Clínica ProPlastica

Entenda o Antes e Depois da Abdominoplastia

Entenda o Antes e Depois da Abdominoplastia

A cirurgia plástica do abdômen é uma das técnicas mais procuradas no Brasil. E para que o procedimento tenha um resultado final satisfatório, é preciso se preocupar com o antes e depois da abdominoplastia.

Você já pensou em realizar esta cirurgia, mas tem dúvidas de como se preparar para ela? Então fique atento as informações abaixo e entenda como é o antes e depois da abdominoplastia.

Indicação

Uma questão que deve ser esclarecida é que, a abdominoplastia não pode ser considerada como um tratamento à obesidade. Também não é uma alternativa para substituir uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos.

Candidatos à abdominoplastia devem ser saudáveis e estar com o peso ideal, tanto mulheres, quanto homens.

No geral, a abdominoplastia destina-se a:

  • Pessoas que tenham a região abdominal com flacidez de pele;
  • Homens ou mulheres que tenham perdido muito peso e sofrem com a flacidez;
  • Mulheres que tiveram uma ou mais gestações.

Como se preparar para a abdominoplastia

Para ter uma boa cirurgia e aumentar as chances de uma recuperação tranquila e sem complicações, é fundamental que o paciente comece a sua preparação muito antes do dia da internação. Por isso, fazer todos os exames que o médico solicitar e manter uma vida saudável, com boa alimentação e exercícios físicos, é uma etapa de grande importância para a cirurgia de abdômen.

Esse também é um ótimo momento para você conversar com o seu médico e tirar todas as dúvidas sobre o procedimento e o pós-operatório. Sobretudo, é importante estar por dentro de todos os passos e saber exatamente sobre os cuidados necessários.

Uma orientação que pode ser útil é programar a sua agenda antecipando compromissos e atividades que você não poderá fazer durante o pós-operatório. Podemos citar exemplos como viagens, reuniões importantes ou outras tarefas que exijam um esforço físico maior.

Outros cuidados importantes que antecedem a cirurgia:

  • Evitar refeições pesadas e bebidas alcoólicas na véspera da cirurgia;
  • Comunicar caso haja atraso menstrual ou possibilidade de estar grávida;
  • Comparecer acompanhado para a internação;
  • Avisar possíveis alterações de saúde até a véspera do procedimento.

 

Depois da cirurgia – Quais cuidados são necessários?

No período pós-operatório, geralmente o paciente poderá sentir dor, desconforto e apresentar alguns roxos que melhoram gradativamente com o passar dos dias. A recuperação total da cirurgia pode demorar, em média seis meses. Mas, para que ela seja mais rápida e sem problemas, o paciente deve se atentar para alguns cuidados durante esse período. Veja:

  • Evitar esforços físicos e movimentos bruscos;
  • Realizar os curativos adequadamente, de acordo com as recomendações do cirurgião;
  • Utilizar uma faixa abdominal elástica ou cinta modeladora;
  • Não dirigir, pelo menos, durante três semanas;
  • Fazer movimentos leves, como por exemplo, caminhada para ativar a circulação;
  • Seguir a prescrição médica e retornar ao médico para acompanhamento da recuperação.

Outro ponto importante que vale ser destacado é que a cirurgia de abdômen requer que o paciente durma de barriga para cima e com as pernas e a cabeceia elevados ( posição de canivete) em média por 30 dias. Além de não pressionar a cicatriz no período de recuperação. Esses cuidados são fundamentais para que a sua pele cicatrize mais rápido.

Quando voltar para o trabalho?

Se o trabalho da pessoa não exigir esforço ou que fique muito tempo em pé, no geral é possível voltar ao trabalho a partir de 15 dias.

Mas, como cada paciente tem suas particularidades, apenas o médico poderá avaliar esta possibilidade com segurança.

Qualidade da cicatriz

Também é comum os pacientes se preocuparem com a aparência e qualidade da cicatriz. Mas, vale lembrar que é preciso ter paciência, porque o corpo precisa de um tempo para cicatrizar a incisão.

É absolutamente normal a cicatriz ficar avermelhada por alguns meses, pois isso demonstra que ela está ativa e em fase de amadurecimento.

Sobretudo, no período de um ano o aspecto da cicatriz já está mais claro e de melhor aspecto. É importante que o paciente siga as orientações pós-operatórias corretamente para monitorar a qualidade da cicatriz.

Se necessário, o médico pode recomendar pomadas ou outros procedimentos para melhorar a sua qualidade.

Preço da Abdominoplastia

Além das dúvidas sobre como é o antes e depois da abdominoplastia, muitos pacientes querem saber o valor do procedimento. Mas, dizer quanto custa uma abdominoplastia requer uma análise das características físicas de cada pessoa, pois os valores podem variar.

Há particularidades que podem exigir suportes diferenciados no momento do procedimento cirúrgico, o que geralmente eleva o valor referencial.

Sendo assim, o mais recomendável é agendar uma consulta presencial com seu cirurgião plástico de confiança e esclarecer todas as dúvidas.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica
CRM: 50932 / RQE: 36056

×
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?