Clínica ProPlastica

Dicas pós-plástica

Dicas pós-plástica

Você realizou o sonho de fazer a tão esperada cirurgia plástica? Então, agora é o momento de passar pelo processo pós-operatório e seguir as recomendações médicas para garantir resultados satisfatórios e duradouros.

Uma das atitudes básicas é respeitar o tempo de resguardo. Pois, se o paciente não obedecer, por exemplo, o período de repouso e outras recomendações, ele estará sujeito a complicações que podem comprometer a saúde e o resultado da cirurgia.

Seja paciente e cautelosa seguindo com rigor o que o cirurgião plástico lhe orientar. Assim, você terá a certeza que a cirurgia será bem sucedida. Veja abaixo algumas dicas pós-plástica importantes que irá contribuir para a sua recuperação.

Alimentação balanceada

Após a cirurgia plástica o corpo passa por um processo de “estresse metabólico” e um dos fatores que comprometem o quadro de cicatrização e recuperação do paciente é o estado nutricional. Um paciente desnutrido global, por exemplo, ou aquele que não ingere alimentos específicos para uma boa cicatrização pode ser prejudicados no pós-operatório. A deficiência de um único nutriente pode prejudicar todo o processo de reparação tecidual.

A melhor coisa é investir em uma alimentação rica em proteínas, ferro, vitamina C e antioxidantes. Pois, estes elementos contribuem para uma boa cicatrização. Já os alimentos que contém ômega 3 ajudam a amenizar o inchaço e sangramento.

Não se esqueça de beber muita água, pois além de hidratar o organismo, a água irá contribuir para o melhor funcionamento do metabolismo e na prevenção de tromboembolismo. Dieta rica em fibras tb e interessante para manter o intestino funcionando bem e evitar mal estar e complicações.

Sessões de drenagem linfática

As sessões de drenagem linfática são essenciais no processo pós-operatório. A massagem reduz a retenção hídrica, ajuda na circulação sanguínea e proporciona uma melhor recuperação para o paciente.

Benefícios da drenagem:

  • Alivia dores;
  • Acelera a cicatrização;
  • Reduz a fibrose;
  • Ameniza o inchaço.

O seu médico indicará o número de sessões de acordo com o seu caso e avaliará também se há contraindicação para você.

O cigarro é um grande vilão após-plástica

Após um procedimento cirúrgico, o organismo precisa de mais sangue e nutrientes para se recuperar do procedimento. A cicatrização também precisa de uma boa irrigação sanguínea para ter uma evolução satisfatória. E o cigarro compromete a boa função do corpo.

Além disso, o fumo promove danos nos vasos capilares, obstrução na circulação sanguínea periférica, atrapalhando, portanto, o transporte de oxigênio pelo sangue. Do mesmo modo, o monóxido de carbono do cigarro se liga à hemoglobina de forma irreversível incapacitando esta de transportar o oxigênio.

Sendo assim, o paciente que deseja fazer uma cirurgia deve suspender o cigarro para não aumentar consideravelmente seus riscos, que já são inerentes a qualquer operação. Uma boa recuperação e bons resultados dependem bastante disso.

Repouso

O repouso deve ser feito em uma posição confortável e adequada para cada tipo de cirurgia. Mas, o paciente não deve ficar deitado o tempo todo. Movimentos leves como, uma caminhadinha dentro de casa ou no quintal ajudará a manter a circulação do corpo de forma funcional, evitando uma possível trombose, por exemplo.

Evite bebidas alcoólicas

Em geral, após uma cirurgia é preciso esperar um prazo entre 10 e 30 dias para voltar a consumir bebida alcoólica, mas esse tempo varia conforme o tipo de cirurgia e a orientação do seu médico.

O consumo de qualquer tipo de bebida alcoólica no pós-operatório deve ser evitado pelo menos enquanto o paciente estiver tomando os medicamentos prescritos  e realizando o repouso relativo.

Não deixe de procurar o seu médico

Caso observe qualquer sintoma diferente ou que não tenha sido descrito como provável pelo seu cirurgião plástico, comunique-o imediatamente. Não esconda dados importantes, como a ingestão de medicamentos alternativos, falta de ar, dor exagerada, bebidas alcoólicas, entre outros.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dr. Alexandre Marcondes
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 11209 / RQE: 8680

×
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?