ter um pós-operatório da prótese de silicone com resultados satisfatórios.

Quando a paciente escolhe um cirurgião e equipe capacitados e, além disso, segue todas as recomendações necessárias, é menos  provável acontecer problemas no pós-cirúrgico.

Outro ponto importante é fazer o uso correto dos medicamentos prescritos pelo médico e comparecer as consultas de retorno para um melhor acompanhamento.

 

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 50932 / RQE: 36056

Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?
Powered by