fbpx

Clínica ProPlastica

Cuidados com a pele no frio

Cuidados com a pele no frio

Os cuidados com a pele no frio devem ser redobrados devido a baixa umidade e temperatura mais amena. Portanto, esses fatores fazem com que a pele fique mais seca o que piora o envelhecimento.  Além disso, é comum tomarmos banhos mais quentes nesta época, o que provoca uma agressão da pele de forma mais intensa.

Existem várias formas de curtir esta charmosa estação do ano, evitando que a pele sofra com o frio. Vamos conhecê-las abaixo:

Cuidados com a pele no frio

Reforce a hidratação

A pele precisa ser cuidada ainda mais quando faz frio. Com as temperaturas baixas, as células responsáveis pela produção de gordura diminuem sua atividade, deixando a pele mais seca e com menos viço. Sobretudo, para reverter a situação, aposte em hidratantes potentes. No rosto é importante que não sejam comedogênicos, ou seja, que não predisponham acne. Por exemplo hidratentes com bepantol, óleo de framboesa ( além de hidratante é um calmante), ceramidas dentre outros.

Assim, estes componentes preservam a integridade da pele  o que impede que a água do corpo se evapore. Se você tem preguiça de se besuntar de produtos de beleza, invista em óleos e outros produtos para o banho.

Evite banhos quentes e prolongados

Como é bom tomar um banho bem quentinho no inverno, não é mesmo? O problema é que a água quente retira a oleosidade da pele e causa o seu ressecamento. Banhos quentes são grandes inimigos na luta contra o envelhecimento precoce. Portanto, procure manter a água morna. Além disso, é importante usar sabonetes específicos para o seu tipo de pele, seja ela oleosa ou ressecada ou sensível e etc..

Cuidado com a esfoliação

Os cuidados com a pele no frio, também inclui cuidados com a esfoliação. Porque esse processo, apesar de incentivar o crescimento de novas células, aumentar a circulação sanguínea e evitar que os pelos fiquem encravados é um processo mecânico que pode machucar a sua pele, que no inverno fica mais sensível.

O protetor solar também é usado no inverno

No inverno, os raios ultravioleta continuam implacáveis e podem causar os mesmos danos do verão.  Outro detalhe é que, a atenção tem de ser redobrada se você estiver usando ácidos, fazendo peeling ou laser. Portanto, o protetor solar deve ser usado sempre!

 

Cuidados com os lábios

Você sabia que os lábios também sofrem com o tempo frio? Isso mesmo! Pois, essa é uma das áreas que é mais afetada no inverno. Utilize hidrantes específicos para a região, como forma de mantê-los protegidos.

Rosto hidratado no inverno

É relevante dizer que, os cremes para o rosto não são o mesmo usado no resto do corpo. Nesse local há mais glândulas sebáceas (por isso uma pessoa pode ter pele do rosto oleosa e do corpo seca). Para todos os tipos de pele é importante usar creme hidratante, claro que com características específicas para a pele oleosa, para a pele seca e para a pele sensível.

Alimentação equilibrada

Os cuidados com a pele começam de dentro para fora. Por isso, é muito importante consumir frutas, verduras e legumes no inverno. Estes alimentos mantêm o bom funcionamento do organismo, além de hidratá-lo também. Como resultado você terá uma pele mais saudável e bonita.

Beba água

No inverno é comum as pessoas esquecerem de tomar água. Mas, é recomendado ingerir pelo menos 2 litros de água diariamente. O corpo bem hidratado refletirá na saúde e hidratação da pele.

Cuide das suas extremidades

É importante prestar atenção nas extremidades da sua pele durante o inverno, principalmente os cotovelos e joelhos. Porque nessa área a pele é mais enrugada e cheia de dobras. Portanto, hidrate-os diariamente com produto específico para sua pele.

 

Em conclusão, seguir as dicas acima irá ajudar você a manter sua pele bonita e hidratada no inverno. Outro ponto importante é procurar um dermatologista ou um Cosmiatra ( que pode ser dermatologista ou cirurgião plástico) de confiança para fazer uma avaliação e orientar os melhores tratamentos em casos específicos.

 

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 50932 / RQE: 36056

Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?
Powered by