fbpx

Clínica ProPlastica

Equipe especializada em cirurgia plástica

Equipe especializada em cirurgia plástica

Uma equipe de Enfermagem Especializada em Cirurgia Plástica faz toda a diferença! Isso porque a equipe de enfermagem tem responsabilidades antes, durante e depois da cirurgia. E saber executá-las é fundamental para o sucesso da operação e a recuperação do paciente.

Enfermagem em cirurgia plástica envolve cuidar de pacientes que são submetidos a procedimentos cosméticos cirúrgicos para corrigir anormalidades estéticas. Algumas cirurgias são eletivas e pequenas, enquanto outras são mais complicadas. Elas podem variar de dermoabrasão para a reconstrução facial, depois de um acidente, para a substituição de mama após uma mastectomia, ou qualquer outra.

Abordaremos mais sobre este tema neste texto.

As competências de cada categoria

Todas as categorias têm competências distintas, mas todas estão voltadas para os cuidados em enfermagem. O enfermeiro é o profissional que trabalha com maior complexidade. Sobretudo, ele planeja e lidera o trabalho do técnico e do auxiliar, embora também possa executar essas funções. Já o técnico, cuida de pacientes de graves, e os auxiliares, dos que não são graves.

A formação específica de cada profissional irá estabelecer suas competências. Conheça um pouco mais sobre a capacitação e responsabilidades de cada profissional:

Enfermeiro

Sobretudo, para se tornar um enfermeiro, é necessário curso superior, com duração de cinco anos. Esse profissional é o mais qualificado e tem o campo de atuação mais completo da profissão. Além de poder assistir todos os níveis de pacientes, ele é o responsável pelo planejamento de assistência de enfermagem, como treinamento e capacitação, liderança e supervisão de equipes de atendimento.

Técnico de Enfermagem

Para ingressar no curso de técnico, o candidato precisa ter Ensino Médio completo. A formação dura de 1 ano e 8 meses a 2 anos e o profissional vai executar as ações planejadas pelo enfermeiro. Contudo, ele está habilitado a lidar com pacientes de média e alta complexidade, atuando em centros cirúrgicos e Unidades de Terapia Intensiva, além de atender pacientes no pós-operatório.

Auxiliar de enfermagem

A duração do curso é de aproximadamente 15 meses. O profissional tem competências mais simples e pode atuar em setores ambulatoriais. Assim como o técnico, o auxiliar pode administrar medicamentos, aplicar vacinas, fazer curativos, realizar higiene de pacientes e até trabalhar com esterilização de material. No entanto, todas as atividades serão realizadas em setores e com pacientes sem complexidade.

Sobretudo, no Hospital Dia Proplastica prezamos pela formação completa do profissional, bem como outras especializações e cursos, além de suas experiências. Pois, um funcionário qualificado e bem capacitado fará toda a diferença no sucesso do atendimento aos pacientes.

O papel da equipe de Enfermagem Especializada em Cirurgia Plástica

Antes de qualquer coisa é importante falarmos que o papel do enfermeiro não se limita apenas ao horário da cirurgia. Ele precisa atuar no pré, intra e pós-operatório. As tarefas também são discriminadas de acordo com a posição do enfermeiro: coordenador ou assistente.

Na pré-cirurgia, o enfermeiro precisará se certificar de que o centro cirúrgico está preparado, devidamente esterilizado e com todo o instrumental disponível. Verificar se a anestesia está ok, e se necessário, acalmar o paciente.

Durante a cirurgia, deverá auxiliar a equipe médica e poderá atuar em dois locais: na instrumentação (apoiará o médico cirurgião com os instrumentais) e também poderá ser circulante (ajudando na esterilização e vestimentas utilizadas pela equipe da cirurgia, armazenando biópsias em local correto para envio no setor de análises e pegando as orientações médicas).

No pós-operatório, acompanhará o paciente em sua recuperação até a alta médica. Também cuidará para que ele receba a medicação nos horário recomendados, bem como realizará a troca de curativos e auxiliará na higiene do mesmo.

Profissionais que compõem uma equipe completa de cirurgia plástica

Uma equipe completa, bem treinada e com formação adequada irá atuar de forma harmônica e integrada.

Primeiramente, para realizarem um bom trabalho cada membro da equipe deve ter suas funções e responsabilidades bem definidas. Sobretudo, todos devem ser devidamente habilitados e devem ser inscritos nos conselhos relativos à sua área de atuação.

Veja abaixo os profissionais que compõem uma equipe completa de cirurgia plástica:

  • Médicos anestesiologistas;
  • Cirurgião plástico;
  • Cirurgião assistente;
  • Instrumentador cirúrgico;
  • Equipe de enfermagem (composta por enfermeiro, técnico e auxiliar).

Concluindo, uma equipe de enfermagem especializada em Cirurgia Plástica e os demais profissionais citados acima, irão promover o sucesso do seu procedimento cirúrgico.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @ProPlastica
Facebook: @ProPlasticaBH

Dra. Alexandra Rezende
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte – Hospital Dia ProPlastica

Enviar Whatsapp
Olá! Como posso te ajudar?
Olá! Posso te ajudar?
Você tem dúvidas sobre algum procedimento específico?