Clínica ProPlastica

Diferença entre a Lipoescultura e a lipoaspiração

Diferença entre a Lipoescultura e a lipoaspiração

Não saber qual é a real diferença entre a lipoescultura e a lipoaspiração é uma dúvida comum entre os pacientes, pois são procedimentos semelhantes. Sobretudo, é fundamental conhecer a diferença, porque ela influencia diretamente na indicação.

Principal diferença entre a lipoescultura e a lipoaspiração

lipoaspiração é realizada por meio de uma cânula, ou seja, um tubo inserido abaixo da pele por meio de pequenas incisões. Esse ducto, por sua vez, é fixado em uma bomba de aspiração a vácuo que suga a gordura do local desejado. Sobretudo, neste caso a gordura é desprezada.

Já na lipoescultura, a gordura localizada também é aspirada, mas ela não é descartada como acontece na lipoaspiração. A gordura retirada é lavada, decantada, concentrada, podendo até ser centrifugada. Após este processo, o material é enxertado em outras partes do corpo, com o objetivo de aumentar ou modelar determinada região.

O mais comum é fazer a enxertia na região glútea. Mas, a gordura também pode ser inserida nas pernas, sulcos do rosto, entre outras partes do corpo.

Qual procedimento escolher?

Para saber qual é o procedimento mais indicado é sempre necessário passar por uma avaliação com um cirurgião plástico. Portanto, através de uma conversa esclarecedora com o médico é possível alinhar as expectativas e entender a melhor opção para se chegar aos resultados desejados.

Mas, vale considerar que se o objetivo for somente se livrar da gordura localizada, então a lipoaspiração é a intervenção mais indicada. Mas, se o paciente também quiser aumentar ou esculpir determinada região, o mais recomendado é fazer a lipoescultura.

Sobretudo, como a gordura foi retirada do próprio paciente, as chances de ter rejeição são mínimas.

Outro fator importante a se ressaltar também é que tanto uma cirurgia quanto a outra, devem ser realizadas em ambiente hospitalar. Pois, é necessário uma estrutura adequada para garantir a segurança durante a realização do procedimento.

Quantidade de gordura removida

Geralmente, a quantidade de gordura removida depende do biótipo de cada paciente e, por isso, é muito variável. A quantidade máxima removida é de até 7% do peso corporal na cirurgia úmida (realizada com infusão de solução que diminui o sangramento e anestesia a região). E de 5% na cirurgia seca (sem a infusão da solução), segundo as normas do Conselho Federal de Medicina.

É importante dizer que, tanto a lipoaspiração quanto a lipoescultura, não são procedimentos indicados para tratar obesidade. Sendo assim, o médico recomendará a cirurgia para as pessoas que se enquadram dentro de um peso ideal.

Como é o pós-operatório?

No geral, os cuidados e tempo de recuperação são semelhantes tanto para a lipoaspiração, quanto para a lipoescultura.

Normalmente, o paciente deve evitar fazer esforços físicos nos primeiros 30 dias e somente retomará suas atividades normais após a recomendação do médico. Também estão inclusos no pós-operatório:

  • A utilização de cinta de compressão, para evitar a retenção de líquido e ajudar a modelar a região;
  • Realizar o repouso recomendado pelo médico;
  • Ter atenção à manutenção do peso corporal;
  • Manter uma alimentação equilibrada;
  • Beber bastante líquido;
  • Evitar o fumo e bebidas alcoólicas;
  • Realizar a drenagem linfática.

A escolha do Cirurgião Plástico

Antes de realizar qualquer cirurgia plástica com segurança, o paciente deve:

  • Avaliar se o médico tem registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). É possível fazer essa checagem no site da instituição;
  • Verificar se o profissional é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Outras instituições não avaliam a formação e experiência do profissional desta área;
  • Checar se a cirurgia será feita em hospital que tenha registro também no CRM. É possível pesquisar no site
  • Converse com alguém que já fez a cirurgia com o mesmo médico e informe-se sobre as recomendações. Importante não esperar o mesmo resultado em pessoas diferentes.

Concluindo, esperamos que o texto tenha esclarecido sobre a diferença entre a lipoescultura e a lipoaspiração. Ambos os procedimentos tem sua particularidades e vantagens, e somente o médico poderá fazer a indicação correta. Consulte seu cirurgião plástico de confiança e esclareça outras dúvidas sobre estas cirurgias.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica

×
Você tem dúvidas sobre a diferença entre lipoescultura e a lipoaspiração?