fbpx

Clínica ProPlastica

Dia do Médico

Dia do Médico

O Dia do Médico no Brasil é celebrado anualmente em 18 de outubro, em homenagem a São Lucas, santo da igreja católica que exercia a profissão de médico.

O significado dessa comemoração acaba variando entre os países, mudando até mesmo a sua data. Um exemplo acontece nos Estados Unidos, em que o dia foi escolhido em homenagem à primeira anestesia dada em um paciente, isso aconteceu em 30 de março de 1942.

Os médicos são os responsáveis por cuidar da saúde das pessoas. Por este motivo, esta data é destinada a homenagear o trabalho destes profissionais. Eles podem ser generalistas, ou seja, não ter uma especialização em nenhuma área específica da medicina, ou especialistas, quando são peritos em alguma área, como cirurgia plástica, endocrinologia, cardiologia, dermatologia, obstetrícia, dentre outros.

Papel do médico na Sociedade Atual

O médico é quem estuda por anos para oferecer cuidados na área da saúde, do diagnóstico à prevenção e tratamento de doenças. Dessa maneira, trabalha para oferecer qualidade de vida e orientar quanto aos bons hábitos que as pessoas devem adotar no dia a dia.

Atualmente, o papel desse profissional se volta para a atenção integral ao paciente, contudo, o foco deixa de ser a doença e passa a ser o indivíduo. Assim, ele deve prestar um atendimento humanizado, a fim de realizar uma abordagem mais completa, que leva em conta não só o histórico de saúde da pessoa, mas também suas queixas e sua condição psicológica.

O ano de 2020 foi atípico e desafiador para a medicina, pois a Covid-19 trouxe medos, incertezas, desafios e muito aprendizado sobre os cuidados com o ser humano e principalmente a busca por uma vacina que possa combater esta doença que virou o mundo de cabeça para baixo.

Os médicos da linha de frente no combate à pandemia são verdadeiros heróis. Eles se dedicam ao máximo pensando no bem estar dos seus pacientes, colocando suas vidas em risco em prol do outro. A estes profissionais dedicamos todo nosso respeito e admiração.

Dia do Médico – Vamos falar um pouco mais sobre o Cirurgião Plástico?

A habilitação para um cirurgião plástico depende de alguns fatores obrigatórios. Embora o Conselho Federal de Medicina (CFM) conceda a permissão para que qualquer médico formado possa realizar qualquer ato médico, o título de especialista para cirurgia plástica eleva o nível de qualidade e segurança do procedimento.

Isso porque os cirurgiões plásticos dedicam 11 anos de sua vida aos estudos dessa especialidade. Veja os pré-requisitos para a formação de um cirurgião plástico especializado em cirurgia plástica:

  • Depois de concluir a faculdade de Medicina, o cirurgião plástico deve fazer outra formação específica;
  • Durante dois ou três anos o médico passa pela residência em cirurgia geral;
  • Após este período, ele dedica mais três anos de estudos para a residência médica em cirurgia plástica;
  • Após as formações devidas, o profissional deverá ser aprovado em uma avaliação escrita e outra oral, aplicada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). Só então ele será considerado um especialista em cirurgia plástica.

É muito importante no momento em que você for escolher um cirurgião plástico, avaliar a sua formação, bem como sua experiência. A saúde e integridade física do paciente valem muito e somente um profissional capacitado poderá oferecer a atenção e cuidados que você precisa.

A relação médico-paciente

A relação médico-paciente é fundamental para o andamento adequado do tratamento, uma vez que o paciente sente-se à vontade para falar em detalhes o que lhe aflige. Assim sendo, é fundamental que o médico abra espaço para questionamentos e saiba explicar de maneira atenciosa e cuidadosa o que acomete cada pessoa.

Mediante este contexto é essencial que prevaleça a ética médica e também uma boa conduta.

Concluindo, no dia do médico fica nossa homenagem a estes dedicados profissionais.

Lembramos que esta profissão deve contemplar tanto o conhecimento técnico e científico quanto o lado humano. Pela grandeza e responsabilidade de tratar com vidas humanas, deve-se lembrar que a atenção que se dá ao doente, com respeito, carinho e dedicação é tão importante quanto o conhecimento técnico.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica

Author Info

Proplastica Cirurgia Plástica